Pular para o conteúdo principal

Providência - O Deus que se manifesta . Romanos 8.28


Nosso Deus é um Deus de propósito. Ele não está num cantinho do Universo, sentado observando tudo de longe. Ele tem planos bem definidos para tudo o que ocorre no mundo. O Altíssimo é um Planejador por excelência. Quando  criou o mundo ele agiu poderosa, sábia e soberanamente para fazer, a partir do nada,  tudo que existe, todo o universo. Fez  e colocou tudo no devido lugar para que a criação tivesse um sentido e uma finalidade. Não deixou tudo ao acaso, mas ficou bem perto, cuidando de tudo, cada detalhe. Desde sempre.

Deus  planeja, depois cria e por último, mantém. Ele cuida para que todas as coisas   cumpram seu propósito eterno.

 

A este cuidado mantenedor de Deus chamamos de Providência. É por meio dela que rege o universo e a criação com todo cuidado, nos mínimos detalhes, para que nada saia contrário ao que Ele deseja. Diferente dos deístas, que afirmam que Deus criou o mundo e o abandonou, nós cristãos acreditamos  que o Altíssimo está atentamente cuidando de cada uma de suas criaturas pessoalmente, ele tem um propósito definido para cada uma delas. Não abriu mão de presidir o universo, nem de controlar todas as situações.  Nós temos um Deus que se manifesta. Sempre.

 

Para um cristão não existe caos, bagunça ou desordem no universo. Mesmo que não entendamos a lógica ou a ordem de determinada situação , ela existe, está ali, esperando que a ciência e o conhecimento humano atinja maturidade suficiente para compreendê-las. Uma criança de 4 anos que abre um celular, não entende nada do que está visualizando: Processador, memória RAM, memória flash, bateria, etc.. Porém para um olhar de um engenheiro treinado, tudo tem uma função clara e indispensável, pois foi projetado para determinada função. Da mesma forma quando vemos fomes e guerras no mundo, dores e lamentos, sabemos que isso não advém do caos ou da aleatoriedade, mas de uma mente pensante extremamente capaz, que vai dar conta de tudo isso no tempo certo. Essa mente não nos pode explicar, pois a explicação seria complexa e densa, tão difícil de entender como explicar o funcionamento de uma usina nuclear para um recém nascido.

 

De acordo com sua vontade, para cumprir o seu propósito, Deus trabalha tanto através dos seres humanos e suas ações livres, quanto da natureza e suas leis universais. Somos livres para agir, de acordo com o que queremos, mas ao mesmo tempo, não conseguimos tirar Deus do controle do universo e nem do controle de nossa própria história. E isso parece impossível, mas não é. Não para Deus. Ele senta no trono soberano de todas as coisas.

 

Há na Bíblia um versículo muito lindo, muito reconfortante, que nos fala desta sábia soberania: “todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito” (Romanos 8.28).

 

 

 

A Providência nos estimula ao trabalho fiel

 

Aqueles que amam a Deus terão um futuro límpido e brilhante, cheio de alegria e paz. Os ímpios, os que não temem nem reverenciam ao Altíssimo não terão o mesmo destino. Saber que Deus está no controle de tudo não nos desanima, não nos faz relaxar e pensar: Se Deus faz tudo eu não preciso fazer nada. Negativo! Ele nos move, ele nos ensina, nos prepara e nos molda para sermos como molas propulsoras de seu amor pelo mundo afora. A fé na soberania nos faz trabalhar com afinco para que o reino de Cristo seja estabelecido no mundo. Usamos toda nossa alegria, nossa força para que a glória de Deus seja manifesta. E saber que Deus nos fará vitoriosos nisso é o grande estímulo para boas obras. O Deus que se manifesta, se manifesta em nós, seus filhos.

Desta forma Cristo foi a intervenção mais direta do Deus criador em sua humanidade criada. Ele veio a este mundo para salvar um povo, redimi-lo do pecado e fazer deste povo porta-vozes do Altíssimo. É por meio da Igreja que Deus age neste mundo caído, e é por meio dela que ele vai  redimir o restante da criação, que está corrompida por causa do pecado. É por meio da Igreja que o Espírito de Deus vai restaurar todas as coisas, bem como elas foram criadas para serem.  E um dia Cristo reinará sobre todas as coisas, e governará diretamente  sua criação.


Comentários

Blog do Vitor pelo mundo- agora

Total de visualizações

Seguidores