Pular para o conteúdo principal

Salmo 39 - A Depressão pelo pecado

Adicionar legenda


Salmo 39


1 Disse comigo mesmo: guardarei os meus caminhos, para não pecar com a língua;
porei mordaça à minha boca, enquanto estiver na minha presença o ímpio.
2 Emudeci em silêncio, calei acerca do bem, e a minha dor se agravou.
3 Esbraseou-se-me no peito o coração; enquanto eu meditava, ateou-se o fogo; 
então, disse eu com a própria língua:
4 Dá-me a conhecer, Senhor, o meu fim e qual a soma dos meus dias, para que eu reconheça a minha fragilidade.
5 Deste aos meus dias o comprimento de alguns palmos; à tua presença, o prazo da minha vida é nada. Na verdade, todo homem, por mais firme que esteja, é pura vaidade.
6 Com efeito, passa o homem como uma sombra; em vão se inquieta; amontoa tesouros e não sabe quem os levará.
7 E eu, Senhor, que espero? Tu és a minha esperança.
8 Livra-me de todas as minhas iniquidades; não me faças o opróbrio do insensato.
9 Emudeço, não abro os lábios porque tu fizeste isso.
10 Tira de sobre mim o teu flagelo; pelo golpe de tua mão, estou consumido.
11 Quando castigas o homem com repreensões, por causa da iniquidade,destróis nele, como traça, o que tem de precioso. Com efeito, todo homem é pura vaidade.
12 Ouve, Senhor, a minha oração, escuta-me quando grito por socorro; não te emudeças à vista de minhas lágrimas, porque sou forasteiro à tua presença, peregrino como todos os meus pais o foram.
13 Desvia de mim o olhar, para que eu tome alento, antes que eu passe e deixe de existir.

Este salmo é de uma profundidade ímpar. O escritor desnuda sua alma diante do Senhor e propõe um lamento sobre a vaidade da vida e sobre a angústia que se lhe apoderou da alma. Bem atual, é possível que o autor estivesse passando por um quadro de depressão.


1 - Disse comigo mesmo: guardarei os meus caminhos, para não pecar com a língua;  porei mordaça à minha boca,  enquanto estiver na minha presença o ímpio.

Tomarei cuidado com o que faço, para que não venha a falar coisas pecaminosas, enquanto estiver na minha presença o ímpio. O escritor está lidando com algo no seu interior que não tem vontade de expressar. Talvez ele não queria ser tachado como murmurador, por isso evitava falar, especialmente diante de ímpios.  O salmista estava angustiado e aflito, facilmente ao abrir de sua boca, palavras de tristeza ou de ira poderiam sair. Ele portanto estava se esforçando  para não traduzir em palavras o que sentia no coração.


2 -  Emudeci em silêncio, calei acerca do bem,  e a minha dor se agravou.

São tantas coisas boas que o Senhor faz, são tantas maravilhas, porque não falar sobre elas? Quando estamos abatidos e mergulhados em melancolia não temos vontade de falar de coisas boas. É normal emudecer para não ficar somente lamentando. Infelizmente esse calar só agrava o quadro, pois o sentimento que não se expressa corretamente acaba se acumulando, como o lixo que não é varrido da casa ou a sujeira nos dentes.



3 - Esbraseou-se-me no peito o coração;  enquanto eu meditava, ateou-se o fogo;  então, disse eu com a própria língua:

A figura aqui é do agravamento da dor. A palavra "meditava" tem o mesmo sentido de remoer. Quanto mais ele pensava sobre isso, mais a sua dor aumentava. Davi estava remoendo o seu questionamento, tal como Jó, ele queria interrogar a Deus, queria respostas, mas diferente de Jó, estava relutante em expressar estes questionamentos e isso lhe causava fogo no peito. Então, sem mais poder conter-se ele exclama:


4 - Dá-me a conhecer, Senhor, o meu fim e qual a soma dos meus dias, para que eu reconheça a minha fragilidade.
 As vezes nós sabe apenas teoricamente que somos frágeis, mas em nosso coração abriga-se orgulho. Nós temos dificuldade de aceitar a ideia da finitude da vida.  


5 - Deste aos meus dias o comprimento de alguns palmos; à tua presença, o prazo da minha vida é nada.  Na verdade, todo homem, por mais firme que esteja, é pura vaidade.
Não mais que alguns palmos, um breve ponto no meio do universo , assim é a história da vida do homem. Comparado à eternidade de Deus somos apenas uma poeira cósmica. Se percebermos bem  nunca  estamos suficientemente firmes para ter alguma coisa nossa, nunca estaremos aptos a nos orgulhar de nada do que somos ou fazemos. A humildade é o melhor caminho.



6 - Com efeito, passa o homem como uma sombra; em vão se inquieta; amontoa tesouros e não sabe quem os levará.
A humildade é o melhor caminho. Se inquietar para adquirir riquezas é loucura. O acúmulo de bens é loucura, é uma vaidade  que não leva a lugar nenhum. A melhor coisa a fazer é utilizar bem o recurso que nos proveu o Senhor, enquanto vivo. Avareza é loucura.


