Pular para o conteúdo principal

Como ter certeza de que eu sou um salvo?


 Será que sou salvo? Quem nunca se perguntou se era realmente um salvo mesmo depois de batizado e fazendo parte de uma igreja cristã? Muitos cristãos enfrentaram ou ainda vão enfrentar a dúvida sincera. 

Estas dúvidas aumentam a medida que tomamos consciência de nossa grande imperfeição e de como é difícil a luta diária contra o pecado. É fácil desanimar quando olhamos para nós mesmos e nossas falhas cotidianas. Será que Cristo escolheu alguém tão incapaz de segui-lo? Será que escolheu alguém tão frágil moral e espiritualmente?

Acalme seu coração pois a vida com Cristo é assim mesmo, quanto mais perto dele, mais notamos que somos terrivelmente maus e precisamos melhorar. Às vezes bate aquela angústia, porque  parece que a meta é muito difícil de alcançar. É natural a vida cristã é  mais complicadas na parte do meio do que no início da jornada. 

É preciso relembrar constantemente que  fundamento maior de nossa esperança de salvação é a fé em Cristo. Ela é o grande fundamento da certeza da salvação. Sem a fé em Jesus, uma pessoa nunca estará salva. Quem crer em Cristo pode ter a segurança da certeza de estar salvo. João 3.16-18 afirma: “Porque Deus tanto amou o mundo que deu o seu Filho Unigênito, para que todo o que nele crer não pereça, mas tenha a vida eterna. Pois Deus enviou o seu Filho ao mundo, não para condenar o mundo, mas para que este fosse salvo por meio dele. Quem nele crê não é condenado, mas quem não crê já está condenado, por não crer no nome do Filho Unigênito de Deus”.

Não é saudável para o cristão ficar se perguntando se está entre os salvos. Quando esta dúvida assaltar o coração o primeiro passo é se perguntar:  Eu me considero uma pessoa nascida de novo, que crê em Jesus Cristo como o Deus que morreu na cruz, por meus pecados? 

Se a resposta é sim, não fique parado, dê o segundo passo. Pergunte ainda:  Eu odeio o pecado, combato-o, considero minha maior tragédia e lamento quando caio em algum erro ?

Se respondeu sim a esta questão, então pode se considerar um salvo. O salvo não é perfeito,  só Cristo foi perfeito, ninguém mais. Mas precisamos ser guiados pelo Espírito Santo para ter êxito na luta diária contra o pecado. Paulo fala em Romanos 8.14-16 : “Porque todos os que são guiados pelo Espírito de Deus são filhos de Deus. Pois vocês não receberam um espírito que os escravize para novamente temer, mas receberam o Espírito que os adota como filhos, por meio do qual clamamos: "Aba, Pai". O próprio Espírito testemunha ao nosso espírito que somos filhos de Deus.”

Extremos são perigosos. 

Se existe aqueles que, mesmo salvos ainda se questionam  sobre sua salvação, há também o inverso, aqueles que não são salvos e nunca se questionam sobre sua salvação. Prestemos atenção. Sabemos que  nem todo o que se diz é realmente cristão. Falar e ser são coisas distintas.  Há os  que se dizem cristãos, mas suas vidas exalam orgulho e falsa piedade. Geralmente são arrogantes e se consideram donos da verdade, "nunca erram", não admitem suas falhas e não consideram os méritos dos outros. Na época de Jesus existiam os escribas, fariseus, saduceus, gente hipócrita que adorava condenar os outros, mesmo tendo o coração cheio de maldade, inveja e avareza. Será que eles entrariam no reino de Deus? O que Jesus diz? "...Jesus lhes revelou: “Com toda a certeza vos afirmo que os publicanos e as prostitutas estão ingressando antes de vós no Reino de Deus."

Mas não existem falsos salvos apenas entre os fariseus, há também gente assim entre os seguidores de Cristo. 

 Jesus diz em Mateus 7.21-23 : "Nem todo aquele que me diz: ‘Senhor, Senhor’, entrará no Reino dos céus, mas apenas aquele que faz a vontade de meu Pai que está nos céus. Muitos me dirão naquele dia: ‘Senhor, Senhor, não profetizamos nós em teu nome? Em teu nome não expulsamos demônios e não realizamos muitos milagres?’. Então eu lhes direi claramente: ‘Nunca os conheci. Afastem-se de mim vocês, que praticam o mal! ’"

Esse versículo não aponta para salvação pelas obras, mas enfatiza o fato de que precisamos harmonizar coração e palavras, fazendo com que nossa fala e nossos atos sejam a expressão do que cremos. Isso importa num compromisso irredutível com Cristo e com a busca da santidade. A vida cristã exige luta constante contra nossas tendências pecaminosas. Dizer que serve a Cristo, mas manter o coração apegado ao mundo não torna ninguém um salvo.


Caminhamos entre os extremos

Nada de extremos. Nada de ficar duvidando a todo instante se realmente foi salvo por Cristo. Confie na obra salvadora de Jesus. Nem também uma petulância despreocupada de alguém que se acha salvo mas nada faz para honrar aquele que o salvou. Na verdade com o tempo, a fé do salvo vai amadurecer e dar frutos, através da maravilhosa e eficaz atuação do Espírito Santo na sua vida. Crescendo na medida da graça de Deus na vida do crente. Essa é a meta e o verdadeiro salvo se empenhará por alcançá-la. Isso tornará sua salvação cada vez mais óbvia para ele e para todos os que o cercam e o  fará mais humilde e mais dependente de Deus. 

Comentários

Blog do Vitor pelo mundo- agora

Total de visualizações

Seguidores