Pular para o conteúdo principal

Verdade e eternidade - Salmos 119.159

As tuas palavras são em tudo verdade desde o princípio, e cada um dos teus justos juízos dura para sempre. Salmos 119.160

 


Verdade é  a afirmação do que é correto, do que é certamente adequado aos fatos  e está dentro da realidade apresentada. Se algo que é dito corresponde a realidade então dizemos  isso é verdadeiro. 

No nosso dicionário, basta uma rápida olhada para percebemos que verdade e eternidade são palavras diferentes. E isso nos parece óbvio. O que é verdade hoje, amanhã poderá não ser. A própria Ciência se constitui por paradigmas em constante alteração. Verdades provisórias que serão descartadas alegremente logo que novas e robustas evidências se apresentam. 

Desde o princípio de todas as coisas, como descrito no livro de Gênesis, notamos que  a palavra dita de Deus faz todas as coisas. Deus falou e as coisas começaram a existir. Deus é verdade  nele não há mentira, quando ele se expressa então podemos acreditar que isso é real. 

Os seres humanos mentem ou se enganam, desta forma são passíveis de pronunciar algo que não corresponda a verdade, por isso podemos verificar,  pesquisar,  analisar, para saber se a pessoa não está equivocada.  Muitas pessoas podem nos prometer algo e logo depois mudar de ideia, ou esquecer, ou ainda perder a capacidade de cumprir com seus compromissos. Uma pessoa te promete um presente por que gosta de você, logo mais ela se irrita, se magoa, e mudando de ideia desiste de te entregar o presente. Deus é verdade pura,  sendo que suas afirmações não sofrem mudança nem alteração, tudo que ele expressa de fato é, mesmo uma promessa que pareça para muitos anos, podemos considerá-la cumprida de fato. 

Há vários mandamentos na Bíblia, cada um expressa a infinita sabedoria e conhecimento de Deus. Se os cumprirmos estaremos seguros, protegidos por essa sabedoria infinita. Há várias promessas na Bíblia, sendo que todas elas são infalíveis e irão inevitavelmente se cumprir, dado que  Deus jamais erra ou se engana. 

Mandamentos e promessas são a expressão mais objetiva e clara da verdade de Deus. E , sabendo que as verdades de Deus não se alteram, o salmista sabia que todas as verdades do Senhor serão verdade para sempre, eternamente. Do mesmo modo, nós hoje sabemos que onde há verdades de Deus, há verdades eternas. Onde existem promessas, existem promessas infalíveis. Deste modo verdade e eternidade se encontram na pessoa divina, estamos seguros e protegidos, e temos a convicção que tudo que o Senhor promete , certamente ocorrerá.


Comentários

Blog do Vitor pelo mundo- agora

Total de visualizações

Seguidores