Pular para o conteúdo principal

O Kerygma



O Espírito do Senhor está sobre mim, porque me ungiu para pregar o Evangelho aos pobres. Ele me enviou para proclamar a libertação dos aprisionados e a recuperação da vista aos cegos; para restituir a liberdade aos oprimidos, e promulgar a época da graça do Senhor”
Lucas 4.18,19




A Igreja sempre teve a responsabilidade de anunciar o Evangelho, cumprir esta vocação é essencial para a vitalidade espiritual do povo santo. A pregação é o meio pelo qual o plano divino é revelado aos homens, ela é a manifestação do poder de Deus para destruir as fortalezas mentais  nos homens que se levantam contra o conhecimento de Deus. O homem não compreende sozinho os movimentos de Deus na história, por isso, a principal fortaleza é a incredulidade, e o Kerygma veio destruir estas fortificações pelo poder de Cristo.

No período do Novo Testamento a esperança dos judeus era que o Senhor estabelecesse com Israel  um reino político, econômico e monárquico, no intuito de renovar a glória dos israelitas. Um Reino que traria novamente a glória dos tempos de Davi. Para isso esperavam um Messias, o escolhido de Deus que reinaria sobre Israel e venceria todos os adversários com seu poder. Cristo veio como o Messias, mas  não  como Messias político, mas como Servo Sofredor (Isaías 52 e 53). Este servo iria estabelecer uma Nova Aliança, em que culminaria com a salvação dos que cressem. Os apóstolos pregaram isso, era uma pregação poderosa, uma pregação de libertação, de vitória, mas bem diferente daquilo que os judeus esperavam. O Evangelho estava a reconciliar o homem com seu Criador, de uma forma incompreensível para o homem corrompido.

Então percebemos que a conversão não pode acontecer sem que a pregação poderosa do evangelho aconteça. É pela pregação que o Reino de Deus irrompe na história, atravessa as fortalezas e rende os corações dantes impenitentes.  É pela pregação que as pessoas são libertas das algemas do pecado.  O Reino de Deus é expandido com a proclamação do Evangelho da Reconciliação. O Senhor do Universo se reconcilia com o homem através da mediação de Cristo. Preste a atenção, o Reino é o tema mais importante do ministério de Jesus, e ele é proclamado pela Palavra do Evangelho.


Pregação é Kerigma, e não  qualquer pregação, na verdade o Kerygma é a Pregação , ele é o conteúdo essencial e indispensável do anúncio salvífico. Entre os estudiosos da Bíblia, o termo passou a significar o núcleo da tradição oral da igreja primitiva sobre Jesus. A igreja apostólica agregava multidões por meio da proclamação do evangelho,  através dele  as pessoas eram impactadas pelo poder de Deus. Pedro numa de suas poderosas preleções alcançou 3 mil almas para Cristo;

 


Não há Kerygma se não houver anúncio. 

 
Kerigma (do grego: κήρυγμα, kérygma) é uma palavra usada no Novo Testamento com o significado de mensagem, pregação, anúncio ou proclamação. Kerygma é um apelo a fé. É um chamado para que a pessoa creia e receba em Cristo como seu salvador pessoal. É um chamado em alto e bom som: "Venha , ouça e creia: Jesus é o Redentor da sua história!"


O conteúdo da mensagem é Cristo encarnado, morto, ressuscitado, glorificado e salvador. Se uma mensagem não tiver estes elementos não é mensagem de salvação, não é proclamação, não é Evangelho e não possui o Kerygma.
A Igreja precisa ter bem viva no coração esta mensagem, se fortalecer ao pregar esta mensagem. Ela precisa viver esta mensagem, dia após dia.

A Igreja hoje precisa encher os seus púlpitos do Kerygma para que as pessoas sejam transformadas pelo poder desta mensagem. É unicamente desta forma que se expande o Reino de Deus, não há nenhuma outra mensagem mais importante, não há nenhuma outra mensagem indispensável, esta é a mensagem central e fundamental  para salvação da humanidade. Aponte para o Kerygma  e pregue Cristo.



O Antigo Kerygma cristão


 O antigo kerygma cristão, conforme resumido pelo Teólogo galês Charles Harold Dodd,   dos discursos de Pedro no Livro de Atos do Novo Testamento, foi:

 - A Era do Cumprimento amanheceu, os " últimos dias " preditos pelos profetas.
 - Isto aconteceu através do nascimento, vida, ministério, morte e ressurreição de Jesus Cristo .
 - Em virtude da ressurreição, Jesus foi exaltado à destra de Deus como cabeça messiânica do novo Israel.
 - O Espírito Santo na igreja é o sinal do poder e glória presentes de Cristo.
 -  A era messiânica alcançará sua consumação no retorno de Cristo.
 - Um apelo é feito pelo arrependimento com a oferta de perdão, o Espírito Santo e a salvação.



Fontes
kerygma em www.merriam-webster.com. 
Bultmann, Rudolf (1960). Jesus Cristo e Mitologia . Londres.
Barr, James (1977). O fundamentalismo . SCM.
https://postbarthian.com/2012/10/15/the-apostolic-preaching-and-its-developments-by-ch-dodd/



Comentários

Blog do Vitor pelo mundo- agora

Total de visualizações

Seguidores