Pular para o conteúdo principal

Um novo templo no Natal



Um novo templo foi construído no Natal. Um templo  maravilhoso que mudou nossa perspectiva de adoração.

O que é um templo?


O templo é uma construção extremamente importante ,na antiguidade  ele servia como ponto de referência para que o povo pudesse manter contato com seu Deus. Era um lugar especial, sagrado, separado do uso comum e coberto daquilo de mais precioso com que os homens poderiam honrar o seu Deus, ouro , prata, pedras preciosas, madeiras e tecidos caros, construído para que o homem pudesse celebrar sua religiosidade. O templo era como uma ponte, e   servia de ligação dos céus com a terra, divino e terreno. 
A visão da escada de Jacó ilustra bem esse ponto. O patriarca Jacó teve uma visão em que desciam e subiam anjos através de uma escada que ligava os céus com a terra. Por isso chamou o local de Betel, que significava casa de Deus. A Escada de Jacó é  mencionada na Bíblia  em Gênesis 28,11-19.



Porque o povo precisava de um templo?


O povo precisava de um templo, para viver a sua religião, para sentir sua ligação com seu Deus. Mas um povo escravo não tinha direito a templo.  O povo de Israel ficou no Egito como escravo 400 anos sem um templo. Quando liberto da escravidão, foi ao deserto do Sinai onde Moisés recebeu a planta de um tabernáculo, ou seja, um templo móvel que o povo de israel transportaria pelos próximos 40 anos em que peregrinaria até a Terra Prometida. 
Este tabernáculo foi substituído quando chagaram lá. Salomão, Rei de Israel, foi escolhido para edificar o primeiro templo na cidade de Jerusalém.

Este Templo foi destruído pelas nações estrangeiras quando levaram o povo de israel para o cativeiro. Este templo foi reconstruído  e destruído novamente no ano 70 depois de Cristo  e depois  disto nunca mais ser reconstruído.

os judeus não compreenderam o projeto de Deus quando Jesus nasceu em Belém da Judéia. Era um mistério para eles. Mas O senhor estava preparando tudo de maneira gloriosa. Jesus era o Deus homem a ponte que ligava os céus com a terra. Jesus nascido em Belém era o Filho de Deus que se encarnara e tomara a forma humana para que nunca mais fosse necessário que construíssemos templos e edifícios para que pudéssemos nos encontrar a Deus. Ele queria estar em nós, habitar em nossos corações. Ele desejava morar em cada homem e mulher que cresse em seu filho amado Jesus Cristo.

O Soberano do Universo não deseja se manifestar em um prédio de pedras, areia e cimento.  O único caminho até Deus, a escada que liga Deus aos homens , a ponte para a eternidade, a casa do Altíssimo entre os homens, é seu Filho feito homem. Aquela criança nascida numa manjedoura em Belém a  2 mil anos atrás redimiria a humanidade inteira.  Cristo é o Templo construído no primeiro Natal que a humanidade teve conhecimento.



Como nos relacionamos com esse Novo templo?

 Nosso templo é o Corpo de Cristo. Nós somos o corpo de Cristo, nós que nele cremos e o Confessamos como Salvador. Nós somos Igreja e povo Santo de Deus. A Igreja é o corpo de Cristo, hoje no mundo. 
Na sua morte e sua ressurreição o pacto eterno que redimia o homem dos seus pecados foi concretizado, o homem, que jazia sob a escravidão do pecado foi liberto.
Estamos agora confiados nesse novo relacionamento , que não necessita de prédios ou construções humanas para ser estabelecido. Nosso próprio corpo é agora o centro de nosso relacionamento com o Senhor. No Natal foi construído um novo templo, um novo lugar  onde sabemos que vamos encontrar nosso Deus: 
Cristo nascido de mulher, filho Unigênito de Deus habita no coração do seu povo. 
Celebre seu Natal nesse novo Templo.

Comentários

Blog do Vitor pelo mundo- agora

Total de visualizações

Seguidores