Pular para o conteúdo principal

Um jovem obediente é um idoso sábio.Salmo 119. 100

Sou mais entendido do que os velhos, porque tenho guardado os teus preceitos. Salmo 119. 100



Devemos honrar os idosos. Os jovens podem aprender lições valiosas da vida dos idoso. Mas não com qualquer idoso.
Podemos aprender muito sobre didática com um velho professor. Podemos aprender muito sobre madeira com um velho marceneiro.
Mas nem sempre aprenderemos coisas úteis sobre a vida com estes idosos, nem sempre com eles haverá a possibilidade de aprenderemos sobre a vida bem vivida.
Devemos apreciar os idosos pela sua experiência, pelo que eles nos podem ensinar com seus exemplos, tanto de experiências negativas , para evitarmos o erro, quanto para aprendermos com experiências positivas e imitar os acertos. O problema é cair no extremo de considerar correto tudo o que eles falam. E tudo que qualquer idoso fala. Isso é prejudicial. Hoje em dia temos muitos idosos  com pouca ou nenhuma sabedoria, idosos que não adquiriram sabedoria com suas experiências, seus êxitos e fracassos, pelo contrário, tornaram-se pessoas amarguradas e desiludidas, com um pessimismo crônico.  
Coração endurecido pelo erro, pela teimosia , falta de piedade e amor.
O salmista era jovem e considerava-se mais sábios que os idosos que ele conhecia e isto por que ele era um jovem que guardava a Palavra de Deus. Não falava isso de coração arrogante, mas porque percebia falta de sabedoria, falta de conhecimento de Deus, na vida dos idosos na sua sociedade.
Um jovem dedicado, instruído,  que pauta sua vida pela Bíblia e pela obediência, com a chegada da velhice tende a  tornar-se ainda mais sábio, ainda mais prudente e mais instruído. Por outro lado , um jovem ímpio e desobediente , tem a tendência a ficar ainda mais endurecido e maligno com o passar dos anos. Com este último tipo de idos pouco ou nada aproveitaremos para nossa vivência.
A verdadeira sabedoria vem do coração temente a Deus, não com a idade cronológica.
Falta em nossa geração idosos piedosos que ensinem os jovens o caminho da virtude e da obediência cristã.

Deseje  que Deus   faça de você um jovem sábio, ore por isso, e  que  você viva uma vida reta e temente para que  possa tornar-se um idoso respeitado e digno de passar boas instruções à próxima geração.Um jovem obediente é um idoso sábio.

Comentários

Blog do Vitor pelo mundo- agora

Total de visualizações

Seguidores