Pular para o conteúdo principal

Defesa, liberdade e vida. Salmos 119.154

Defende a minha causa e liberta-me; vivifica-me, segundo a tua promessa.  Salmos 119.154

 


 São 3 orações, três pedidos. O salmista estava buscando auxílio no Senhor para três problemas.   Ele  precisava ser defendido. Ele precisava ser liberto. Ele precisava ser vivificado.

O salmista buscou força em Deus, pois somente ele poderia defendê-lo, libertá-lo e vivificá-lo. 

Este é um  texto poético, assim como todos os outros salmos e pode simplesmente indicar o estado de espírito do escritor e não necessariamente  um fato que está acontecendo.  A imagem é a de um homem  que sofrera um ataque,  estava preso, provavelmente por seus adversários, por isso precisava de  que Deus o defendesse, pois quem está aprisionado não pode se defender sozinho. Nesta prisão ele sentia-se fraco e sem forças, sem ânimo, por isso precisava ser vivificado.  Sozinho,  sofrendo  e aprisionado.  Se você já se sentiu assim entende o que o salmista queria expressar.

 

O que te aprisiona? O que te escraviza? Um emprego humilhante, degradante. Uma necessidade física. Uma dor na alma por causa do pecado? Um rancor antigo.  O vício do jogo, da bebida, da sexualidade desenfreada, das drogas, da gula ou os sentimentos desordenados.  São vários os algozes que podem nos aprisionar. 

Aprenda a orar como o salmista. Ele precisava de defesa, então ele orou a Deus para que o defendesse. A melhor defesa que Deus poderia concedê-lo seria a liberdade.  Você sabia que Deus pode defendê-lo de qualquer adversário, por mais forte que seja? Ele pode libertá-lo por causa de sua grande misericórdia. Não há  nada que possa resistir ao poder do Espírito de Deus. Ele pode libertar do vício mais  tenaz, do rancor mais profundo, da gula, ou qualquer outro vício e dos sentimentos desordenados. Você pode orar pedindo livramento, liberdade. Não precisa se defender sozinho destas coisas. Na verdade você não pode. Quem está preso precisa de ajuda externa para ser liberto, não pode livrar-se sozinho. Isso nos diminui e glorifica ao Senhor. Nada podemos sem Ele.

 

Você pode orar também quando se sentir desanimado. E isso é bastante comum na vida cristã.  No mundo tereis aflição, mas tende bom ânimo, eu venci o mundo, disse Jesus (João 16.33). São tantas aflições,  tantas prisões que nos metemos durante a jornada da vida que inevitavelmente nos encontramos  tão desanimados que não conseguimos nem levantar os olhos aos céus.  Mas isso não nos deve impedir de orar, buscar aquele que pode nos devolver o ânimo e a alegria de viver. Cristo pode nos vivificar, tornar a dar vida. Ele pode e deseja nos vivificar, mas necessitamos pedir. 


Segundo a tua promessa

O salmista estava buscando auxílio no Senhor para três problemas. Ele orou por defesa, liberdade e por vida. Era a única e mais importante atitude que deveria tomar. Quem pode suportar viver aprisionado? Qual cristão que não chorará e lamentará as suas angústias? Também deveríamos orar por libertação, pois muitas vezes precisaremos dela  nesta vida terrena ( nos céus  não precisaremos orar por isso!). 

Viver numa prisão não é o que Deus deseja para  seus filhos. É preciso buscar ao Senhor , orar com fé, pois estamos fundamentados na promessa de Deus para nossas vidas: Se pois o Filho vos libertar, verdadeiramente sereis livres ( João 8.36). Temos uma promessa para assegurar que seremos ouvidos. Temos a confiança da infalibilidade da Bíblia que nos assegura da veracidade da promessa. Por isso ore por sua liberdade, ore por sua vida!

Defesa, liberdade e vida! Essa não  seria uma ótima oração para aprendermos hoje?

 


Comentários

Blog do Vitor pelo mundo- agora

Total de visualizações

Seguidores