Pular para o conteúdo principal

A Bondade de Deus. Salmo 119.64

A terra, ó Senhor, está cheia da tua bondade; ensina-me os teus decretos. Salmo 119.64




Olhe a terra repleta de belezas, de coisas dignas de apreciação, é fácil se encantar com as perfeições da criação. Vemos as Cataratas do Iguaçu, o Pão de Açúcar, o Monte Everest, entre  tantos outros  atrativos da Criação, lindas paisagens! É natural  que exaltemos a Deus por sua graciosidade criativa. Deus é bom. Deus é bondoso.  O tempo todo, Deus é bom.  Deus é cheio de bondade. Sempre bom. Muito e sempre bom.
Mas este mundo também tem vulcões, terremotos, maremotos, inundações e coisas terríveis que causam destruições e mortes. Ao olharmos este lado  parece que este mesmo Deus bom  tem um lado mau , carrancudo e destrutivo. Mas não é bem assim.
Há ainda as doenças, epidemias, transtornos, os males causados pelo homem como assassinatos, guerras, violências, poluição. Deus não poderia evitar tudo isso? E se poderia por que não evita se é um Deus bom?
Eu gostaria que aprendêssemos com o salmista . Ele não é ingênuo a ponto de não perceber as imperfeições do mundo que o cerca, as maldades, as mortes, as guerras. Apesar disto ele via a bondade de Deus em tudo e isso não lhe parecia contraditório. A resposta do porquê ele enxergar o mundo desta forma é revelada no seguimento do versículo onde ele diz : "ensina-me os teus decretos".
O Deus de bondade , que criou tudo belo e bom está irado com sua criação. Suas criaturas se rebelaram contra ele. O homem corrompeu a maravilhosa natureza, sua maldade está contaminando e destruindo tudo. Deus está irado com o homem e com tudo o que o homem toca. Deus irá castigar este homem.  Deus irá consumar sua  ira quando der cabo de todo pecado e destruir esta natureza para criar outra bela e restaurada.
A natureza ainda irá padecer na mão da humanidade corrompida, mas Deus irá  restaurar para sempre esta Criação. A terra se encherá da beleza, da graça e da bondade de Deus.
Mas há na terra alguns escolhidos, alguns que não se entregam avidamente ao pecado , alguns que foram chamados e regenerados por Jesus, estes sim querem viver de forma a agradar a Deus. Estes querem aprender os divinos estatutos. O salmista contava entre estes. Ele estava tão afinado com a vontade do Senhor que conseguia discernir perfeitamente a bondade do seu Deus mesmo em meio às muitas tristezas e sofrimentos deste mundo.
Quem está afinado com Deus percebe a bondade de Deus em tudo, percebe a provisão de Deus em tudo, seu cuidado, seu amor, seu zelo. Quem está afinado com Deus busca conhecer seus estatutos, busca aprender mais deste Senhor tão maravilhoso que encheu esta terra com sua bondade.
Deus não anulou sua bondade mas manifesta ela somente aos seus servos, seus amados que ele preserva. Estes podem enxergar a harmonia da Criação mesmo em meio ao sofrimento e no "aparente caos" que tudo se encontra.  O caos da Criação é aparente , uma vez que tudo se harmonizará finalmente , diante dos nossos olhos, no dia certo para confirmar a Glória e a Soberania de Deus.
Os ímpios e os maus só percebem a destruição e a maldade, porque seus olhos são cheios disto.

Que possamos ser como o salmista e buscarmos aprender cada vez mais de Deus para percebemos bem sua bondade para conosco.






Comentários

Blog do Vitor pelo mundo- agora

Total de visualizações

Seguidores