Pular para o conteúdo principal

Consolo e o Panorama da dor . Salmos 119:76

Sirva pois a tua bondade para me consolar, segundo a palavra que deste ao teu servo. Salmos 119:76



Estamos em colapso. As nossas mentes estão em colapso. Coração e sentimentos em colapso. Sociedades em colapso. Pior ainda que tudo: Os cristãos estão em colapso.
O sistema mundano falido joga um fardo pesado sobre nós, um fardo de mágoas, de medos, ansiedades. A crise financeira, o problema familiar, uma doença difícil , uma questão no trabalho, um desentendimento com o vizinho, tudo isso é parte do fardo pesado que muitos de nós carregamos. Mais do que carregar estamos sendo amassados e aniquilados pelo sofrimento. Muitas vezes o sofrimento pode vir até mesmo sem uma causa definida. De repente, uma densa nuvem de tristeza cobre sua vida sem razão aparente. Os cristãos estão padecendo. 
Falta-lhes conforto , falta-lhes consolo.
Um panorama desolador, as coisas parecem sempre dar errado. Você sente o peso da frustração sobre si . Sente-se cansado, lento, e fisicamente esgotado. Todo o seu corpo pode sentir-se pesado.
Nestes momentos em que a angústia toma conta aparecem muitos com ideias super otimistas tentando nos alegrar, ideias fantasiosas.  Outros vem como juízes e querem apenas julgar a razão pelo qual a dor nos afligiu. São críticos mordazes.
Infelizmente , vivemos em uma época onde há pouca gente que deseja realmente nos consolar no momento da angústia, nossa dor parece não ter fim e ninguém parece entender ela. Quem se preocupa conosco? QUem realmente se importa?
Bom meu amigo, este é o panorama da dor. Quando você olha percebe que quase todas as pessoas estão realmente preocupadas consigo mesmas e com seus afazeres. Quando se comovem pela dor do próximo é uma comoção rápida e desprovida de motivações altruístas.
Sabemos que Deus se importa com o sofrimento de seus servos e nos convida a procurar nele o consolo desejado. Onde está este consolo autêntico , verdadeiro?
 Na Palavra de Deus, a única fonte de esperança, refrigério e consolo.
Muitas pessoas porém, especialmente os novos convertidos , não sabem procurar o consolo nas Escrituras, eles estão engatinhando na fé.
Para isso  é que devem haver crentes maduros na fé, crentes que conhecem as Escrituras, crentes que se importem com a dor do outro e ofereçam conselhos orientados na Palavra para orientar os aflitos. Muitos negligenciam esta tarefa com o argumento de que este é o trabalho do pastor. Não é tarefa exclusiva do pastor. È trabalho de toda a Igreja, é trabalho de mulheres, de jovens e anciãos, é trabalho de quem realmente é um salvo em Cristo e conhece o Consolo das Escrituras.
Por que não se importar com o sofrimento alheio?
O Salmista sabia que a bondade do Senhor o iria confortar. Ele esperava o conforto segundo a Palavra de Deus. Mesmo no panorama da dor ele conhecia a bondade de Deus.

Que nós possamos , como conhecedores do Consolo Bíblico , consolar muitas almas que andam oprimidas e amarguradas pela dor.


Comentários

Blog do Vitor pelo mundo- agora

Total de visualizações

Seguidores