Pular para o conteúdo principal

A grande bagunça mental. Salmo 119.148

Fico acordado nas vigílias da noite, para meditar nas tuas promessas. Salmos 119.148



Uns preferem tomar  banho de manhã, outros preferem  à noite, outros tomam de manhã e de noite. Num país quente como o Brasil, não se pode passar um dia sem pelo menos um banho sob o risco de ter a saúde prejudicada. Da mesma forma, não se pode passar nem um dia sem meditar nas Escrituras, sob o risco termos nossa saúde espiritual prejudicada. Na verdade a Palavra de Deus nos dá um banho mental, tira aquela montanha de sujeiras acumuladas durante o dia. 
E no que essas sujeiras se tornam se não forem retiradas?  Uma grande bagunça mental. Lixo e mais lixo enchendo a nossa cabeça.

No versículo anterior ( 147) o salmista diz que mesmo ao amanhecer ele já está orando, batalhando em sua intercessão ao Senhor. Agora no versículo 148 ele está dizendo que adentra a noite meditando na Palavra. Preste a atenção no padrão do salmista, é um padrão incrível! Começa o dia orando e termina lendo a Palavra,ótimo de ser imitado. Interessante para colocar as coisas em ordem dentro de nossa cabeça. 

Nós precisamos deste momento de leitura. Só Deus mesmo para entender quanta tranqueira acumulamos durante o dia inteiro. Precisamos de um belo banho. Além do banho mental, a meditação bíblica coloca nossa cabeça em ordem de novo., organiza nossa mente. Todos os dias saímos para a vida aí fora, uma vida cheia de percalços e de desilusões,  há toda sorte de conflitos, cobranças, e assuntos mal resolvidos. Um turbilhão de emoções e sentimentos que borbulham diariamente em nossa cabeça. Por isso o salmista ficava acordado até tarde meditando na Palavra, ele precisava de ordem, todos precisamos de ordem. Ordem nas emoções. 

A modernidade faz com que tenhamos vidas aceleradas, um corre, corre daqui, outro dali e não paramos nunca para pensar. Isso gera uma desordem gigantesca na nossa mente. Vamos corrigir isso.
Preste a atenção na ordem dos verbos. 1º Parar, 2º Ler, 3º Meditar. 

Pare 
Sua vida é bem mais que seus afazeres, ela tem um sentido e uma orientação. Pare! Olhe pra cima, é lá que está o sentido e a orientação.Desconecte-se do mundo.


Leia
 A mente nunca fica vazia, por isso é preciso preenchê-la com bons pensamentos.   Conecte-se na leitura  da Palavra. Só ela coloca as coisas em ordem, só através dela as coisas fazem sentido. 

 Medite
Só através da conhecimento da Palavra nos tornamos saudáveis mentalmente. Ela arruma a bagunça que existe em nossa cabeça. A leitura  sozinha não resolve nada se não vier acompanhada da devida meditação no texto. Você precisa entender, contextualizar e aplicar o que leu à sua vida. Só assim as Escrituras vão poder direcionar e ordenar a sua vida. 


 Vamos de novo.

1º Parar. 2º Ler. 3º Meditar.
Perdemos tempo, foco e energia porque nossa mente insiste em grudar em informações desnecessárias porque há muita coisa na mente que precisa ser descartada e não é, e muita coisa que precisa estar lá e não está. Então pegamos nossas "tranqueiras mentais" e ruminamos, lapidamos como se fosse uma joia preciosa e no fim nos damos conta de que esses pensamentos eram só porcarias estragadas. Dentro da nossa cabeça existe uma guerra em que vários pensamentos lutam por nossa atenção exclusiva. A luta é desesperadora e confusa, gerando dor e confusão. Por isso é preciso tomar consciência deles, parar, refletir e meditar na Bíblia, diariamente, para que nossa mente não seja dominada por pensamentos maus. É preciso limpar a bagunça da mente e adquirir pensamentos bons e abençoados!
Precisamos de tempo, de calma, de paz!

Mais uma vez!

1º Parar. 2º Ler. 3º Meditar. 
Não se pode relaxar, há a urgente necessidade de meditar nas Escrituras, pelo menos uma vez ao dia. 

Comentários

Blog do Vitor pelo mundo- agora

Total de visualizações

Seguidores