Pular para o conteúdo principal

A Trindade agindo em 1 Pedro 1 .1-2

Pedro, apóstolo de Jesus Cristo, aos estrangeiros dispersos no Ponto, Galácia, Capadócia, Ásia e Bitínia;
Eleitos segundo a presciência de Deus Pai, em santificação do Espírito, para a obediência e aspersão do sangue de Jesus Cristo: Graça e paz vos sejam multiplicadas.
1 Pedro 1:1,2


Estudar um texto bíblico é uma riqueza! Ainda mais um tão poderoso e instrutivo como esse. São várias palavras que nos chamam atenção e muitos os desafios nesta empreitada. Tenho certeza que vai valer a pena entendermos o que Pedro nos tem a dizer,  e aplicarmos para nós hoje. Para facilitar dividimos o texto em 3 partes. 
1 → Pedro, apóstolo de Jesus Cristo, aos estrangeiros dispersos no Ponto, Galácia, Capadócia, Ásia e Bitínia;
2 →  Eleitos segundo a presciência de Deus Pai, em santificação do Espírito, para a obediência e aspersão do sangue de Jesus Cristo: 
3 →  Graça e paz vos sejam multiplicadas.


𒐕 PRIMEIRA PARTE


Pedro, apóstolo de Jesus Cristo,
Só uma única pessoa poderia se identificar assim, o apóstolo Pedro. Vamos dar um exemplo para ficar claro. É como se alguém se apresentasse hoje dizendo: "Michael Jordan, jogador de basquete" ou "Silvio Santos, apresentador do SBT". Já estamos tão familiarizadas com o nome e atividade da pessoa que logo   já entenderíamos de quem estamos falando. 
Pedro não era nenhum desconhecido naquela época, ele era um dos apóstolos mais íntimos de Jesus e sua palavra era de autoridade na Igreja primitiva. Ele era um dos que repetiam a mensagem ouvida diretamente a boca de Jesus. Os ouvintes já sabiam que lhes era exigida a maior atenção.

aos estrangeiros dispersos no Ponto, Galácia, Capadócia, Ásia e Bitínia;
Pedro escreveu esta carta para um conjunto de Igreja instaladas nestes locais. O termo estrangeiro pode ser apenas uma referência ao fato de que os crentes não reconheciam como seu lugar estas províncias romanas, mas sim os céus, onde consideravam seu verdadeiro país. Somos peregrinos em terra estranha, forasteiros neste mundo decaído. Não somos daqui, mas estamos aqui, por enquanto.

Há uma famosa afirmação que diz: "O mundo é uma ponte; o homem sábio cruzará por ela mas não edificará sua casa sobre ele". 

Este é o pensamento que há como pano de fundo da seguinte passagem famosa da Epístola do Diogneto, uma das obras mais conhecidos da época pós-apostólica: 
"Para o resto da humanidade, não é seu país o que caracteriza aos cristãos, nem seu idioma nem seus costumes... Habitam em cidades tanto gregas como bárbaras, cada um tal segundo sua sorte, seguindo os costumes da região com relação a veste e alimentação e, em geral, nas coisas externas. Mas mesmo assim manifestam esplêndida e abertamente o paradoxal caráter de sua própria condição. Habitam a terra de seu nascimento mas o fazem como residentes temporários; participam de todas as responsabilidades de sua cidadania e sofrem todas as desvantagens do estrangeiro. Toda terra estrangeira é sua terra nativa, e toda terra nativa é para eles uma terra estrangeira... Passam seus dias sobre a Terra, mas sua cidadania está nos céus". ( Comentário William Barclay )

Nós não somos daqui, por isso devemos permanecer com nossos olhos fitos no alto, de onde Cristo virá para nos levar para nosso verdadeiro lugar.



𒐖 SEGUNDA PARTE

O próximo versículo é extremamente interessante. Vamos analisá-lo separadamente.


Eleitos segundo a presciência de Deus Pai
Santificação do Espírito
Para a obediência e aspersão do sangue de Jesus Cristo

Aqui neste trecho encontramos mais uma forte evidência bíblica da Trindade. As três pessoas estão bem distintas aqui no texto e colocadas em perspectiva. Percebemos nitidamente a Trindade em ação neste texto de Pedro. Cada Pessoa agindo de uma forma diferenciada no contexto de salvação.Agora passo a passo, vamos caminhar neste texto.

