Defende a minha causa e liberta-me; vivifica-me,
segundo a tua promessa. Salmos 119.154
O salmista buscou força em Deus, pois somente ele poderia defendê-lo, libertá-lo e vivificá-lo.
Este é um
texto poético, assim como todos os outros salmos e pode simplesmente
indicar o estado de espírito do escritor e não necessariamente um fato que está acontecendo. A imagem é a de um homem que sofrera um ataque, estava preso, provavelmente por seus
adversários, por isso precisava de que
Deus o defendesse, pois quem está aprisionado não pode se defender sozinho.
Nesta prisão ele sentia-se fraco e sem forças, sem ânimo, por isso precisava
ser vivificado. Sozinho, sofrendo e aprisionado. Se você já se sentiu assim entende
o que o salmista queria expressar.
O que te aprisiona? O que te escraviza? Um emprego humilhante, degradante. Uma necessidade física. Uma dor na alma por causa do pecado? Um rancor antigo. O vício do jogo, da bebida, da sexualidade desenfreada, das drogas, da gula ou os sentimentos desordenados. São vários os algozes que podem nos aprisionar.
Aprenda a orar como o salmista. Ele precisava de
defesa, então ele orou a Deus para que o defendesse. A melhor defesa que Deus poderia
concedê-lo seria a liberdade. Você sabia
que Deus pode defendê-lo de qualquer adversário, por mais forte que seja? Ele pode libertá-lo por causa de sua grande misericórdia. Não
há nada que possa resistir ao poder do
Espírito de Deus. Ele pode libertar do vício mais tenaz, do rancor mais profundo, da gula, ou
qualquer outro vício e dos sentimentos desordenados. Você pode orar pedindo
livramento, liberdade. Não precisa se defender sozinho destas coisas. Na
verdade você não pode. Quem está preso precisa de ajuda externa para ser
liberto, não pode livrar-se sozinho. Isso nos diminui e glorifica ao Senhor.
Nada podemos sem Ele.
Você pode orar também quando se sentir desanimado. E isso é bastante comum na vida cristã. No mundo tereis aflição, mas tende bom ânimo, eu venci o mundo, disse Jesus (João 16.33). São tantas aflições, tantas prisões que nos metemos durante a jornada da vida que inevitavelmente nos encontramos tão desanimados que não conseguimos nem levantar os olhos aos céus. Mas isso não nos deve impedir de orar, buscar aquele que pode nos devolver o ânimo e a alegria de viver. Cristo pode nos vivificar, tornar a dar vida. Ele pode e deseja nos vivificar, mas necessitamos pedir.
Segundo a tua promessa
O salmista estava buscando auxílio no Senhor para três problemas. Ele orou por defesa, liberdade e por vida. Era a única e mais importante atitude que deveria tomar. Quem pode suportar viver aprisionado? Qual cristão que não chorará e lamentará as suas angústias? Também deveríamos orar por libertação, pois muitas vezes precisaremos dela nesta vida terrena ( nos céus não precisaremos orar por isso!).
Viver numa prisão não é o que Deus deseja para seus filhos. É preciso buscar ao Senhor , orar com fé, pois estamos fundamentados na promessa de Deus para nossas vidas: Se pois o Filho vos libertar, verdadeiramente sereis livres ( João 8.36). Temos uma promessa para assegurar que seremos ouvidos. Temos a confiança da infalibilidade da Bíblia que nos assegura da veracidade da promessa. Por isso ore por sua liberdade, ore por sua vida!
Defesa, liberdade e vida! Essa não seria uma ótima oração para aprendermos hoje?
Comentários