Pular para o conteúdo principal

BCW - PERGUNTA 25 - Como exerce Cristo as funções de sacerdote ?

 


RESPOSTA -  Cristo exerce as funções de sacerdote, oferecendo a si mesmo em sacrifício para satisfazer a justiça divina, reconciliar-nos com Deus e fazendo contínua intercessão por nós . 

Comentário: Como  Sacerdote Cristo representa seu povo diante de Deus. Ele  oferece sacrifício perfeito a Deus.   No livro de Hebreus, Jesus é chamado de Sumo Sacerdote (Hebreus 2:17, 4:14). Haviam muitos sacerdotes  no serviço do Templo, desde o tempo de Moisés, todos os filhos de Arão estavam aptos ao sacerdócio. Dentre estes, apenas um recebia o título de Sumo Sacerdote. Este era a figura mais alta na hierarquia religiosa, a autoridade máxima em religião para o povo judeu. Ele que intermediava os sacrifícios do povo a Deus, ele intercedia pelos pecados do povo. Era uma função muito especial e que exigia muita dedicação e santificação. Cristo, o próprio Filho de Deus assume essa  prerrogativa para si, ele então oferece o sacrifício mais perfeito, o sacrifício de si mesmo, de modo definitivo ao Deus Pai, cancelando os pecados do seu povo, a Igreja. Desde então ele está à direita de Deus Pai, intercedendo por seu povo e intermediando suas orações.


 Referências 

Hebreus  9.28: Assim também Cristo, tendo-se oferecido uma vez para sempre para tirar os pecados de muitos, aparecerá segunda vez, sem pecado, aos que o aguardam para a salvação.

Romanos 3.24-26: ... sendo justificados gratuitamente, por sua graça, mediante a redenção que há em Cristo Jesus, a quem Deus propôs, no seu sangue, como propiciação, mediante a fé, para manifestar a sua justiça, por ter Deus, na sua tolerância, deixado impunes os  pecados anteriormente cometidos; tendo em vista a manifestação da sua justiça no tempo presente, para ele mesmo ser justo e o justificador daquele que tem fé em Jesus.

Romanos 10.4: Porque o fim da lei é Cristo, para justiça de todo aquele que crê.

Hebreus  2.17: Por isso mesmo, convinha que, em todas as coisas, se tornasse semelhante aos irmãos, para ser misericordioso e fiel sumo sacerdote nas coisas referentes a Deus e para fazer propiciação pelos pecados do povo. 

Hebreus  7.25: Por isso, também pode salvar totalmente os que por eles se chegam a Deus, vivendo sempre para interceder por eles.

Isaías 53.12: Por isso, eu lhe darei muitos como a sua parte, e com os poderosos repartirá ele o despojo, porquanto derramou a sua alma na morte; foi contado com os transgressores; contudo, levou sobre si o pecado de muitos e pelos transgressores intercedeu.,  



Comentários

Blog do Vitor pelo mundo- agora

Total de visualizações

Seguidores