Pular para o conteúdo principal

Somos movidos para a glória e pela glória. I Coríntios 1.31



  Para que, como está escrito: Aquele que se gloria, glorie-se no Senhor.   I Coríntios 1.31



Sabe por que  Paulo nos ordena enfaticamente a  "gloriar-se no Senhor"? É porque gloriar-se em outra direção é um grande erro, perigosíssimo erro.  É preciso cuidado.
Glória é grandeza, beleza, magnificência, prestígio, honra, poder. O Senhor  é único a quem tudo  isso pertence.   Precisamos da glória, não da nossa, mas da glória de Deus sobre nós. Somos movidos para a glória e pela glória.

O homem é naturalmente disposto a gloriar-se, empenha-se profundamente nisso, todos os homens. Todos desejam gloriar-se, desejam contar sobre si mesmos coisas boas e positivas que os elevem. E gostam também de ouvir algo bom sobre si mesmos., quem não gosta? Seria falsidade minha dizer que isso não me agrada, pois é bom me sentir útil, valioso, especial. O problema é que isso pode rapidamente ser transformado em pecado em nosso coração. Deus abomina o orgulho e o coração altivo. Nenhum pecado é tão radicalmente oposto à natureza divina do que o orgulho.  Quem é o homem perto de Deus para arrogar algum direito à honra, poder ou prestígio?

Ora, o orgulho é um pecado e todos os pecados são desvios de coisas legítimas que Deus nos deu para nosso prazer e satisfação. Alguns exemplos: A luxúria é o desvio do desejo sexual do marido para com sua esposa, a gula é o desvio do desejo por sentir-se bem alimentado, a avareza é um desvio do desejo legítimo de prosperar e assim todos os pecados são causados por desvios e exageros de desejos naturais corretos.

O anseio por ser reconhecido, valorizado e amado é um desejo correto, mas não podemos exagerar nisso. Este anseio pode tornar-se  nocivo, a ponto de gerar em nós uma faísca de vaidade. Da vaidade nascem o desejos por poder, por fama, por status que são perniciosos e nos levam mais para baixo, nos afastando de Deus.

Como já entendemos, o homem naturalmente tem fome e desejo de gloriar-se e não deveríamos insistir para que ele subtraia este desejo natural, mas insistir para que  canalize-o para o local certo. Paulo é enfático ao afirmar que devemos procurar nos gloriar unicamente em Cristo, conscientes que temos muito valor e muito potencial para agirmos  em busca da glória de Deus neste mundo. Isso significa que não devemos menosprezar nossas virtudes,  nossas conquistas e êxitos, não devemos distorcer a nossa autoimagem. Tudo que eu tenho é bom, pois veio de Deus.

Em que devo gloriar-me? 
Em ser um eleito, um escolhido por Cristo para a vida eterna. Eu devo me rejubilar por isso. Em ter muitos dons, potenciais e talentos para produzir muitas coisas para a glória de Deus.


Por que devo gloriar-me?  
Porque quando nos gloriamos em Deus estamos nos fortalecendo para a vida, edificando nossa personalidade e frutificando para glória do Senhor. O mundo precisa saber que a Igreja faz a diferença no mundo, que somos ativos e cheios de virtudes, e só somos assim quando estamos cheios do poder do Espírito Santo. Então devo gloriar-me  ao espelhar os ensinamentos de Cristo. Isso é ser movido pela glória e para glória.

Comentários

Blog do Vitor pelo mundo- agora

Total de visualizações

Seguidores