Pular para o conteúdo principal

Apegado à espada. Salmo 119 .31

Apego-me aos teus testemunhos; ó Senhor, não me permita ser envergonhado. Salmo 119 .31




Os judeus sempre foram extremamente zelosos para com a revelação escrita do Senhor, preservando com bastante cuidado o Antigo Testamento. Mesmo Jesus e os discípulos sempre   confirmaram o Antigo Testamento como divinamente inspirado. 

Após isso, a Igreja Primitiva reconheceu as palavras ensinamentos do próprio Cristo , que nos vieram por intermédio apostólico, como palavra genuína de Deus. Os 4 evangelhos, as cartas de Pedro, Tiago , João, Judas e Paulo e o livro de Atos dos Apóstolos. 
Com a morte de João, o último apóstolo, se encerrou a contagem dos 66 livros da Bíblia Sagrada. A Igreja primitiva amava e cuidava com muito carinho e zelo destes escritos, chegando ao ponto de muitos mártires darem a própria vida para que estes livros pudessem chegar até nós.

Com o passar do tempo porém, este amor pelas Escrituras diminuiu e as autoridades da Igreja constituída oficialmente começaram a impedir o acesso das Sagradas Escrituras ao povo comum reservando este acesso somente aos ministros. Além disto a Igreja medieval ensinava que Bíblia não era a única regra de fé e prática da igreja, pois ela estava sujeita a interpretação oficial dos oficias da Igreja , aos Papas e aos Concílios.

Reforma Protestante instituiu-se novamente a centralidade das Escrituras na vida da Igreja, o principio chamado de Sola Scriptura, sendo que a Bíblia é, para as igrejas protestantes, a única e suficiente regra de fé e prática da Igreja. Nada mais deve ser considerado inspirado , infalível e inerrante como a Palavra de Deus. Os reformadores também colocaram a Bíblia na mão do povo, traduzindo para as línguas locais e imprimindo grande quantidade para uso nas capelas e congregações.

Porém, milhares de anos antes do protestantismo acontecer o salmista já mostrava o mesmo amor pela Palavra escrita de Deus dos reformadores. Ele se dizia apegado aos testemunhos do Senhor. A ideia original aqui seria:

Apegado - agarrado com insistência, grudado, colado com firmeza, aferrado por sentimento muito forte. Tenazmente e de maneira indestrutível ligado.



Ele realmente não podia soltar a Palavra, estava ligado a ela intrinsecamente. Isso me lembra a exigência que Paulo faz a Timóteo, para que ao escolher bispos, escolha homens apegados a Palavra Fiel ( I Tm cap 3).

Se um soldado fosse mandado para o campo de batalha ele jamais largaria sua espada, de maneira alguma.Ele tomaria banho com ela, almoçaria com ela, dormiria com ela. Ele não estaria seguro sem ela.  Sua mão estaria colada à espada. A certeza da presença da espada junto a si o deixaria seguro.

O verdadeiro homem de Deus é apegado à Palavra, ligado a ela por fortes laços de amor, está tão profundamente enraizado nela que é impossível separá-los. E se alguém tentar  não conseguirá, pois ela está profundamente cimentada, na alma e no coração, onde ninguém pode chegar para tirar.

Sem a Palavra estamos tão inseguros como um solado sem arma em um campo de batalha. Estamos à mercê do inimigo.
Foi com grande amor que os reformadores lutaram para termos o direito de ter  a espada em nossas mãos. Usufruamos deste direito com alegria!

O salmista tem certeza de que não será envergonhado, pois ele tem convicção de estar obedecendo ao Senhor. Ligado a Palavra inseparavelmente.


Comentários

Blog do Vitor pelo mundo- agora

Total de visualizações

Seguidores