Pular para o conteúdo principal

Máscaras - Hipocrisia religiosa.Salmo 119.29

Desvia de mim o caminho da falsidade, e concede-me piedosamente a tua lei. - Salmo 119.29



O salmista  pede a Deus que faça dele um homem integro. Sem mescla de pureza e impureza. Enfim, sem falsidade.
Existem pecados escandalosos, que saltam a vista quando cometidos. Pecados como impureza sexual, homicídio, idolatria , feitiçaria, vícios de entorpecentes, cigarro e álcool,  entre outros , são pecados manifestos, que é fácil perceber quando acontecem na vida do salvo. Eles trazem tanto prejuízo espiritual como prejuízo social visto que são facilmente identificados pela comunidade e condenados por ela. O próprio contexto religioso fornece reprovações necessárias para coibir estas práticas, quem as pratica passa a ser mal-visto.
Mas há um pecado mais terrível do que todos estes. O pecado da Hipocrisia religiosa.
Por que ele é pior?  Ele é pior por que oculta as   manifestações públicas do pecado cometido. A justiça não pune, as pessoas não ficam sabendo, o pastor  ou líder não toma conhecimento , mas o mal está ali, corroendo a vida espiritual da pessoa, destruindo suas reservas morais, apodrecendo suas estruturas de vida cristã. Por fora a aparência é muito piedosa, por dentro está o caráter corrupto. Terrível.
Pessoas hipócritas ocultam seus erros, não os assumem nem procuram o arrependimento. Isso é especialmente danoso quando ocorre com os líderes religiosos, pois são eles os responsáveis por guiar o povo no caminho da verdade e da justiça requirida nas Escrituras Sagradas. Se o líder  é falso como será seu ensino? Se é mentiroso como poderemos confiar em sua liderança?
Jesus em muitas ocasiões reprendera os fariseus por sua hipocrisia, João Batista também. Os fariseus eram líderes ímpios. Usavam máscaras de santidade. Paulo também atacava o legalismo hipócrita dos judaizantes. Grave pecado é a hipocrisia , junto dela os piores pecados podem encontrar abrigo. Eu ainda afirmo mais, não há pior pecador do que aquele que não se arrepende, e naturalmente o hipócrita jamais se arrepende nem luta contra seu pecado.
Desta forma o pedido do salmista faz todo sentido, é uma solicitação para que Deus intervenha em sua vida evitando que ele possa cometer este terrível pecado.
Ele deseja que o Senhor lhe dê um caráter verdadeiro,  afaste dele a falsidade, o fingimento. Ele deseja ser um homem honesto, alguém que não tenha medo de enfrentar as consequências do seu pecado se isso precisar ocorrer, um homem que não se esconda por detrás de um manto de santidade forjada. Um homem que não ouse maquiar suas fragilidades para que os outros o admirem. Ele anseia que o Altíssimo  não permita que ele seja um "duas caras",pelo contrário, seu desejo é de que suas palavras sejam sinceras, que seus relacionamentos sejam sinceros, que seus negócios sejam sinceros, que suas atitudes sejam sinceras, sua vida religiosa seja sincera, sua liderança seja sincera.
Ele finaliza sua oração pedindo que Deus conceda-lhe o antídoto contra a falsidade, ou seja o amor verdadeiro pelos mandamentos do Senhor. Quem ama verdadeiramente as Escrituras está livre desta grande transgressão, pois mesmo que ele cometa algum pecado ele prontamente se arrependerá, pedirá perdão ao próximo e ao Senhor e voltará a comunhão com o Altíssimo.
Perfeição somente nos Céus, quando formos levados por Cristo para lá,  mas Deus deseja pessoas sinceras, que lidem honestamente com suas fraquezas e suas falhas. Aprendamos com este salmista!

Comentários

Blog do Vitor pelo mundo- agora

Total de visualizações

Seguidores