Pular para o conteúdo principal

Falando Maravilhas que conhecemos - Salmo 119.27

Faze-me entender o caminho dos teus preceitos; assim falarei das tuas maravilhas. Salmo 119.27

Há  duas coisas que podem provocar nosso riso quando observamos. A primeira é a pessoa que gosta de atacar uma ideia ou posição que nem  se deu ao trabalho de entender bem. A segunda é justamente o contrário, a pessoa que se dispõe a defender uma ideia ou posição que também não entendeu   e acaba por se confundir e se perdendo em argumentos absurdos.

Na vida cristã também ocorre isso. Há os mau intencionados que adoram falar dos problemas da fé alheia mas que não compreendem nada do que  atacam tão ardorosamente. Há também outro tipo, os bem intencionados que tentam defender sua fé de maneira tão apaixonada e fervorosa mas , por causa da falta de conhecimento da mesma , atrapalham e ridicularizam  a fé  mais do que a defendem. Estes são dois legítimos ignorantes.
O pior de tudo  é que estes dois tipos não  se dão conta  disto, pois se dessem deixariam de ser ignorantes , e já adentrariam no caminho da sabedoria.
 Mas sempre tem os sabidos que falam de tudo e entendem de tudo sem entender realmente de nada.
Como falar daquilo que nunca experimentamos? Como poderemos falar da beleza e da perfeição dos caminhos do Senhor se não trilharmos por eles?
E como caminhar nos preceitos divinos se não os compreendemos?
É muito fácil passar pela vida sem entender o que se passa. Há pessoas que possuem   várias experiências interessantes mas jamais aprendem com elas. Isso é um grande desperdício. Passar pela vida sem observar o que nosso Senhor está a nos ensinar. Ele nos ensina diariamente . Cada passo na jornada é uma letra a mais no livro de nossa experiência. Cada dia que passa é uma página que deve ser lida com cuidado e atenção. O que falhamos? O que fizemos? O que deixamos de fazer? O que ouvimos, o que vemos o que sentimos, tudo tem um significado, tudo tem um por que.
O salmista conhecia Deus, conhecia as obras de Deus, conhecia o modo com que o Senhor o ensinava.
Existem pessoas que passam pelo mesmo jardim várias vezes mas jamais aprendem o perfume das flores. Pessoas que cruzam várias vezes na vida por pessoas maravilhosas , sábias, interessantes, mas jamais se empenham por ouvir-lhes a sabedoria.
Não é sábio desperdiçar os ensinamento divinos.
Se vivemos com o Senhor entendemos bem o Senhor. Podemos falar deste caminho , podemos defender nossa fé, podemos propagar as maravilhas dos preceitos divinos!
Devemos procurar cada dia aprender mais e mais de Deus para poder falar melhor sobre Ele. Para podermos anunciar ao mundo sua grandeza e sua justiça.
É bom falarmos de grandes coisas, é bom falarmos de maravilhas. E é essencial falarmos do que conhecemos.



Comentários

Sabrina disse…
Perfeito irmão Vitor! Ainda hoje comentava com a minha mãe sobre isso. Como podemos defender algo que não conhecemos. E pior ainda, como podemos dizer que vivemos e praticamos algo que não conhecemos.
Ainda diz a Palavra:
" porque meu povo se perde por falta de conhecimento;" Oseías 4.6>

Blog do Vitor pelo mundo- agora

Total de visualizações

Seguidores