Pular para o conteúdo principal

2024 - As coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo." (2 Coríntios 5.17)


A virada do ano é uma data importante para muitas pessoas, sejam elas cristãs ou não. Para os cristãos, a pergunta é: o que podemos comemorar nessa data? Há algum mandamento na Bíblia para esse tipo de comemoração?

A Bíblia não nos obriga a comemorar a virada do ano. Não há nenhuma prescrição bíblica para isso. Da mesma forma, não há recomendação para celebrarmos o Natal, o nascimento de Cristo, nem mesmo nossos aniversários.

No entanto, isso não significa que não possamos nos alegrar e festejar essas importantes datas. Elas nos fornecem motivos especiais para nos lembrarmos de dádivas especiais recebidas do Senhor.

O nascimento de Cristo é uma data especial porque celebramos a chegada do Salvador ao mundo.  Mais um ano de vida é também uma dádiva especial. É um momento para agradecermos a Deus por todas as coisas boas que nos aconteceram, pela saúde e oportunidade de desfrutarmos mais um ano. A Páscoa é uma data ainda mais especial, pois celebramos a ressurreição de Cristo. É celebrada periodicamente na SAnta Ceia Cristã ( A Comunhão).

A virada do ano é uma data que pode ser comemorada pelos cristãos de forma significativa, mas não é uma obrigação. Podemos escolher como queremos celebrar essa data, mas é importante que o nosso foco seja o Senhor.  Há alguma coisa especial para comemorarmos na virada de ano?

Os judeus possuem muitas comemorações ao longo do ano. A Páscoa (Levítico 23:5), Primícias e Pentecostes (Levítico 23:10-16), e o Dia da Expiação (Levítico 23:27), além do Ano-Novo judaico.  O Ano-Novo judaico é comemorado o aniversário da criação do universo. Em 2024, será celebrado o ano 5785 e acontecerá entre os dias 2 e 4 de outubro. Eles seguem um calendário específico baseado numa contagem de tempo através de complexos cálculos feitos nas datas fornecidas pela Bíblia.

No mundo ocidental, a data da virada é dia 31 de dezembro, último dia do ano, que marca a passagem do novo calendário (no caso atual, do ano 2023 para o ano 2024 D.C.). É uma data muito celebrada e podemos aproveitar este momento.

É uma oportunidade adequada para celebrarmos  a renovação da criação, em Cristo:

"Pelo que, se alguém está em Cristo, nova criatura é; as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo." (2 Coríntios 5.17)

Nesta data festiva podemos celebrar a renovação da criação, nossa salvação e transformação em novas criaturas. Celebrar nossa nova natureza, nossa vida renovada através da fé no Salvador. 

Essa data não deve ser prostituída com rituais e promessas vazias que não significam nada para Deus. Superstições e crendices de origem pagã devem ser evitadas.  A vida segue normalmente, sem nenhuma mágica de final de ano. É imperioso lembrarmos que no próximo ano haverá alegrias e sofrimentos, mesmo estando cientes de que repousamos debaixo da providência de Deus. Independentemente do que acontecer, sabemos que todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus; daqueles que são chamados segundo o seu propósito (Romanos 8.28).

O novo ano é apenas um novo dia, como outro qualquer, mas que pode nos oferecer uma oportunidade ímpar de reflexão, gratidão e louvor.

Comentários

Blog do Vitor pelo mundo- agora

Total de visualizações

Seguidores