Pular para o conteúdo principal

Simpatia e empatia cristãs. Romanos 12:15



Alegrai-vos com os que se alegram; e chorai com os que choram;
Romanos 12.15

Simpatia e empatia. A Bíblia não trata diretamente sobre elas, mas ensina o seus conceitos.No decorrer do texto analisaremos em que elas se aplicam na vida cristã.
As palavras simpatia e empatia são bem parecidas, tanto na pronúncia quanto no significado, porém existem diferenças marcantes entre elas. Primeiro, vamos analisar estas diferenças.



Simpatia


A palavra simpatia tem muitos sentidos, mas aqui quero destacar  aquela impressão agradável, ou disposição favorável que se experimenta em relação a alguém. Uma afinidade moral, similitude no sentir e no pensar que aproxima duas ou mais pessoas. Na prática, pessoas simpáticas são aquelas que demonstram ser agradáveis de conviver, são dispostas a ajudar, são atenciosas e positivas. Geralmente gostam de falar, mas também aprendem a ouvir, são carismáticas e sorridentes.


Empatia


Empatia é o processo de identificação em que o indivíduo se coloca no lugar do outro, compreende bem o sentimento e discerne seu grau e intensidade. Ela também se manifesta na capacidade de ver e perceber a realidade do modo como o outro vê e percebe a realidade. Exige bastante concentração e sensibilidade.
Por simples i
nferência e analogia percebemos  as semelhanças que existem entre as pessoas em geral. Como pertencemos à mesma espécie, tendemos a ter uma conduta semelhante em circunstâncias parecidas. Além disso, dado que somos constituídos pelo mesmo tipo de matéria orgânica e temos possibilidades e limitações físicas semelhantes, acreditamos que outras pessoas têm, como nós, desejos, dores, sensações, entre outros, análogos às nossas, então   partimos daí para compreender o outro.

Porém o empático não apenas compreende, mas consegue sentir  com profundidade, dentro de si, a dor, a alegria, a tristeza do seu semelhante, ou entender seu ponto de vista com muita clareza. Uma pergunta pertinente seria:  como posso estender meu conceito de dor para além de minha própria dor?

Prestemos a atenção, não basta saber ou identificar o sentimento alheio, é preciso experimentá-lo um pouco dentro de si, para que possamos realmente demonstrar empatia. Quão esquisito, quão ridículo, quão insensato é pensar que sabemos o que as pessoas sentem, que temos conhecimento delas simplesmente porque armazenamos certa soma de informações intelectuais, teóricas sobre elas.  Saber não é sentir, sentir muito mais importante. Sentir é experimentar.


Simpatia e empatia





O cristianismo estimula a simpatia ou a empatia?


Antes de responder a esta pergunta, que parece óbvia mas não é, vamos pensar em motivações. São elas que podem nos dizer se o que fazemos pode ou não ser considerado cristianismo.
Há diferentes motivações, em geral para ser simpático:

Motivado por causar uma boa impressão no ambiente
Pessoas simpáticas são sempre bem vistas, recebem mais oportunidades, mais elogios. São consideradas pessoas de alto nível, bem relacionadas.É possível que queiram causar boa impressão no ambiente.

Motivado por receber afeto

Há muitas pessoas carentes de atenção e de afeto e buscam na gentileza e na cordialidade (muitas vezes forçada) um meio de suprirem esta necessidade.

Motivado por aumentar a autoestima

As pessoas em geral gostam de ter uma autoimagem boa, gostam de se olhar no espelho e reconhecerem ali uma pessoa digna, boa, cheia de virtudes. Uma pessoa simpática desenvolve uma melhor autoimagem.


 Devemos pois, ser simpáticos?
É óbvio que o cristão deve procurar ser simpático, faz parte do caráter bem ajustado, é natural que  nos empenhemos em ser agradáveis. Porém lembre-se, posso ser atencioso, cordial e gentil por motivos egoístas. Reflita,qual é sua motivação?  Motivações são fundamentais.




