Pular para o conteúdo principal

Preceitos de liberdade - Salmos 119:45

E andarei em liberdade; pois busco os teus preceitos.
Salmos 119:45
  


Uma cela escura, perturbadora e fria, não há nada para olhar a não ser as paredes sujas da prisão. Neste cenário desalentador não há esperança, estamos acorrentados a um peso gigantesco, mal conseguimos nos mover.  Rastejamos pela cela arrastando Aquele peso morto. Sofrimento,  angústia,  desespero de uma alma assim, aprisionada. Ali esperávamos apenas sair para enfrentar a pena capital, a condenação à morte.
Mas Deus mandou seu filho ir até a cela e nos  tirar dali,  também retirou o peso do pecado que havia sobre nós e nos prendia  e nos fez livres.  Agora temos liberdade.
A Bíblia nos ensina que  ser livre  é  totalmente contrário a liberdade que o mundo oferece. Segundo a Palavra de Deus, só somos livres quando obedecemos aos divinos preceitos. pelo contrário, no mundo ser livre é não ter que obedecer,  desobedecer é ser livre. O problema disso é que eles  não entendem que não obedecendo a Cristo estão escravos da carne e do mal. A escravidão começa quando negamos o senhorio de Cristo. Parece contraditório, mas não é.
É fácil concluir que o homem natural não é livre, ele sempre será um escravo, um escravo do pecado, um escravo das paixões. Por mais que ele procure fazer algumas coisas para compensar sua maldade o fato é que ele nunca conseguirá agir livremente, como ele deseja. Ele sempre será escravo, dos pensamentos, das emoções, dos desejos. O homem nem mesmo consegue se libertar de seus pensamentos, sendo que constantemente se vê enganado e iludido por eles. Todos nascem escravos, nascem pecadores,  Jesus mesmo  diz:

Em verdade, em verdade vos digo que todo aquele que comete pecado é escravo do pecado.(João 8.34)

Então os homens andam assim, no mundo, longe de Deus, dispondo de sua mente e seus corpos para uso exclusivo do pecado. São escravos, recebem apenas o salário de maldição e morte e  estão apenas aguardando a pena capital.
 Mas eles ainda podem ser livres, se forem libertos por Jesus.
 O problema maior está entre aqueles que, uma vez já  tendo recebido a liberdade de Cristo, depois de verem sua glória, saírem da cela  escura e imunda em que estavam enclausurados, mas por algum motivo, desejaram voltar às antigas práticas. Estes, depois de experimentarem o maravilhoso gosto da liberdade, voluntariamente se submeteram novamente ao jugo do pecado, abandonam os divinos preceitos e os caminhos do Senhor para fazer a vontade da carne e do pecado. Isso realmente é horrível, coisa totalmente absurda, lastimável. Há muitos que estão deixando Jesus para serem escravos.
Observem o que Paulo diz :

 "Estai, pois, firmes na liberdade com que Cristo nos libertou, e não torneis a colocar-vos debaixo do jugo da servidão." (Gálatas 5.1)

Buscar a obediência é único meio de continuarmos livres, longe do pecado. O cristão liberto age como o salmista, que  se afasta das concupiscências da carne para se entregar devotada e alegremente aos divinos mandamentos  e assim se manter longe da escravidão maldita e da condenação eterna.

Existem uma orientação, uma diretriz para a vida daqueles que foram libertos. Eles seguem os preceitos de liberdade, que os mantêm livres do engano e da falsa segurança que o pecado dá.
Sejamos sensatos e andemos nos preceitos de liberdade ensinados por Cristo.







Comentários

Anônimo disse…
Remete-nos também ao texto de 2Pe 2:20-22.
Uma excelente referência.

Blog do Vitor pelo mundo- agora

Total de visualizações

Seguidores