Pular para o conteúdo principal

O cuidado amoroso do líder - Colossenses 2.1

 



Colossenses 2.1

Quero que saibam quão grande tem sido a nossa luta por vocês, pelos que moram em Laodiceia e por muitos outros que não me viram face a face.

 

É muito bom quando sabemos que há alguém intercedendo por nós a Deus em oração. É ainda melhor quando percebemos que essa oração é insistente. É desta forma que Paulo está a orar pelos Colossenses e pelos Laodicences.  Laocicéia era uma cidade próxima de Colossos e as  duas igrejas deveriam compartilhar as cartas que receberam de Paulo ( Cl 4.16). 

Como sabemos que essa "luta" era oração? Ele  já lhes havia revelado o empenho em oração no capítulo primeiro. Aqui ele insiste na sua preocupação para com a amada Igreja que ainda não havia visto o já famoso Apóstolo dos Gentios. 

Não apenas uma. Eram duas igrejas que Paulo ainda não visitara e estava preocupado com isso. O apóstolo estava empenhado em visitar o maior número de Igrejas e confirmá-las na doutrina além de compartilhar algum dom. Paulo já escrevera a Carta aos Romanos revelando que tinha esse objetivo "Porque muito desejo ver-vos, a fim de repartir convosco algum dom espiritual, para que sejais confirmados,". (Rm 1:11)

 Podemos destacar o empenho deste servo de Deus e o amor que ele demonstra pelas igrejas nascentes. Ele demonstra um cuidado amoroso como um pai se preocupa com o filho que está distante. Mesmo que esta seja uma das Igrejas que ele fundou, ele se sente responsável igualmente por aquele rebanho. Ele não estava se intrometendo em trabalho alheio, porém entendia , corretamente que aquelas Igrejas precisavam de uma orientação, de um consolo, de uma palavra de autoridade que só poderia ser dada pelo Apóstolo Paulo. 

Esse cuidado pastoral é exemplar. Todos os líderes de Igreja devem aprender com Paulo, no amor, no cuidado, na sincera preocupação com cada membro, como se fossem filhos que precisam de um "pai espiritual", alguém que lhes sirva de modelo em fervor, em sinceridade e piedade. O sábio em Provérbios já dizia "Procura conhecer o estado das tuas ovelhas; põe o teu coração sobre os teus rebanhos,( Pv  27.23)

Um bom líder cristão deve se empenhar e colocar " coração sobre o rebanho" assim como vemos em Cristo que morreu pelo seu rebanho. Ou em Paulo que se desgastava pelo cuidado das Igrejas. Assim como  as ovelhas, a igreja precisa ser pastoreada, orientada, ensinada, corrigida, doutrinada, suprida. 

Podemos demonstrar esse amor ao orarmos pelos novos convertidos, para que Deus lhes conceda graça, firmeza e alegria para permanecerem firmes em meios às duras provas que a vida cristã nos oferece.

Falamos em líderes, porém nenhum  cristão  pode prescindir do amor fraternal pelas ovelhas da Igreja de Jesus. Devemos demonstrar preocupação amorosa por nossos irmãos, por  suas tristezas, alegrias e necessidades pessoais.




 

 

Comentários

Blog do Vitor pelo mundo- agora

Total de visualizações

Seguidores