Pular para o conteúdo principal

Um Deus pessoal que se relaciona conosco.


Você já refletiu sobre o fato de que quando faz uma oração está falando com uma pessoa? Sim, Deus é uma pessoa, mas não uma pessoa comum, não um ser humano de carne e osso, mas alguém muito diferente e especial.
Especial por ser onipotente, onisciente, onipresente, pode tudo, sabe tudo e está em todo o lugar. Deus é espírito, ele é infinito, ele é eterno, ele é imutável. Apesar de todas estas qualidades incompreensíveis ele é particular, peculiar, específico,   próprio... Deus é definitivamente  pessoal. E meu  argumento para isso? Pois vejamos:
Ele tem um intelecto (Salmo 139.17), emoções (Salmo 78.41) e vontade (1 Coríntios 1.1). Então, sim, Deus é uma personalidade. Ele  não é uma força, não é uma energia, não é uma inteligência, ou uma emanação da natureza. Você ainda não aceitou? Tem mais:
Deus faz amizade, Abraão foi chamado de “O Amigo de Deus”, como podemos facilmente conferir: “E creu Abraão em Deus, e foi-lhe isso imputado como justiça, e foi chamado o amigo de Deus” (Tiago  2.23) Ele é uma pessoa e tem sentimentos, isso é fundamental para você compreender.

Para nós, que cremos na Bíblia como Palavra de Deus, a Trindade se revela como perfeitamente pessoal, com características bem definidas de personalidade. Como é a personalidade divina? Um bom resumo: Ele é justo, bondoso, santo e amoroso. Adiante trataremos mais a respeito.


Como assim a Trindade? Não estamos falando de uma pessoa?

Isso nos parece bem estranho. Na verdade é bastante estranho, no sentido de ser diferente, complicado e interessante.  Deus é três pessoas. Quando falamos em Deus nos estamos referindo ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo.  O que seria exatamente essa doutrina? Como isso pode ser? Como eles se relacionam?

A resposta correta é: O Pai gerou o Filho, o Filho foi gerado pelo Pai, e o Espírito Santo procede do Pai e do Filho, desde toda à eternidade. Quando estamos orando, oramos ao Pai, em nome do Filho, através da mediação do Espírito Santo. Na oração estamos nos referindo aos três, ao mesmo tempo que nos dirigimos a um só Deus.   João  15.26; Gálatas 4.6.

Quando vier o Conselheiro, que eu enviarei a vocês da parte do Pai, o Espírito da verdade que provém do Pai, ele
 testemunhará a meu respeito. 
João 15.26

E, porque sois filhos, Deus enviou aos vossos corações o Espírito de 
seu Filho, que clama: Aba, Pai.
Gálatas 4.6
Está parecendo difícil para você? Não se preocupe,   é complicado para mim também. Porém eu assumo que isso é o mínimo que podemos compreender sobre o Ser Maior, mais Importante e Mais Sábio do Universo.

Não me peça para explicar a Trindade, não tente entendê-la. Um ser infinito e ilimitado em sabedoria jamais será plenamente compreendido por seres finitos e limitados em sabedoria, esse é um mistério aceito unicamente pela fé. Ou cremos ou não cremos ( Credo et non creditis).
Tem mais. Há três pessoas na Divindade: o Pai, o Filho e o Espírito Santo; estas três pessoas são da mesma substância, iguais em poder e glória, embora distintas pelas suas propriedades pessoais. Leia Mateus 3.16-17,  e 28.19;  2 Coríntios 13.14; João 10.30.
Conta-se que São Patrício, missionário pioneiro na região da atual Irlanda, usou esta folha para explicar sobre a Santíssima Trindade aos povos celtas pagãos, mostrando que existe somente 1 Deus em 3 manifestações.

Aqui voltamos de novo ao mesmo ponto, falamos sobre propriedades pessoais, mas o que caracteriza um ser pessoal? Só um ser pessoal pode ser bom, piedoso, misericordioso e gracioso.

A bondade divina pode ser reconhecida nesta passagem Atos 14.17 ;
 E contudo, não se deixou a si mesmo sem testemunho, beneficiando-vos lá do céu, dando-vos chuvas e tempos frutíferos, enchendo de mantimento e de alegria os vossos corações. 
  
A sua misericórdia pode  ser reconhecida  aqui Efésios 2.4,5 ;
 Mas Deus, que é riquíssimo em misericórdia, pelo seu muito amor
 com que nos amou,
Estando nós ainda mortos em nossas ofensas, nos vivificou juntamente com Cristo (pela graça sois salvos),
  
A Graça, favor imerecido de Deus, é revelada em 2 Timóteo  1.9 ;
Que nos salvou, e chamou com uma santa vocação; não segundo as nossas obras, mas segundo o seu próprio propósito e graça que nos foi dada em Cristo Jesus antes dos tempos dos séculos;
 
A justiça de Deus descrita em Sl 11.7;
Porque o Senhor é justo, e ama a justiça; o seu rosto olha para os retos.

Salmos 11:7
 Porque o Senhor é justo, e ama a justiça; o seu rosto olha para os retos.
 
A veracidade. Deus é descrito como verdadeiro Jo 17.3 ;
E a vida eterna é esta: que te conheçam, a ti só, por único Deus verdadeiro, e a Jesus Cristo, a quem enviaste.

Além disto, só um ser pessoal pode se irar . Evidencia-se que a ira divina é uma das suas características mais bem atestadas biblicamente, aqui em Romanos 1.18 "Porque do céu manifesta a ira de Deus..." 
Lemos também  no Salmo 95.11: "Por isso jurei na minha ira que não entrarão no meu repouso". 
Perceberam como a Bíblia detalha como Deus é pessoal? É muito importante que o cristão quando se relacione com Deus pense muito bem sobre isso, nosso Senhor possui sentimentos, é compreensivo, generoso e grande amigo. É também um Deus que se ira e exerce justiça contra o pecado.
Para nos aproximarmos dele é bom que o conheçamos bem para que o amemos cada vez com mais sinceridade e intensidade. Abraão foi chamado de “O Amigo de Deus” e você e eu também podemos.  Mas para isso é preciso crermos. Credo et non creditis, Ou cremos ou não cremos, essa escolha é nossa.


Comentários

Blog do Vitor pelo mundo- agora

Total de visualizações

Seguidores