Pular para o conteúdo principal

A parábola do grão de mostarda. O poder da mensagem de Cristo.


30 - Disse mais: A que assemelharemos o reino de Deus? Ou com que parábola o apresentaremos?

31 - É como um grão de mostarda, que, quando semeado, é a menor de todas as sementes sobre a terra;

32 - mas, uma vez semeada, cresce e se torna maior do que todas as hortaliças e deita grandes ramos, a ponto de as aves do céu poderem aninhar-se à sua sombra.

 Marcos 4.30-32

  

Nosso Senhor  conta três parábolas relacionadas a sementes no Evangelho de Marcos. Elas estão colocadas juntas no capítulo 4 do referido evangelho.  Nas três a ideia principal que se destaca é a comparação da semente com a palavra de Deus anunciada.

Jesus está ensinando sobre o Reino de Deus e como ele se manifesta entre os homens. Para isso ele se utiliza do seu conhecido método parabólico, ou seja, ele utiliza de parábolas para lecionar.

A palavra “parábola” significa “comparação, alegoria, provérbio, aforismo ou figura”. É uma narrativa ficcional, que contém elementos da vida comum, no qual a lição está figurada, de forma que o ouvinte desatento não consegue perceber o ensino.   Os melhores professores sempre se utilizaram deste método, pois ele capta o interesse dos que ouvem. Jesus era mestre no uso das parábolas, pois entendia que o melhor modo de ensinar é explicando algo desconhecido por meio de figuras conhecidas.

 

No versículo 30  Jesus introduz seu ensino através de uma pergunta retórica (uma pergunta que ele sabe a resposta), deixando  sua audiência na expectativa do que haveria de vir pela frente.

 

Ele retoma a ideia de semente. Talvez os presentes tenham se perguntado  entre si : " lá vem mais uma história sobre semente, o que será que ele vai comparar com a semente  pela terceira vez?" 

Nenhuma surpresa, pela terceira vez Jesus compara a semente com a palavra de Deus.  Mas agora ele especifica que tipo de semente ele trata. Ele fala do menor grão conhecido naquela época, o grão de mostarda. 

Pensemos na semente da mostarda citada neste texto. Ela tem cerca de 2 milímetros e quando madura esta hortaliça  pode chegar perto de 3 metros.  É uma árvore frondosa, bonita de se ver. As aves do céus se abrigam à sua sombra. Foi essa planta que Jesus utilizou  para nos dar um precioso ensino. 

Essa semente pequena tem uma força extraordinária em seu interior, uma força latente, e como o devido preparo e as condições favoráveis ela   cresce muito, se torna grande e imponente, a ponto de tornar-se uma grande hortaliça, que, quando madura,  tem ramos de  altura e estrutura suficiente para servir de abrigo às aves do céu. 

Essa parábola é profética, e aponta para o princípio do Evangelho. A semente é o evangelho de Cristo.  É impressionante o  contraste entre a pequenez da semente e o poder  dos resultados. Essa semente é muito forte, muito poderosa. E nela  que brota  a força  arrebatadora do Reino de Deus, cujo poder transformador age secretamente por intermédio das ações e dos ensinamentos de Jesus;

Tudo começa com   Jesus e seus 12 discípulos, um grupo pequeno de pessoas perto da vastidão do império romano. Como uma semente de mostarda semeada na terra, Jesus foi morto e sepultado. Como semente que brota ele ressuscitou e o reino de Deus começa então a frutificar. Vamos continuar olhando os resultados desta semente. 

Já  em Jerusalém se reúnem 120 discípulos (Atos 1.15). A Igreja que começa aparecer. Logo mais, após a primeira pregação de Pedro, sobem a três mil almas convertidas. Após a segunda pregação já são cinco mil almas.  A Igreja não para de crescer até tomar todo império romano, algumas centenas de anos depois. Essa igreja hoje é considerada a maior religião do planeta e brotou da vida de um único homem, Jesus o Cristo. Ele é como aquela semente de dois milímetros do começo da parábola.

Vamos  aplicar esse ensino hoje,  na vida do crente individualmente. O Evangelho brota pequeno, simples   no coração do eleito, até que   cresça, se expanda, tome toda a vida e todo coração do homem.  Aí então ele já perceberemos  mais homem natural, mas sim homem espiritual, com a mente de Cristo  (1 Coríntios 2.16). Como árvore frondosa de galhos fortes ele dá abrigo ao cansado e oprimido e oferece o evangelho a outros corações que, como o seu, precisam ser renovados pela Palavra.

Jesus nos inspira a ter paciência e convicção nos resultados, pois pode ser pequeno o começo, mas com certeza o crescimento vem, e o Reino de Deus vai triunfar sobre seus adversários. O Evangelho vai prevalecer, disso não se pode duvidar, pois é Cristo quem garante. Por isso é preciso ter esperança, devemos saber que Deus está no controle e cuidará para que nosso trabalho não seja vão.

Levar a Palavra, pregar e anunciar o Reino de Deus, com fé, humildade  e certeza, pois o poder está na mensagem de Cristo e não em nós. Essa semente é muito poderosa e já brotou eficazmente em milhares de corações pelo mundo e continuará brotando até que se cumpra o tempo da segunda vinda de Cristo.

 

Comentários

Daniel Olimar disse…
Amém Vitor!!! Isso nos anima a não olhar para nós, para as nossas fraquezas e para os nossos pecados, mas olhar com fé para essa poderosa semente, certo que nela está tudo o que precisamos para mudar. Talvez essa seja a nossa fraqueza. Olhamos demais para nós, supervalorizamos a nossa queda, e não exercitamos a fé no que é incomparávelmente mais forte que as nossas fraquezas. Boa palavra!!! Deus te abençoe!!!

Blog do Vitor pelo mundo- agora

Total de visualizações

Seguidores