Pular para o conteúdo principal

Sentindo Deus.Ex 33.14-15




Respondeu-lhe: A minha presença irá contigo, e eu te darei descanso. Então, lhe disse Moisés: Se a tua presença não vai comigo, não nos faças subir deste lugar.  
Êxodo 33.14-15.
  
O que seria essa sensação da presença de Deus. Como poderíamos sentir a presença de Deus?
Sabendo que Deus é onipresente ( está em todo o lugar ao mesmo tempo) seria impossível não sentir permanentemente sua presença, afinal ele está sempre junto a nós. 
O fato de não sentirmos é por que não conseguimos notar a implicação de estar permanentemente diante da divindade. Em outras palavras, como seria NÃO sentir a presença de Deus, visto que ela está por toda a parte?

Vamos por partes. Sentir é algo que vem das sensações, é algo físico, material. As  sensações são impressões que a realidade deixa em nossos sentidos. Vemos algo, tocamos, cheiramos, ouvimos, degustamos e logo percebemos a realidade de sua existência. Mas Deus não pode ser sentido desta forma, visto que é Espírito ( João 4.24). E espírito não se vê, toca,   cheira,  degusta e não se ouve.
Então como podemos perceber a existência deste espírito?

Há muitos que julgam que sentir um arrepio na pele é sentir Deus. Outros que meditar é encontrar a presença de Deus. Outros afirmam que chorar durante uma pregação, ou se emocionar lendo a Bíblia seria encontrar a  presença de Deus. Alguns diriam que entrar em contato com a natureza é entrar em contato com Deus. 
Tudo isto é interessante, pode ser canalizado de forma positiva, mas não traduz claramente o que significa desfrutar da presença do Altíssimo.  Por isso muito cuidado, não se pode fazer uma regra sobre como um sentimento, ou   emoção pode significar  a presença de Deus. Se Deus está em todo lugar, não faz sentido colocar regra para perceber sua presença.
Por isso, sentimos de verdade a presença de Deus quando tomamos consciência de sua realidade permanente ao nosso redor. Quando pensamos " Uau , realmente Deus está aqui e está em todo lugar" , isso muda a forma como interpretamos sua presença.
Essa tomada de consciência é libertadora, por que assim não precisamos ficar presos a uma regra que nos diga: " se você não sentir um arrepio não é Deus", ou se você não chorar durante a pregação não sentiu Deus". Estas são regras humanas, inventadas por homens e , portanto,  não são diretrizes bíblicas. 
Eu posso sentir a presença de Deus caminhando em uma estrada no interior, ou num carro dirigindo na capital, num elevador, ou num estábulo, tomando banho ou almoçando. Não há limites para experimentarmos sua presença, basta  prestarmos a atenção e tomarmos consciência de sua realidade!


Há porém um modo diferente de experimentarmos a presença de Deus, é esse o modo que Moisés vivenciou no deserto, essa é a presença que orienta, que dá paz e que traz conforto. Não é a mesma presença que os egípcios experimentaram. Para estes a presença do Senhor foi fogo, foi juízo, destruição e justiça.
 Para Israel, o mesmo Deus  foi livramento, foi vitória e foi alegria.  Eles tinham um guia, Moisés e este guia estava tomado pela presença gloriosa de Deus. Para o ímpio Deus se manifesta em juízo, destruição e vingança,  para o justo em salvação, paz, conforto e satisfação.


É também neste sentido, buscando o Deus bondoso,  que , mais tarde, cantou  o salmista:

 O SENHOR está junto de todos aqueles que invocam seu Nome, de todos que clamam por sua presença, com sinceridade. 
Salmos 145.18

Assim como Moisés precisava da direção do Senhor para guiar o grande povo no Egito,  desta mesma forma  que precisamos ser guiados  por Ele hoje.  O salmista nos deixa o ensinamento: precisamos clamar por sua presença com sinceridade, só assim seremos atendidos.Apreciamos  um sentido especial em que ele parece estar perto de nós; em que ele se manifesta a nós; em que o Senhor se faz evidente à nossa compreensão. Também precisamos deste tipo de presença divina em nossa vida. 





Comentários

Blog do Vitor pelo mundo- agora

Total de visualizações

Seguidores