Pular para o conteúdo principal

A Paz.. Série Fruto do Espírito. Filipenses 4.7


E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará os vossos corações e os vossos pensamentos em Cristo Jesus.
 
Filipenses 4.7

A paz é o terceiro aspecto do fruto do Espírito. A Paz (do latim Pax, ou Pacem = Absentia Belli, ausência de violência ou guerra). A Paz que vamos tratar,  vem de Cristo, e é um estado da alma que se encontra segura e repousada, inabalável, independe absolutamente das circunstâncias.

Há quem tenha uma vida abastada, cheia de recursos, tenha familiares bem arranjados, saúde, uma vida admirável em muitos pontos de vista, mas mesmo assim não tenha esta paz.
Há outros  que  tem muitas dificuldades financeiras, saúde precária, familiares envolvidos com drogas, criminalidade, e mesmo assim conseguem  manter-se em paz. Isso até parece um pouco estranho mas não é. 
Você que conhece a Bíblia conhece alguém que teve esta paz maravilhosa, independente das circunstâncias. Se você não lembra, recordo do apóstolo Paulo, o grande pregador dos gentios, vejamos o que ele diz:

Sei estar abatido, e sei também ter abundância; em toda a maneira, e em todas as coisas estou instruído, tanto a ter fartura, como a ter fome; tanto a ter abundância, como a padecer necessidade. Posso todas as coisas 
em Cristo que me fortalece.  
Filipenses 4.12,13


Posso todas as coisas naquele que me fortalece!
Essa é uma frase maravilhosa não é? 
Paulo podia enfrentar qualquer adversidade, também sabia usufruir qualquer benefício, confiando apenas em Deus. Não se orgulhava demasiado, confiando na prosperidade, nem se lamentava demais, por causa da escassez. Paulo sabia enfrentar qualquer situação como mesmo estado de espírito, ele era de ânimo inabalável. Sua mente não corria desesperada de um lado para o outro a procura de respostas para seus problemas, mas estava sempre aquietada e segura, dependendo exclusivamente da divina provisão. Realmente isso é paz.

Mas como sabemos, este tipo excelente de tranquilidade só pode ser algo de Deus, um dom precioso dos céus. Paulo não nasceu assim, e também não conquistou essa graça pelo seu esforço. Deus lhe concedeu essa paz. Você também pode tê-la, ela é fruto do Espírito.

Essa paz é um sentimento muito especial, muito acima do que os homens costumam apresentar. Essa paz é consequência de uma vida de intimidade com Cristo, de confiança em sua proteção. Só tem essa paz quem está com o coração e a mente repousada nas promessas da Palavra. O mundo carece muito desta paz, pois anda ansioso e freneticamente preocupado, com a vida, com a saúde, com a estabilidade financeira.

Não é possível ter essa qualidade de paz sem que tenhamos sido reconciliados com Deus. A humanidade longe do equilíbrio proporcionado pela  presença do seu criador, jaz constantemente em guerras e conflitos. O mundo está em guerra permanente e declarada contra o Senhor e seus mandamentos. Essa rebelião é o motivo da falta paz no coração das pessoas. As pessoas precisam conhecer a Cristo para ter acesso a verdadeira e pura paz que vem dos céus.



Tendo sido, pois, justificados pela fé, temos paz com Deus, por nosso Senhor Jesus Cristo;
Romanos 5.1


É preciso olhar na perspectiva correta, as pessoas não estão apenas em guerra uma contra as outras, estão em guerra contra Deus e sua lei. Jesus Cristo propiciou uma reconciliação, tornando-nos aceitáveis novamente diante de Deus. Agora podemos gozar a verdadeira paz, que excede todo entendimento, paz que excede as circunstâncias.
A pomba branca é o símbolo universal da paz, pois ela aparece na Bíblia como parte do ritual de purificação de pecados, efetuado no Antigo Testamento. Assim como o cordeiro, a  pomba não poderia ser malhada ou doente, deveria ser perfeita, sadia  e branca. A pomba aparece também na história de Noé,  como sinal de que Deus já havia afastado o seu juízo da humanidade, as águas do dilúvio haviam baixado.

E a pomba voltou a ele a tarde: e eis arrancada uma folha de oliveira no seu bico; e conheceu Noé que as águas tinham minguado sobre a terra.  
Gênesis 8.11

Cristo, o cordeiro alvo e imaculado de Deus, é o fim da separação entre o Altíssimo e a Humanidade causada pelo Pecado Original, é o fim das guerras, fim das agressões.  O Espírito Santo, que habita no coração do salvo em Cristo, nos dá a paz, a verdadeira e pura paz. Ele nos dá certeza de que o juízo de Deus não mais repousa sobre nós. Essa paz designa um estado de espírito isento de ira, de desconfiança e - de um modo geral - de todos os sentimentos negativos. Ela é caracterizada por um estado de espírito, onde o ser se encontra equilibrado e sereno, com isso, encontrando a sua plenitude, tranquilidade e satisfação.

Comentários

Blog do Vitor pelo mundo- agora

Total de visualizações

Seguidores