Pular para o conteúdo principal

Um delicioso banquete. Salmo 119.77

Baixem sobre mim as tuas misericórdias, para que eu viva; pois na tua lei está a minha delícia. Salmo 119.77


O que você  entende quando ouve falar a palavra Bíblia? O que imagina ao enxergar uma? O que pensa quando um pastor ou pregador faz a recomendação de que devemos ler mais a Bíblia?
É bom saber que, em vários contextos a palavra lei pode ser traduzida também por instrução, ensinamentos, ou seja, o conteúdo da Bíblia. O que vem à sua mente quando pensa nos ensinamentos de Deus?
Poucas pessoas imaginariam a Palavra de Deus como um  banquete bem servido. Mas é exatamente isso que o salmista acha que é a instrução do Senhor. Ele enxerga a Instrução divina como uma delícia, uma mesa farta, servida com iguarias saborosas que servem para saciar nossa fome e deleitar nosso paladar. Usualmente   inclui diversas entradas, pratos principais e sobremesas, a pessoa que organiza e cobre os gastos de um banquete é chamada de anfitrião, neste caso, Deus é nosso anfitrião.

Neste sentido temos um banquete, a Bíblia e também temos um anfitrião que nos serve a Palavra, o próprio Espírito Santo.
Quando abrimos a Palavra estamos diante de um banquete para a alma. A imagem que o salmista nos traz e muito apropriada. Ele diz
"Baixem sobre mim as tuas misericórdias para que eu viva."
Ali está o salmista ,  ele está preocupado , ele está em perigo, ele deseja que Deus o preserve com vida, ele clama pela misericórdia divina. Mas o que ele precisa? Que perigo ele corre, que riscos sua vida está enfrentando? Do que está precisando?
Lendo o restante do versículo percebemos de que ele tem necessidade, de que ele precisa, o que o Senhor necessita supri-lo para que ele se mantenha vivo: Ele anseia pela instrução de Deus, anseia ser edificado pela Palavra. Sem ela, o salmista morreria de inanição espiritual. Fome de ser ensinado.  Podemos ler o salmo 119.77  como: 
"Senhor dá-me a tua deliciosa Palavra para que eu possa viver!"
"Senhor usa de misericórdia comigo , eu preciso da tua maravilhosa instrução, eu tenho prazer nela, ela me satisfaz!"

O próprio Cristo faz uma símile entre a comida terrena e a comida da alma, ele  afirma em Mateus 4. 4: 
Jesus, porém, afirmou-lhe: “Está escrito: ‘Nem só de pão viverá o homem, mas de toda a palavra que sai da boca de Deus’”. 
Assim como a alma do salmista precisa das delícias da instrução divina , a alma do crente atualmente também necessita de um delicioso banquete de instrução da Palavra.
Imagino-me servido esplendidamente das melhores iguarias: à mesa estou sentado, garfo e faca na mão,  guardanapo no pescoço e uma fome imensurável no estômago. Ali os olhos brilham diante dos deliciosos pratos ali servidos. Que fome! E quanto há de coisas saborosas para experimentar!
Não é diferente na exposição das Escrituras. Eu mesmo, quando me assento para ouvir a exposição  séria, competente e inspirada da Bíblia por um irmão, estou servido num banquete. Com um cardápio delicioso.  E que cardápio variadíssimo, saborosíssimo! Um pregador abre a Bíblia  em Reis, outro escolhe Salmos, um escolhe algo mais temperado como Gálatas, Sofonias. Outro escolhe algo mais  suave como um Cantares ou o Evangelho de João. Há ainda os que preferem servir de sobremesa Provérbios, que é  tão saboroso quanto os outros cardápios. Neste maravilhoso banquete servido pelo Espirito Santo há sempre alimento fresquinho  e saboroso para nossa alma. O Espirito de Deus, maravilhoso "cozinheiro " sempre prepara as refeições na hora, usando sempre os mesmos 66 ingredientes, mas a comida sai sempre diferente e saborosa,  servindo para alimentar nosso espírito.
Deus é misericordioso e nos preparou este maravilhoso alimento para nossa alma, e nos dotou de prazer para apreciá-lo. É imperioso pois que desfrutemos dele.
Se não nos alimentarmos da Palavra nossa alma morrerá a míngua, de fome e seremos derrotados pelos nossos adversários. Já comeu seu banquete hoje?
Não?
Então abra sua Bíblia agora e mate sua fome espiritual.


Comentários

Blog do Vitor pelo mundo- agora

Total de visualizações

Seguidores