A Bíblia e a empatia


Por outro lado,   só há uma boa razão para ser empático, que é demonstrar que nos importamos de verdade com o próximo. A palavra empatia não está na Bíblia, mas seu conceito está claro e patente por todas as Escrituras. Perceba que demonstrar o amor de Deus ao nosso semelhante é o que Cristo nos ordenou: "Amarás ao teu próximo como a ti mesmo" (Mateus 22.39)

Uma pessoa empática adentra profundamente no sentimento do outro, tanto as alegrias e quanto os sofrimentos. E isso exige desprendimento e altruísmo. Exige uma boa dose de amor, pois é necessário é superar a indiferença, o egocentrismo, os pecados mais comuns em nossa geração; quando demonstramos empatia estamos nos sensibilizando pela realidade do outro e isso é, na prática, amar ao próximo como a nós mesmos.

O escritor bíblico diz que: "Está alguém entre vós aflito? Ore. Está alguém contente? Cante louvores." (Tiago 5.13). Dois estados mentais diferentes alegria e aflição. Mas este é um versículo inexplorado por nossos pregadores hoje em dia, infelizmente. O cristão precisa saber o significado disso. Muitos tem dificuldade de demonstrar alegria quando o outro conquista uma vitória, tem algum resultado positivo, alguns por inveja, outros por indiferença. Será que a alegria de nossos irmãos não deve ser a nossa também? Será que não devemos comemorar com eles como se fôssemos nós?

O empático consegue se unir também ao sofrimento do outro, entender a causa de sua aflição e se colocar ali no lado, para mostrar que compartilha daquele momento difícil. Vale muito também orar com verdadeira intenção pela causa do sofredor, como se fosse realmente pela nossa vida.



Como ser (mais) empático?


Essa não é uma tarefa fácil, exigirá muito de nós mesmos. Mas vale a pena tentar. Alguns pontos a considerar:

Ajude-se para poder ajudar

Adentrar em profundidade nos problemas dos outros, exige que sejamos sensíveis e cuidadosos, pois não é saudável também exagerarmos na dose e acabarmos nos envolvendo demais com as necessidades dos outros, isso se torna um fardo insustentável. A pessoa que se envolve demasiado com as necessidades alheias acaba tendo uma péssima saúde mental. É esse perigo que correm pastores, psicólogos e especialmente assistentes sociais. Equilíbrio é fundamental, cuide bem de sua alma e de seu corpo para poder ajudar os outros.

Interrogue seu próprio coração

Pergunte-se: ‘Se eu estivesse nesta situação, como me sentiria? Como reagiria? De que precisaria?’
Nosso coração é parecido com o de todos os outros seres humanos, em, muitas coisas reagimos parecidos ( embora não tudo), por isso faça um esforço para imaginar-se na situação do outro. Esse esforço também evitará que julguemos precipitadamente a pessoa em suas falhas. Às vezes será necessário confrontar um pecado e devemos fazê-lo, mas com amor. Sempre haverá tempo para a correção e para edificação, mas é ideal que aprendamos o poder de ser amigo, cordial e perdoador para com nosso semelhante, para só depois usar a correção. É mais simples julgar erros do que entender sentimentos, por isso pergunte quais as intenções do seu coração.

Aprenda a ouvir

Não há empatia sem um ouvido atento. Ouça com atenção aquilo que é dito. Não dê respostas para perguntas que não foram feitas. Não use do tom professoral, como " Eu sei exatamente como você deve fazer, aja desta ou daquela forma.". Seja humilde, seja cuidadoso, seja amigo. Antes de pensar em responder algo, procure ouvir atentamente o que está sendo falado. Saber ouvir ajuda a criar aberturas para que você entenda a realidade do outro e sua forma de se comunicar.

Aprenda a falar

Utilize algumas frases, como “entendo como está se sentindo” e “imagino o que passou”. Isso cria uma relação de proximidade com a outra pessoa.Olhe nos olhos, olhe mais fundo possível. Sinta compaixão verdadeira pelo sofrimento do outro. Só depois fale, com calma, fale pouco, seja breve e profundo. Se não tem o que falar apenas escute, não invente coisas aleatórias para "preencher o espaço". Use a Palavra de Deus para confortar o coração.


Conclusão

É bem claro que existem pessoas muito simpáticas mas nada empáticas. Elas são superficiais e preocupam-se, de verdade, apenas consigo mesmas. Estas pessoas precisam aprender a empatia cristã. Sejamos pois mais empáticos do que simpáticos.






Comentários

Anônimo disse…
EXCELENTE REFLEXÃO. OBRIGADO

Blog do Vitor pelo mundo- agora

Total de visualizações

Seguidores