Pular para o conteúdo principal

Em ótima companhia. Salmo 119.63

Companheiro sou de todos os que te temem e dos que guardam os teus preceitos. Salmo 119.63



Quem não conhece o famoso provérbio popular " Me diga com quem anda que eu te direi quem és" ?
A gente facilmente detecta que pessoas que andam muito juntas invariavelmente tem muitas coisas em comum. Um jovem  surfista andará com jovens surfistas, um senhor de idade que adora xadrez terá amigos que jogam xadrez, uma mulher que gosta de fofocas andará com outra que gosta de fofocas, um homem que gosta de mentiras andará com outros mentirosos.  É claro que é preciso dizer que há exceções, mas as coisas naturalmente caminham deste jeito. É bem fácil de perceber  que as características  das nossas companhias mais próximas são referências muito fortes de nossas próprias características. É muito bom e agradável conviver com pessoas que tem os mesmos valores, ideais, convicções e preferências.
Temos tendência de andar  ao lado de companhias que façam mais sentido para nós. Um grupo de amigos é  um grupo de pessoas  que normalmente tem valores e interesses vitais semelhantes.  
Mas dentre amigos e amigos , eu entendo que exista uma divisão forte entre amizade boa e amizade ótima, é uma diferença muito grande e vamos fazer uma separação entre elas.
Primeiro, toda verdadeira amizade é boa, mas nem toda é ótima. A ótima é muito mais rara, muito mais especial e muito mais importante, ela  deixa marcas significativas no caráter e na personalidade. Claro que ótimas companhias deixam ótimas marcas.
Na Bíblia temos o exemplo de amizade ótima, por afinidade .
Davi e Jônatas, Elias e Eliseu, Paulo e Barnabé, Pedro e João, Rute e Noemi, entre outros. Estes eram ótimos amigos, amigos do peito, irmãos mesmo, os laços são bem mais fortes que uma amizade comum, amigos assim temos um,  dois e quando muito  três.
É possível termos alguns amigos que não compartilhem muita coisa importante conosco. Porém estes podem se tornar no máximo bons amigos e nunca ótimos amigos.
Amizades influenciam muito em nossa conduta.  Não que vamos  nos tornar iguais, mas passaremos a frequentar os mesmos lugares, ouvir as mesmas músicas, falar sobre as mesmas coisas, compartilhar opiniões sobre as outras pessoas e até reproduzir manias da pessoa. 
Se a conduta de nossos amigos for muito diferente da nossa duas coisas podem ocorrer:  Ou nossos amigos mudam a nossa própria conduta ou nós nos afastamos deles. Não há como ficar muito próximo, ser um ótimo amigo e não nos deixarmos influenciar. Paulo fala em 1 Coríntios 15:33.

“ Não se deixem enganar: “As más companhias corrompem os bons costumes.”

 É necessária  cautela ao escolher as pessoas com quem andaremos lado a lado, compartilharemos grande parte dos nossos sentimentos sonhos e projetos... não se trata de julgar as pessoas, mas sim a atitude de pecado, comportamento inadequado e falta de temor a Deus. A verdade é que existem pessoas que não querem viver conforme Cristo nos ensina não são  boas referências de amizade, não são  candidatas a amigos ótimos.
Precisamos  encontrar algum amigo que nos leve para mais próximo de Deus, que ore conosco, que leia a Bíblia conosco e que nos afaste do pecado e nos ajude a evitar nos  aproximarmos dele.
É bom que oremos a Deus na procura de relacionamentos saudáveis, de amizades com pessoas assim. Pessoas de Deus , pessoas que queiram nosso bem estar  físico e espiritual.
Não que devamos nos afastar de outros amigos , que não tem o mesmo ideal e que muitas vezes nem cristãos são. Podemos e devemos usar a amizade para aproximar estas pessoas da verdade de Cristo. O que devemos evitar é que estes se tornem nossos melhores amigos pois sua conduta fatalmente nos influenciaria para o mal.
O Salmo 1 , no versículo 1,  também trata sobre isto:

 Bem-aventurado o homem que não anda segundo o conselho dos ímpios, nem se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores.

Ótimos amigos são os que guardam os divinos preceitos, os piedosos, os tementes ao Senhor. percebam que o  grupo social, grupo de amigos  a que pertencemos tem papel fundamental na construção de nossa personalidade.  Homens de Deus tem como melhores amigos outros homens de Deus e mulheres de Deus tem como melhores amigas outras mulheres de Deus, sim desta forma ambos tem companhias ótimas, e somente assim ambos edificam-se mutuamente caminhando com Cristo. 




Comentários

Blog do Vitor pelo mundo- agora

Total de visualizações

Seguidores