“O
Espírito do Senhor está sobre mim, porque me ungiu para pregar o
Evangelho aos pobres. Ele me enviou para proclamar a libertação dos
aprisionados e a recuperação da vista aos cegos; para restituir a
liberdade aos oprimidos, e promulgar a época da graça do Senhor”
Lucas
4.18,19
A
Igreja sempre teve a responsabilidade de anunciar o Evangelho,
cumprir esta vocação é essencial para a vitalidade espiritual do
povo santo. A pregação é o meio pelo qual o plano divino é
revelado aos homens, ela é a manifestação do poder de
Deus para destruir as fortalezas mentais nos homens que se levantam
contra o conhecimento de Deus. O homem não compreende sozinho os movimentos de Deus na história, por isso, a principal fortaleza é a incredulidade, e o Kerygma veio destruir estas fortificações pelo poder de Cristo.
No
período do Novo Testamento a esperança dos judeus era que o Senhor
estabelecesse com Israel um reino político, econômico e monárquico, no
intuito de renovar a glória dos israelitas. Um Reino que traria
novamente a glória dos tempos de Davi. Para isso esperavam um
Messias, o escolhido de Deus que reinaria sobre Israel e venceria
todos os adversários com seu poder. Cristo veio como o Messias, mas não como Messias
político, mas como Servo Sofredor (Isaías 52 e 53). Este servo iria
estabelecer uma Nova Aliança, em que culminaria com a salvação dos
que cressem. Os apóstolos pregaram isso, era uma pregação poderosa, uma pregação de
libertação, de vitória, mas bem diferente daquilo que os judeus esperavam. O Evangelho estava a reconciliar o homem com seu
Criador, de uma forma incompreensível para o homem corrompido.
Então percebemos que a conversão não pode acontecer sem que a pregação poderosa do
evangelho aconteça. É pela pregação que o Reino de Deus
irrompe na história, atravessa as fortalezas e rende os corações dantes impenitentes. É pela pregação que as pessoas são libertas
das algemas do pecado. O Reino de Deus é expandido com a proclamação
do Evangelho da Reconciliação. O Senhor do Universo se reconcilia com o homem através da mediação de Cristo. Preste a atenção, o Reino é o tema mais importante do
ministério de Jesus, e ele é proclamado pela Palavra do Evangelho.
Pregação
é Kerigma, e não qualquer pregação,
na verdade o Kerygma é a Pregação , ele é o conteúdo essencial e
indispensável do anúncio salvífico. Entre os estudiosos da Bíblia, o termo passou a significar o núcleo da tradição oral da igreja primitiva sobre Jesus. A igreja apostólica agregava multidões
por meio da proclamação do evangelho, através dele as pessoas eram impactadas
pelo poder de Deus. Pedro numa de suas poderosas preleções
alcançou 3 mil almas para Cristo;
Não há Kerygma se não houver anúncio.
Kerigma
(do grego: κήρυγμα, kérygma) é uma palavra usada no Novo
Testamento com o significado de mensagem, pregação, anúncio ou
proclamação. Kerygma é um apelo a fé. É um chamado para que a
pessoa creia e receba em Cristo como seu salvador pessoal. É um chamado em alto e bom som: "Venha , ouça e creia: Jesus é o Redentor da sua história!"
O
conteúdo da mensagem é Cristo encarnado, morto, ressuscitado,
glorificado e salvador. Se uma mensagem não tiver estes elementos
não é mensagem de salvação, não é proclamação, não é
Evangelho e não possui o Kerygma.
A Igreja precisa ter bem viva no coração esta mensagem, se fortalecer ao pregar esta mensagem. Ela precisa viver esta mensagem, dia após dia.
A Igreja hoje precisa encher os seus púlpitos do Kerygma para que as pessoas sejam transformadas pelo poder desta mensagem. É unicamente desta forma que se expande o Reino de Deus, não há nenhuma outra mensagem mais importante, não há nenhuma outra mensagem indispensável, esta é a mensagem central e fundamental para salvação da humanidade. Aponte para o Kerygma e pregue Cristo.
O Antigo Kerygma cristão
O antigo kerygma cristão, conforme resumido pelo Teólogo galês Charles Harold Dodd, dos discursos de Pedro no Livro de Atos do Novo Testamento, foi:
- A Era do Cumprimento amanheceu, os " últimos dias " preditos pelos profetas.
- Isto aconteceu através do nascimento, vida, ministério, morte e ressurreição de Jesus Cristo .
- Em virtude da ressurreição, Jesus foi exaltado à destra de Deus como cabeça messiânica do novo Israel.
- O Espírito Santo na igreja é o sinal do poder e glória presentes de Cristo.
- A era messiânica alcançará sua consumação no retorno de Cristo.
- Um apelo é feito pelo arrependimento com a oferta de perdão, o Espírito Santo e a salvação.
- A Era do Cumprimento amanheceu, os " últimos dias " preditos pelos profetas.
- Isto aconteceu através do nascimento, vida, ministério, morte e ressurreição de Jesus Cristo .
- Em virtude da ressurreição, Jesus foi exaltado à destra de Deus como cabeça messiânica do novo Israel.
- O Espírito Santo na igreja é o sinal do poder e glória presentes de Cristo.
- A era messiânica alcançará sua consumação no retorno de Cristo.
- Um apelo é feito pelo arrependimento com a oferta de perdão, o Espírito Santo e a salvação.
Fontes
kerygma em www.merriam-webster.com.
Bultmann, Rudolf (1960). Jesus Cristo e Mitologia . Londres.
Barr, James (1977). O fundamentalismo . SCM.
https://postbarthian.com/2012/10/15/the-apostolic-preaching-and-its-developments-by-ch-dodd/
Bultmann, Rudolf (1960). Jesus Cristo e Mitologia . Londres.
Barr, James (1977). O fundamentalismo . SCM.
https://postbarthian.com/2012/10/15/the-apostolic-preaching-and-its-developments-by-ch-dodd/
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