Deus Pai

Eleitos segundo a presciência de Deus Pai...
Deus Pai é o  planejador e organizador do plano. O Pai é a fonte máxima e a causa da Salvação. É ele quem elegeu os que serão salvos, e fez isso desde a eternidade, fora do tempo e do espaço, antes que todas as coisas chegassem a existir.  Destaca-se a palavra Presciência.
Ela se aplica aos acontecimentos, a previsão divina ou o conhecimento de antemão. Ele sabe de tudo, é onisciente, por isso é também o autor da Eleição Eterna. A Presciência se liga a outras  duas palavras com significado semelhante: Preconheceu e Predestinou.

Preconheceu   →   Rm 8.29; 1Pe 1:2;

Predestinou   Rm 8.29-30; 1Co 2.7; Ef 1.5,11; At 4.28;


A Obra da Eleição
Como já dissemos o Pai é o responsável pela escolha dos que foram e serão salvos. Essa escolha é soberana e   obra  exclusiva da graça.

Escolheu/elegeu Mt 20.16; Mt 24.31

...muitos são chamados, mas poucos escolhidos. 
 Mateus 20.16


...os quais ajuntarão os seus escolhidos desde os quatro ventos, de uma à outra extremidade dos céus. 
Mateus 24.31

Deus Espírito Santo


...em santificação do Espírito. 
É o Espírito Santo que opera a santificação na vida do salvo. Ele é o dispensador de toda a vida e de todos os dons espirituais. Ele revela a verdade, Ele confere o verdadeiro conhecimento de Deus, a luz, a sabedoria, o perdão dos pecados, a santificação, a paz, o temor de Deus, a piedade.

Se viverdes segundo a carne morrereis; mas se pelo Espírito, mortificardes as obras da carne, vivereis, pois todos os que são movidos pelo Espírito de Deus, estes são filhos de Deus.
 Romanos 8.13.

Mas nos devemos dar para sempre graças a Deus Por vocês, nossos irmãos amados pelo Senhor; porque Deus escolheu desde o principio dar-lhes a salvação, purificando-os pela obra do Espírito Santo e pela confiança de vocês na Verdade.
2 Tessalonicenses 2.13

Deus Filho


Para a obediência e aspersão do sangue de Jesus Cristo
Neste versículo Pedro está se referindo a obra diária e eficaz de purificação de pecados propiciada pelo Filho. Cristo na cruz, com sua morte, o derramamento de sangue, nos aspergiu, ou seja, nos permitiu a purificação. Obediência e purificação andam juntas. Onde não há aspersão não há verdadeira e pura obediência. E também onde houve aspersão se achará obediência. Mediante o sacrifício de Jesus Cristo seus seguidores são chamados a uma nova relação com Deus na qual todas as faltas do passado lhes são perdoadas e eles se comprometem a obedecer daí em diante.


𒐗 TERCEIRA PARTE

Graça e paz vos sejam multiplicadas.
Pedro saúda os receptores da carta, seu desejo é de que graça e paz de Deus possa abundar nos corações dos crentes. A Paz que vem de Deus que Jesus prometeu, só chega até nós por meio da infinita graça do Senhor.

 APLICAÇÃO

Neste texto aprendemos a importância de fundamentar nossa fé claramente pelo que a Bíblia ensina. Deus é trino e se revela nas Sagradas Escrituras. O Pai é  quem nos elegeu para salvação, o Filho morreu na cruz em nosso lugar cumprindo o plano de salvação e o Espírito Santo aplica essa salvação através da santificação que produz obediência na vida dos seus escolhidos.



Fontes

http://solascriptura-tt.org/SoteriologiaESantificacao/05-ObraTrindadeSalvacao-W.htm

https://files.comunidades.net/pastorpatrick/1Pedro_Barclay.pdf

Comentários

Blog do Vitor pelo mundo- agora

Total de visualizações

Seguidores