Pular para o conteúdo principal

O primeiro milagre de Jesus. João 2.1-11

O primeiro milagre de Jesus


João 2.1-11


João 2:1-11 afirma que durante um casamento em Caná, para o qual Jesus fora convidado com seus discípulos, acabou-se o vinho. A mãe de Jesus então diz ao filho: "Eles não têm mais vinho", ao que Jesus responde: "Que tenho eu contigo, mulher? ainda não é chegada a minha hora.". A mãe de Jesus então pede aos servos que façam o que Jesus mandar. Ele ordenou que eles preenchessem os vasilhames com água e tomassem um pouco dela para servir ao presidente da mesa. Após prová-la, e sem saber de onde vinha essa porção, ele congratulou o noivo por não seguir o costume de servir primeiro o bom vinho, servindo-o por último. João adiciona ainda que: "Com este milagre deu Jesus em Caná da Galiléia princípio aos seus milagres, e assim manifestou a sua glória; e os seus discípulos creram nele.".


A transformação da água em vinho durante estas bodas é considerado como o primeiro dos milagres de Jesus.
Aqui João nos faz o relato do primeiro milagre de Jesus, a transformação da água em vinho. Logo após a escolha dos discípulos ( João 1)  Jesus começa um relacionamento com eles levando-os para presenciar um casamento. O que será que os espera neste casamento? Quais são as expectativas dos discípulos para este local? Por que Jesus aceita o convite para este casamento e leva seus seguidores junto?

O casamento era uma cerimonia muito importante na vida social dos judeus. Um evento social que reunia muitas pessoas e que era marcado pela alegria do encontro tão esperado, da noiva com o noivo. Não era incomum que noivo e noiva aguardassem muito tempo para se conhecerem. O momento era muito festivo e não poderia faltar alegria na festa. Não é sem motivo que Jesus escolhe este local para ministrar seu primeiro milagre, sendo também  este o palco de  uma importante lição para os discípulos. 


Faltou o vinho e agora? O vinho era elemento essencial nas festas de casamento, sua falta era um desastre. Maria sentiu-se impelida a tomar uma atitude, ela sabia que Jesus era alguém especial e que não tardaria a manifestar a sua glória e poder ao mundo, por que esse não seria um ótimo momento para isso? Maria  tinha autoridade humana sobre Jesus, enquanto ele não alcançara o tempo determinado por Deus Pai, em que ele estaria assumindo seu ministério terreno. Ela não compreendia com exatidão o tempo que Jesus iria tornar-se livre da autoridade filial em relação à ela, por isso compele Jesus a fazer alguma coisa. 

Porém, é neste momento que Jesus escolhe para deixar claro que, de agora em diante ela estaria subordinada a ele.  Maria entende o recado, coloca-se em posição de obediência e orienta os servos a obedecerem o comando de Jesus, pois era ele agora que comandaria a situação , no seu tempo e de acordo com a sua vontade.

Jesus ordena que coloquem água nas muitas talhas que haviam no local ( as talhas eram muito grandes, sendo recipientes usados para limpeza pessoal). É neste momento que a água depositada nestes recipientes é transformada em vinho de altíssima qualidade.


Por que Jesus operou este milagre? Como já dissemos, numa festa de casamento não poderia faltar alegria, e a ausência do vinho seria motivo de tristeza para o noivo e seus convidados. Era uma boa ocasião para os discípulos aprenderem sobre a autoridade de Jesus, seu poder e sua capacidade de transformar uma simples água num vinho excepcional! Transformar uma dificuldade em uma oportunidade de glorificar a Deus.


Jesus então ordena que levem a água ao mestre- sala ( o responsável pela organização da festa) que fica admirado com a qualidade da vinho. Esse fato é importante para demonstrar que o vinho de Jesus tem uma receita celeste, não é coisa comum, mas algo feito por Deus para mostrar aos homens a superioridade daquilo que Jesus faz. 

Todo milagre de origem divina é feito com o objetivo de ensinar algo aos homens a respeito de Deus . Neste caso, a realização deste milagres levou os discípulos a crer nas palavras de Jesus. Ali estava alguém que eles conheceram a pouco, mas já tinham presenciado um milagre. No capítulo anterior Natanael fora avisado que ele acabaria por presenciar coisas muito grandes, muito maiores do que o milagre de ter sido avistado Jesus muito antes dele mesmo tê-lo conhecido presencialmente. Os discípulos creram em Jesus, acreditaram no que ele falava, no que ele ensinava. Jesus ordenava e as coisas aconteciam, suas palavras tinham autoridade, pois ele conquistou essa autoridade. 

As Escrituras ensinam que Jesus tem poder sobre todas as coisas e nada há que ele prometa que não possa cumprir ou ordene que não possa acontecer. Temos que crer nas Escrituras que são a revelação escrita das palavras de Cristo e de seus discípulos ( por extensão são palavras de Cristo também). Só através da fé herdaremos as promessas que ele nos fez. Assim como os apóstolos,  devemos confiar em Cristo e descansar nas suas promessas, pois ele é poderoso para cumprir tudo que prometeu .




 

Comentários

Blog do Vitor pelo mundo- agora

Total de visualizações

Seguidores