Pular para o conteúdo principal

Existe uma verdade?

Hoje em dia nós frequentemente ouvimos frases como “isso pode ser verdade para você, mas não é verdade para mim”.
Todos nós temos “verdades” em nossas mentes e, como elas são distintas entre os diferentes grupos sociais ou indivíduos independentes, então  deduzem, sem prova alguma, que a verdade absoluta não existe.

Resposta para os que relativizam a verdade:

Existe uma verdade absoluta?

Sim.
Primeiro, existem verdades relativas, obviamente. Não excluímos esta realidade. Mas  também existem  verdades absolutas.
Imagine, por exemplo,  que eu tenha um lápis em minha mão, vocês agora olham para este lápis e vão comentar sobre o que viram.
Alguns dirão: Eu vi um lápis grande, outros, eu vi um lápis bonito, outros  ainda dirão, eu vi um lápis vermelho, e assim por diante, várias perspectivas. Cada um viu o lápis de um jeito, eu poderia ver o mesmo lápis como sendo pequeno, feio e cor de vinho. Ou seja estas são verdades relativas, verdades que não são objetivas e que variam de pessoa para pessoa.

Por outro lado ,nada disso não vai mudar em nada alguns fatos absolutos , como, por exemplo, o fato dele ser um lápis e de que ele foi feito para escrever. Ninguém vai dizer que ele é um sabão que foi feito para lavar as mãos!
Mas ainda que alguém se atrevesse a dizer tal absurdo, qualquer um de nós poderia educadamente discordar, e com toda a razão. O lápis é feito para escrever é uma verdade absoluta.
O exemplo é muito simples, mas serve bem para o que se propõe. Existem sim verdades absolutas. Logo, não podemos negar que embora não conheçamos todas as coisas plenamente é possível apreender algumas verdades a respeito delas.



Comentários

Total de visualizações