Pular para o conteúdo principal

A fortaleza da longanimidade. Série Fruto do Espírito

  O que é Longanimidade



O Senhor não retarda a sua promessa, ainda que alguns a têm por tardia; mas é longânimo para conosco, não querendo que alguns se percam, senão que todos venham a arrepender-se.
2 Pedro 3.9
A Longanimidade é a virtude de alguém que possui a grandeza de ânimo, uma disposição para resistir às contrariedades  sem perder paciência e a resignação. O Longânimo é alguém "vagaroso em irar-se", que possui a capacidade de evitar agir rapidamente por vingança ou retaliação. Ele também não se frustra com rapidez, mas espera o tempo passar para tomar uma decisão sábia.

A longanimidade é um fruto do Espírito e está intimamente ligada a paciência, ela porém  designa algo ainda maior que a paciência. Paciência, humildade, docilidade, amor. Juntamos tudo isso e temos essa virtude tão importante. Lemos sobre a união destas virtudes aqui em Efésios:

Sejam completamente humildes e dóceis, e sejam pacientes, suportando uns aos outros com amor.
Efésios 4.2
Sendo que estas virtudes,  unidas trazem uma perfeita sintonia com o significado da palavra longanimidade na Bíblia.
Paciência, humildade, docilidade, amor


Deus é o melhor e mais perfeito exemplo de longanimidade.


Percebam o quanto Deus foi longânimo desde o Éden. Quando Adão e Eva pecaram, Deus não os matou imediatamente, mas permitiu que vivessem ainda mais algum tempo nesta terra. Deus foi paciente com Jacó, com Abraão,  também tolerou o maligno rei Saul, mesmo depois dele ter falhado miseravelmente como rei de Israel. O Senhor esperou que se passassem 40 anos para passar o reinado a Davi, o rei segundo o coração de Deus.

Maior longanimidade ainda Ele demonstrou com Israel no deserto, e também depois quando eles adentraram na terra prometida. Quantas vezes eles pecaram, se arrependeram e foram perdoados, antes que o Senhor decidisse enviar um juízo definitivamente mais pesado sobre eles?

Nosso Deus também é compassivo conosco, não nos punindo ou castigando por todos os deslizes ou falhas que cometemos, muitas vezes aguardando que nos arrependamos e mudemos de atitude.
Se Deus é paciente para com as nossas fraquezas e falhas, por que não seríamos nós também  pacientes para com nossos irmãos?

A intolerância aos dissabores e frustrações da vida   é um sinal claro de que precisamos cultivar este fruto em nosso dia a dia.  Através dele o  Espírito Santo nos traz  verdadeira segurança, paz e serenidade de ânimo.


A longanimidade é uma fortaleza.


Ao contrário do que possa parecer, a longanimidade não tem nada a ver com fraqueza. A pessoa que possui essa virtude possui uma verdadeira fortaleza que a abriga nos dias mais angustiantes e tenebrosos da vida. 

As tempestades do coração são terríveis, podem fazer desabar toda nossa estrutura emocional e nos deixar em frangalhos. A longanimidade  nos guarda contra estas tempestades. Existem furacões terríveis, que surgem quando um sentimento negativo invade as fronteiras da nossa mente. Ali eles varrem tudo, arrebentam as barreiras da nossa alma e nos tornam vulneráveis e frágeis perante os ataques do Diabo. Precisamos nos abrigar destes sentimentos, precisamos estar em um lugar seguro. Dentro desta   fortaleza conseguimos avançar muito longe na nossa vida espiritual e nos proteger de muitos desastres. A longanimidade  provê um repositório de ânimo quando precisamos dele no dia a dia.

É claro que desfrutar sempre desta fortaleza é humanamente impossível. Como preservar o ânimo e a disposição quando somos ofendidos? Quando somos humilhados, quando perdemos a saúde, o emprego, esposa, pais ou filhos?

Essa fortaleza é construída pelo Espírito Santo em nós. Ele age nos moldando para sermos pacientes, dóceis, humildes e amorosos, e assim termos sucesso na nossa jornada com Cristo.
Precisamos aprender a desenvolver essa virtude em nós, buscar em Cristo a força para obtermos muita longanimidade para o dia a dia.
Paciência, humildade, docilidade, amor





Comentários

Blog do Vitor pelo mundo- agora

Total de visualizações

Seguidores