7 - E eu, Senhor, que espero?  Tu és a minha esperança.
O que o salmista espera? Deus é sua esperança, mesmo que esteja deveras entristecido, cansado, amargurado, meditando na brevidade da vida, ele ainda acha força em esperar em Deus.
Aqui vai uma pequena aplicação para nossos dias. O verdadeiro crente, mesmo sob as provações mais exigentes ainda precisa lembrar que está sob os divinos cuidados, a mão do Senhor está estendida sobre ele.


8 -  Livra-me de todas as minhas iniquidades; não me faças o opróbrio do insensato.
 Aqui está o âmago do sofrimento do salmista, o motivo pelo qual ele relutava em falar na presença de Deus, o motivo pelo qual estava querendo se manter calado. Ele estava evitando dar de frente com seu pecado. Este era o motivo dele estar fragilizado emocionalmente.

O que ele temia? Mais do que tudo que o ímpio apontasse o dedo para ele acusando-o de praticar a mesma coisa que ele, acusando-o de pecado. O Rei Davi era o responsável pelo julgamento do povo, se esperava dele que fosse justo, reto  e íntegro em seu proceder.  Do rei se cobrava isso. Essa cobrança pessoal era o motivo de sua aflição da alma. Davi estava com medo da vergonha que o pecado causa. Ele estava sendo castigado por Deus por causa de seu pecado ( versículo 10).  Mais do que tudo, porém, ele temia o escárnio do perverso, que fatalmente viria sobre ele.


9 -  Emudeço, não abro os lábios porque tu fizeste isso.
Mais uma vez ele emudece. Ele sabe que esta punição vem de Deus, sabe que é justa e merecida e por isso emudece. O castigo é sob medida, não pode acusar a Deus de ser injusto para consigo.


10 - Tira de sobre mim o teu flagelo;  pelo golpe de tua mão, estou consumido.
Não sabemos de qual castigo Davi está falando, não sabemos em que a mão de Deus pesava sobre ele, porém entendemos que era uma sentença bastante severa; O salmista estava consumido e por isso pedia  ao Senhor que aliviasse sua mão que pesava sobre o salmista.


11 - Quando castigas o homem com repreensões, por causa da iniquidade,  destróis nele, como traça, o que tem de precioso.  Com efeito, todo homem é pura vaidade.
Uma boa saúde, beleza, riquezas, bens, status e fama, são coisas maravilhosas, mas que as tem pode perder de um instante para o outro, desde que Deus deseje corrigi-lo. E se Deus o corrigir vai-se dele  toda sua vaidade, todo seu orgulho. Sua vaidade seria como uma veste caríssima toda corroída pela traça e que não vale nada.



12 - Ouve, Senhor, a minha oração,  escuta-me quando grito por socorro;  não te emudeças à vista de minhas lágrimas,  porque sou forasteiro à tua presença,  peregrino como todos os meus pais o foram.
Perceba o tamanho da dor do salmista, ele grita por socorro. Sua oração é de extrema aflição.  Ele ainda menciona suas lágrimas. Seria possível que Deus não enxergasse suas lágrimas? Seria possível que o Senhor estivesse mudo ou indiferente ao seu sofrimento?
Quem de nós já não se perguntou desta forma? Quem jamais questionou onde estava o seu Deus?


13 - Desvia de mim o olhar, para que eu tome alento,  antes que eu passe e deixe de existir.
Se vinha do próprio Deus sua dor e sua aflição ele estava apavorado!
Pediu para que o Altíssimo desviasse dele o olhar  severo que o estava afligindo para que pudesse subsistir. Certamente o castigo era tão intenso que ele calculava que não duraria muito mais tempo carregando esse peso sobre si e desta forma, solicita alívio.




Aplicação do Salmo 39

Olhando este salmo é fácil perceber que Davi estava deprimido, e esta depressão seria causada pelos seus pecados e iniquidades. Essa é uma questão bem delicada. Os iníquos poderiam zombar de Davi por causa das suas falhas, seus adversários o desprezariam. Um mar inteiro de angústia para Davi.
Quem de nós não ficaria triste, se caindo em pecado fosse motivo de chacota pelos não crentes? Fosse desprezado, envergonhado, oprimido.
De toda sua angústia Davi não achou um amigo que o pudesse ouvir, ninguém que ele confiasse para desabafar. Até que, não suportando mais, ele fala com Deus sobre tudo isso, sobre sua dor e seu lamento. 
E Deus sempre ouve, ainda que às vezes pareça que não.




Algumas lições do Salmo 39


_ Cuidado com seu pecado: Não dê motivo para que o ímpio zombe de sua conduta.
Procure confiar em alguém, procure ter amigos: Você precisa desabafar e falar sobre seus problemas com alguém.
_ Não reprima, nem negue seus sentimentos, entenda que ninguém é de ferro, todos podemos falhar, todos precisamos de ajuda algumas vezes.
Seja um bom amigo: procure escutar bem, ouvir e entender, antes de falar ou aconselhar.
- Fale com Deus. Mesmo sem vontade, mesmo desanimado, procure algum cantinho e fale com Deus, a sós, busque força e alento para sua alma.

Comentários

Vss@ disse…
Parabéns, pelo eu comentário sobre o salmo trinta e nove. Benção pura!
Muito obrigado.


Que Cristo vos conceda sua graça.
Atenciosamente,
Vitor Germano da Silva Oliveira

Blog do Vitor pelo mundo- agora

Total de visualizações

Seguidores