Pular para o conteúdo principal

Amabilidade. Série Fruto do Espírito - Filipenses 4.5


Seja a amabilidade de vocês conhecida por todos. Perto está o Senhor.

Filipenses 4.5



A série Fruto do Espírito continua trazendo um estudo sobre cada uma das importantíssimas virtudes que o verdadeiro servo de Cristo manifesta em sua vida.

Agora vamos falar sobre amabilidade.

Creio que, infelizmente, muitos de nós não conheçamos com profundidade a importância desta qualidade para uma vida cristã digna e feliz. É fácil sairmos à rua e sermos atormentados por qualquer um que esteja num mal dia e nos ofereça um insulto no trânsito. Ou quando chegamos numa loja e não somos nem recebidos com um "bom dia". Isso demonstra como a gentileza anda escassa. Mas também percebemos que a gentileza esta escassez, quando ficamos irados quando uma dessas coisas ocorre e reagimos com raiva.

A amabilidade é a qualidade de ser amável. Uma boa palavra para caracterizar alguém amável é a gentileza. Quem é amável é afável, afetuoso(a), simpático, gentil; 

Você sorri amistosamente com frequência, cumprimenta o caixa do supermercado, dá bom dia na feira, sabe os nomes dos seus vizinhos ? Já abriu a porta do carro para a esposa ou uma senhora de idade, ajudou um idoso com sacolas pesadas, cedeu a preferência para alguém mais necessitado na fila do banco, já ligou para algum amigo apenas para saber como está, se precisa de alguma coisa? Coisas assim são exemplos de amabilidade e partem de um coração cheio de Cristo, um coração amável. A Bíblia está cheia de incentivos para isso:


O falar amável é árvore de vida,

mas o falar enganoso esmaga o espírito.

Provérbios 15.4


Ao servo do Senhor não convém brigar mas, 

sim, ser amável para com todos, apto para ensinar, paciente.

2 Timóteo 2.24


Mas a sabedoria que vem do alto é antes de tudo pura; 

depois, pacífica, amável, compreensiva, cheia de misericórdia 

e de bons frutos, imparcial e sincera.

Tiago 3.17


É muito difícil ser uma pessoa amável. Isto porque o mundo em que vivemos valoriza a força, a brutalidade e a grosseria. As pessoas precisam falar alto para serem ouvidas, elas precisam ter dinheiro ou poder para serem respeitadas. As regras de etiquetas pouco valem para um diretor de empresa, porque ele precisa manifestar um caráter hostil para sentir-se no comando.

Confundimos aspereza com fortaleza, dureza com capacidade de protagonismo e vingança com justiça. Aproveitar todas as brechas para tirar vantagens em cima de outras pessoas, tomar sempre a dianteira na hora de receber benefícios, "atropelar" quem anda devagar na rua, tirar satisfações no trânsito por causa de uma ofensa recebida. Estas coisas podem ser naturais para o povo sem Deus, mas não para nós, elas são características de um caráter pouco amável.

Nossa vantagem está em confiar em Deus e em sua santa e sábia justiça e nunca tomar a iniciativa de vingança por nossas próprias mãos. Ele também abrirá portas sem que precisemos arrombá-las, Ele abrirá o caminho para chegarmos no lugar onde deveremos estar sem precisar passar por cima de ninguém. Não é pela altura da voz que conquistamos respeito, não é pela dureza que vamos gerenciar conflitos e não é sendo vingativos que vamos executar a justiça de Deus.


Perdão e amabilidade

Perdoar com abundância e com facilidade é sinal de amadurecimento espiritual, sinal de amabilidade. Um cristão amável vai precisar perdoar muitas vezes e com muita frequência a falta de amabilidade das pessoas que o rodeiam. O plano de Deus para nossa vida inclui uma grande dose de amor, de tolerância e de capacidade de perdoar, características bem desenvolvidas nas pessoas amáveis. Perdoar alivia nossa tensão, liberta-nos da obrigação de exercer o juízo e a vingança e nos dá uma oportunidade de imitar ao Senhor de maneira muito especial: amando quem não merece ser amado. Paulo fala em Efésios 4.32: "Antes sede uns para com os outros amáveis, misericordiosos, perdoando-vos uns aos outros, como também Deus vos perdoou em Cristo."



Qualidade de vida do cristão amável

Deus deu tanta importância a esta qualidade que distribuiu um benefício extra, para quem se dispõe a aprender a ser amável, gentil. Esse benefício é uma melhor qualidade de vida.

A médica da Universidade de Columbia Kelli Harding examinou o fenômeno em seu livro The Rabbit Effect (O efeito coelho, em tradução livre). Ela diz que a gentileza beneficia "o sistema imunológico e a pressão sanguínea, e ajuda as pessoas a viverem mais e melhor". "É incrível, porque existe uma fonte inesgotável e gratuita deste benefício e não há como exagerar na dose." Leia aqui.



Dicas de atitudes que melhorarão sua amabilidade:


- Ore a Deus pedindo sabedoria para agir com gentileza. Essa é a dica mais importante. Essencial eu posso dizer.

- Trate a todos como gostaria de ser tratado, isso é empatia. Esforce-se para ser bem honesto em seu julgamento.

- Sorria mais e com mais naturalidade, pense o quão bondoso Deus tem sido para conosco e sorria por causa disso, pela sua gratidão pela vida e pela salvação. Sorria porque sorrir ajuda a ver a vida com bons olhos.

- Seja caridoso, tenha atitudes de compaixão e vá em busca de um modo de ajudar os necessitados.

- Não responda amargura com amargura, ofensa com ofensa. Pelo contrário, devolva cordialidade quando lhe oferecerem palavras duras.

- Seja afetuoso. Demonstre que se preocupa sinceramente, com as dificuldades dos outros, se proponha a ouvir atentamente as pessoas que falarem com você. Diga palavras gentis com frequência, mesmo que no princípio pareça um tanto forçado, esse hábito vai moldar o seu coração e fazer você amar mais.

- Leia a Bíblia e siga a risca os muitos conselhos de Jesus e do apóstolo Paulo a esse respeito, você vai se surpreender com quantos conselhos eles dão neste aspecto.



Fontes

https://www.bbc.com/portuguese/geral-50396131

https://www.bibliaon.com/amabilidade/


Comentários

Blog do Vitor pelo mundo- agora

Total de visualizações

Seguidores