Pular para o conteúdo principal

A sabedoria não mora solitária. Provérbios 18.1




 

O solitário busca seu próprio interesse e rebela-se contra

 a verdadeira sabedoria. Provérbios 18.1

 

 

Quem é o solitário? De quem o autor está falando? que tipo de solidão é essa?

 Este versículo trata  daquele que não nota as necessidades dos outros, que não se importa com o mundo que o cerca e nem interage com ele. Ume pessoa misantropa, ou seja,   aquele que prefere a solidão, não tem vida social, não gosta da convivência com outras pessoas; É o tipo de pessoa que se isola de tudo e de todos e que pensa que não precisa de ninguém, nem de família, nem de amigos, nem esposa, esposo ou filhos. Ele se basta, ele é autossuficiente.  

É evidente que esse texto não está fazendo defesa do casamento necessariamente, pois existem pessoas que se casam apenas para satisfazerem seus desejos egoístas e não realmente para se relacionarem de modo saudável e significativo. Por outro lado, há solteiros por opção que são extremamente bem relacionados e vivem de forma feliz.

 Então que tipo de solidão prejudicial é essa?

O ser humano tende a desenvolver um senso de autossuficiência e egoísmo. Estamos vivendo num tempo que as pessoas estão cada vez mais conectadas e , ao mesmo tempo, cada vez mais isoladas. Elas estão desaprendendo a conversar naturalmente, estão sempre focando a rapidez. Elas só querem gastar seu precioso tempo naquilo que realmente as interessa de imediato. O clique no Facebook, a curtida no Instagram, a troca de mensagens curtas e objetivas no WhatsApp, sem falar nas outras inúmeras redes sociais. A pessoa ilude-se que pode se  satisfazer com estas coisas,  assim, só busca o contato com outra pessoa quando precisa de algo que ela possa obter dela. Ou seja, o convívio natural e humano, desinteressado está se deteriorando de maneira assustadora. É uma solidão imensa, um mar de solidão, mesmo vivendo em plena  era da comunicação digital.

Há muitos que dizem que  viver em solidão é uma bênção, que ficar só em casa, de boa, incomunicável pode ser bom, que a gente pode ser feliz sozinho. Percebam, isso é o que a sociedade diz, não o que Deus diz. Bíblia nos ensina o contrário, ensina que o homem não se basta e não foi criado para viver isolado, como se fora uma ilha.  

Então o Senhor Deus declarou: "Não é bom que o homem esteja só; farei para ele alguém que o auxilie e lhe corresponda". 

Gênesis 2.18  

Muito citado em cerimônias de casamento, esse texto traz em seu bojo um ensinamento claro: Deus não criou o homem para viver isolado. Ele lhe constituiu família, para que se reproduzisse, povoasse a terra, e assim pudesse ter filhos, netos, mais tarde teria pais, irmãos, amigos, primos, vizinhos, ou seja, uma sociedade. 

Voltamos ao mesmo ponto. Nem sempre os solteiros são solitários. João Batista era solteiro e tinha seus discípulos, não estava só (Marcos 1.4-11 ). Jesus da mesma forma, tinha seus seguidores. Elias, um exemplo de profeta solitário, sentiu-se aflito, angustiado e sozinho, Deus separou Eliseu para que o pudesse servir, ser ensinado e servir de companhia ( I Reis 19.19). A amizade entre os profetas Elias e Eliseu ajudou Elias a enfrentar  as dificuldades da sua vida. Eliseu também teve seu discípulo Geazi. E assim todos os homens de Deus ou viveram em sociedade ou tiveram companhia na sua jornada. 

Nosso Senhor deseja  que o ser humano viva em comunidade. Para isso nos dotou com grande capacidade de comunicação, como a nenhum outro animal. Nós precisamos de contato humano, e quem não reconhece isso rebela-se contra a verdadeira sabedoria. Mais do que isso, a pessoa que vive isolada, vive para si, para seus desejos egoístas, está longe de agradar a Deus, está longe da verdadeira felicidade. 

É na convivência que aprendemos sobre as necessidades dos nossos semelhantes e como podemos servir melhor uns aos outros.  

O melhor argumento contra a solidão está no próprio Jesus. Ele    constituiu uma Igreja aqui, uma comunidade de salvos que se ajudam, que se servem uns aos outros, que se consolam, que se admoestam e que se animam, são edificados através desta bendita comunidade. O Espírito nos guia a viver em comunhão. ( I Tessalonicenses 5.11) 

A solidão exacerba o individualismo, que  é uma porta aberta para todos os tipos de males. Esse individualismo é irmão gêmeo do egoísmo.  Quem é sábio fugirá do egoísmo. Leia  o que o apóstolo Tiago nos ensina: 

Pois onde há inveja e ambição egoísta, aí há confusão e toda espécie de males. 

Tiago  3.16  

O nosso Deus não é solitário, desde a eternidade Ele é Pai, Filho e Espírito Santo, ou seja, a Trindade é a maior prova do valor intrínseco da comunhão. Deus deseja que nos relacionemos, especialmente com sua Igreja e com os salvos. 

É por isso que esse isolamento é extremamente prejudicial à vida cristã. Se queremos imitar a Cristo devemos fazer como ele, que esteve sempre rodeado de amigos além de sua própria família. É claro que Jesus teve seus momentos de solidão, onde se retirava sozinho para passar algum momento em oração. Isso também é importante. Um tempo a sós com Deus. Mas esses momentos são ilhas e não continentes da vida cristã. Precisamos deles,  e precisamos também da comunhão com nossos irmãos e de convivência social e humana. 

Aprenda com a Bíblia. A sabedoria não mora solitária.

 

Comentários

Blog do Vitor pelo mundo- agora

Total de visualizações

Seguidores