Pular para o conteúdo principal

Ouro 9999. A riqueza da repreensão.



Como brinco de ouro e enfeite de ouro fino é a repreensão dada com sabedoria a quem se dispõe a ouvir. 
Provérbios 25.12



Uma barra de ouro puro é caríssima. Ouro mais puro é o de  24 quilates, quanto mais próximo do 24, mais fino e caro ele se torna. Como é praticamente impossível o ouro ter uma pureza completa, o teor máximo é de 99,99% e assim chamado de ouro 9999. Impróprio para fabricação de joias por ser muito maleável. Mas imagine  uma joia cuidadosamente lapidada a partir desta barra. Assim é que creio ser o ouro fino para o autor de Provérbios. Ele faz uma bela comparação entre a joia fina de ouro e a repreensão.

Por que motivo detestamos tanto uma repreensão se ela é tão valiosa  assim? Será que sabemos avaliar corretamente o valor dela?
Fato é que quase ninguém gostar de ser repreendido é porque ela atinge em cheio uma parte muito sensível de todos nós: o orgulho.

Para receber uma crítica é preciso aceitar que você não está sempre certo, que  erra, que não somos perfeitos e que podemos melhorar. Não somos donos da verdade. E isso exige que afastemos de nós o orgulho.

Mas não é qualquer repreensão que se pode comparar a um tesouro fino. O autor inspirado está falando da boa repreensão, aquela que é oferecida  com sabedoria. Dois pontos a considerar para uma  repreensão sensata.

1 -  Não é de qualquer modo que se corrige alguém. Há um modo certo, um momento adequado. Não se corrige alguém com ira, do contrário a pessoa não poderá  aproveitar a instrução. Não se corrige com espírito orgulhoso, ou senso de superioridade ( o famoso "tom professoral"), pois isso  é muito desagradável.  


2 - Não é qualquer pessoa também que merece ser corrigida. O tolo não merece ser corrigido pois desprezaria a repreensão. Há pessoas que nunca aceitam uma sugestão, estão sempre cheias de si, e muitas vezes cometem  erros sem dar-se conta deles. São orgulhosos e irritáveis.  Se você o admoestar com certeza será ridicularizado e ofendido.  Se o corrigido for um orgulhoso, ficará irritado, ofendido e magoado e logo desprezará o auxílio. Ele é o ignorante  que evitará a correção.   O homem sábio evitará aconselhar o tolo que age assim.

O  melhor caminho é o da sabedoria, quem a possui sabe  apreciar a correção como uma bênção, uma oportunidade de melhoria, de evolução e aperfeiçoamento. Deste modo, um homem sábio quando percebe que alguém está agindo errado, vai até ele e, com gentileza o corrige, assim ele estará sendo uma bênção para aquele que necessita de correção. 

Para a correção ser uma bênção ela precisa ser dada da maneira certa para a pessoa certa. 
Por isso é importante que nós  sejamos as pessoas que amam a disciplina e a correção. Parece difícil, mas não é tanto. É preciso insistir neste comportamento. Leia  mais alguns trechos de Provérbios, eles estão cheios de recomendações como esta. 
Vamos ler:

 
Todo o que ama a disciplina
    ama o conhecimento,
mas aquele que odeia a repreensão é tolo.
Provérbios 12.1


Quem ouve a repreensão construtiva
    terá lugar permanente entre os sábios.

Provérbios 15.31 
 

   Quem recusa a disciplina
    faz pouco caso de si mesmo,
mas quem ouve a repreensão
    obtém entendimento.

Provérbios 15.32 


Quem acolhe a disciplina
    mostra o caminho da vida,
mas quem ignora a repreensão
    desencaminha outros.
Provérbios 10.17 

Quem despreza a disciplina
    cai na pobreza e na vergonha,
mas quem acolhe a repreensão
    recebe tratamento honroso.

Provérbios 13.18
 


Aprenda na Bíblia: Grandes homens de Deus aceitaram a repreensão e foram abençoados por isso.  Davi, foi repreendido, aceitou a correção e foi restaurado (2 Samuel 12.1-15). O apóstolo Paulo repreendeu Pedro por sua hipocrisia  (Gálatas 2.11-14). Até o terrível rei Manassés, ao ser repreendido duramente por Deus, arrepende-se, muda de atitude e é restaurado ( 2 Crônicas 33.1- 16).


Por isso que quem deseja receber conselhos deve se abrir para recebê-los. Transformar uma atitude defensiva,  numa atitude positiva, que procura a correção. O tolo, pelo contrário,  foge da disciplina.
 
Aceitar a correção de um homem sábio é como aceitar um presente inestimável, por isso aproveite quando um irmão mais sábio, mais vivido, mais experiente te oferecer uma repreensão. Não fuja, receba o presente, do contrário você agirá como um tolo fugindo das riquezas.




Comentários

Blog do Vitor pelo mundo- agora

Total de visualizações

Seguidores