Pular para o conteúdo principal

Potência não é nada sem Controle.





Abraão é considerado o maior exemplo de fé do Antigo Testamento. O patriarca é reconhecido pela confiança que depositou em Deus e por perseverar em meio às adversidades. Mas Abrão não foi sempre um homem de fé exemplar. Quando Deus o chamou, estava no meio da idolatria comum aos povos babilônicos. Dificilmente o enxergaríamos como um potencial servo de Deus, ele era apenas um idólatra em tantos.
Mesmo assim aprouve ao Senhor escolher a Abrão. Ele lhe  fez uma grande promessa e lhe ordenou que fosse para uma terra desconhecida, terra que o Senhor  lhe mostraria. Deus separou um homem dentre os idólatras para ser seu servo, para que nele repousassem sua bênção e sua provisão.
Abrão obedece parcialmente,  pois não deixou a sua parentela nem a casa de seu pai, como fora lhe ordenado,  nem tampouco chegou à terra que Deus lhe prometera dar.
Abrão, desobedecendo ao Senhor,  leva consigo seu sobrinho Ló, seu pai Terá, que não faziam parte do plano divino, além de sua esposa, esta sim parte da promessa e servos.
Ao chegarem na região de Harã, morre o pai de Abrão. Logo depois ocorre uma disputa entre os servos de Ló e os de Abrão e sobrinho e tio se separam. O patriarca, agora sim , está como Deus desejava, sozinho com sua esposa , então ele chega em Canaã, a Terra prometida.

Mais tarde, quando Deus diz a Abraão: "À tua descendência darei esta terra" (Gên. 12:7), não diz que ele tenha crido em Deus.Ele ainda estava um pouco desconfiado, receoso. A fé de Abrão ainda não estava despertada.
Pouco depois, ele  passa de largo em sua chamada, pois vai ao Egito.
Era para permanecer em Canaã, mas no Egito ele mente a Faraó, expõe vergonhosamente a sua esposa ("para que me vá bem por tua causa"), e depois de ser  corrigido por Deus,  Abraão volta para o lugar da bênção.

Há ainda mais um percalço pelo caminho, Ló  seu sobrinho, é levado cativo pelo exército dos reis de uma cidade vizinha. Deus  respalda Abraão generosamente no episódio  em que ele,  vence 4 Reis para resgatar seu sobrinho.
Só depois disto, e de ter recebido a bênção de Melquisedeque, Sacerdote e Rei de Salém, Abraão recebe o dom da justiça de Deus: Ocorre uma mudança em Abraão. Aí o homem se torna realmente o homem da Promessa.

Então o levou fora, e disse: Olha agora para os céus, e conta às estrelas, se as podes contar. E disse-lhe: Assim será a tua descendência.
E creu ele no Senhor, e imputou-lhe isto por justiça. (Gênesis 15.5-6)

Depois disto Deus faz um pacto. Um pacto com sacrifício. Um pacto em que Deus se compromete em abençoar  Abraão. Um compromisso unilateral. É uma aliança que não depende da fraqueza humana, mas da graça divina.
A aliança é confirmada e ampliada diversas vezes (caps. 13, 15, 17 e 22).  Nenhuma vez as promessas adicionadas se condicionam a fé de Abraão ou de sua descendência.  São parte de uma aliança incondicional.

E disse-lhe: Toma-me uma bezerra de três anos, e uma cabra de três anos, e um carneiro de três anos, uma rola e um pombinho.
E trouxe-lhe todos estes, e partiu-os pelo meio, e pôs cada parte deles em frente da outra; mas as aves não partiu.(Gênesis 15:9-10)
E sucedeu que, posto o sol, houve escuridão, e eis um forno de fumaça, e uma tocha de fogo, que passou por aquelas metades.(Gênesis 15:17)

 A visão de Deus se submetendo a juramento é terrível e profunda. Ele sabia que Deus era poderoso para cumprir. Mas não sabia que Deus era poderoso para fazê-lo SOZINHO.
Deus não estava preocupado com as fraquezas de Abraão, ele era capaz de cumprir sua promessa independente disto.
Assim é como chegamos ao ponto chave na vida de Abraão.

Deus não depende de ninguém pra cumprir suas promessas. A verdadeira fé baseia-se inteiramente na bondade e fidelidade divina. Nós apenas cremos e aceitamos que o plano divino se cumpra em nossa vida. Abraão percebeu isto, creu, e recebeu a fé e o poder da fé.

Então Deus lhe fala, e, pela primeira vez os ouvidos espirituais de Abraão se abrem verdadeiramente à palavra de Deus, e ouviu com fé, e esta fé lhe foi contada por justiça. Ele entendeu sua incapacidade de cumprir sua parte na Aliança,  mas creu que Deus era poderoso para providenciar um meio de conceder o que havia prometido apesar de tudo.
Depois disto Deus ainda prova Abraão e ele passa pelos testes e provas e sua fé continua inabalável. Mesmo no episódio onde o Senhor pede Isaque, ele ainda olha para Deus e sabe que Deus proverá a solução na hora certa.

Fé não é nada, se não for direcionada ao Senhor. A fé é um poder ilimitado que Deus concede a todos os  que confiam nEle, e somente nEle.
 O Poder da fé não é nada  se não houver o direcionamento correto, a a orientação adequada .  Potência não é nada sem controle.
Assim como o Patriarca Abraão precisamos ter uma fé sólida, que confia no Senhor que o encaminhará em direção ao cumprimento de suas promessas. Deus que capacitou  Abraão  com fé para prosseguir na jornada, também nos capacitará para alcançarmos suas promessas.


Comentários

Blog do Vitor pelo mundo- agora

Total de visualizações

Seguidores