Pular para o conteúdo principal

A força, que atua poderosamente em mim. Colossenses 1:28-29



Colossenses 1.28-29

28 o qual nós anunciamos, advertindo a todo homem e ensinando a todo homem em toda a sabedoria, a fim de que apresentemos todo homem perfeito em Cristo 29 para isso é que eu também me afadigo, esforçando-me o mais possível, segundo a sua força  que opera  poderosamente em mim.

 

28 -  o qual nós anunciamos,

Eis o foco da vida de Paulo, anunciar o evangelho, anunciar o Cristo Salvador da humanidade. para isso ele se gastava, para isso ele lutava, para que o ensino puro e santificador se espalhasse e trouxesse ainda muitas pessoas para o Reino de Deus. Não foram outros que anunciaram, não foram pessoas estranhas, ou um estranho ensino, foi o próprio apóstolo Paulo que fundamentara aquela igreja com o seu ensino.

 

advertindo a todo homem e ensinando a todo homem em toda a sabedoria

O apóstolo está bem convencido de que sua pregação fora completa e plenamente suficiente para trazer a sabedoria de Deus aos corações colossenses.  A advertência precede o conhecimento das riquezas do mistério de Cristo. Advertência da perdição eterna, do juízo final , a que os incrédulos estarão submetidos. Somente um homem que toma conhecimento da terrível realidade do inferno pode apreciar corretamente a riqueza da salvação em Jesus. Depois de entender a seriedade da advertência, então ele desfruta da glória da sabedoria revelada.

 

a fim de que apresentemos todo homem perfeito em Cristo -

O objetivo final de toda esta sabedoria é apresentar a Igreja perfeita para Cristo, como noiva ataviada para seu noivo (Apocalipse 21.1,2)

A tarefa do Espírito de Deus é transformar a sua igreja, de uma figura totalmente desprezível, cheia de defeitos e vícios, em uma bela e santificada noiva para Cristo. E essa tarefa acontece por meio da pregação genuína da Palavra de Deus por meio de seus servos. Paulo foi um destes servos, totalmente entregues e dedicados à sua  tarefa.

 

29 -  para isso é que eu também me afadigo, esforçando-me o mais possível, segundo a sua força  que opera  poderosamente em mim

 Esse pregador parece incansável, parece de ferro, parece alguém que nunca desiste, que tem sempre vigor e nunca desanima. Ele tem uma convicção inabalável de que está pregando a verdade pura e simplesmente e que seu ensino levará os homens ao conhecimento de Deus. Esse pregador não parece humano, parece alguém dotado de uma energia, uma ousadia,  uma vitalidade descomunal. Quem lê   Atos dos Apóstolos se depara com uma figura formidável: Paulo de Tarso.

Mas esse mesmo extraordinário homem reconhecia que todo esse poder não vinha dele, mas descia direto da fonte suprema de toda boa dádiva e todo dom perfeito. (Tiago 1.17.)

  

Algumas aplicações

A força que atua poderosamente em Paulo é a mesma força que a Igreja de Cristo possui hoje. O mesmo Espírito trabalha hoje na Igreja para adornar e purificar a sua noiva. Por isso não devemos ser pessimistas quanto ao desenvolvimento e santificação da Igreja, pois esse trabalho está sendo feito, maravilhosamente bem pelo Espírito Santo, e nunca deixou de ser feito durante todos estes quase dois mil anos, desde que Cristo foi elevado aos céus.

É fácil olharmos para as denominações religiosas de hoje e desanimar, achar  que a obra de Deus não está sendo feita como deveria. Será mesmo? Será que o Espírito de Deus está falhando miseravelmente na sua obra santificadora? 

Maldade, engano e hipocrisia entre as várias  Igrejas espalhadas pelo mundo. O Evangelho sendo corrompido e vendido por mercenários da fé.  A mim parece, às vezes, que todos estão preocupados com as coisas da terra e pouco com as coisas dos céus. Parece que todos andam despreocupados com a realidade terrível  do pecado.

Será que a Igreja de Cristo está realmente perdendo a guerra para o pecado? Eu acho que não. As aparências enganam, ainda há uma igreja forte e fiel que anda  humildemente com o seu Deus (Miqueias 6.8). Como eu sei disso? Não nos guiando pelo que podemos perceber visivelmente. 

 Eu sei porque creio na promessa de Cristo de que as portas do Inferno não prevalecerão contra a Igreja. Eu creio que o Espírito que começou a boa obra terminará até o dia do retorno de Jesus para buscar sua Noiva. Esse povo é reconhecido por servir a Deus e está por aí espalhado entre as muitas nações e muitos povos. Há muito trigo no meio do joio, basta prestarmos bem a atenção. 

Elias achou que estava só entre os que temiam ao Senhor, mas ainda haviam 7 mil homens tementes e fiéis que Deus estava preservando para si. Há sempre um remanescente fiel que permanece firme em meio a Idolatria. 

Não há espaço para pessimismo, para derrotismo, para um sentimento de : " Que pena que a Igreja está tão corrompida que não há nada que se possa fazer". Pelo contrário, há muita coisa há ser feita, por você e por mim para que fazermos parte deste povo que está sendo preparado para Cristo. 

Podemos  confiar que , assim como atuava em Paulo de Tarso, o Espírito Santo de Deus opera eficaz e poderosamente em nós e através de nós. Essa é a fé da Igreja através dos séculos , essa é a confiança do povo de Deus.

 

 

Comentários

Blog do Vitor pelo mundo- agora

Total de visualizações

Seguidores