Pular para o conteúdo principal

Explicação de Mateus 21.21,22



Jesus, porém, respondendo, disse-lhes: Em verdade vos digo que, se tiverdes fé e não duvidardes, não só fareis o que foi feito à figueira, mas até se a este monte disserdes: Ergue-te, e precipita-te no mar, assim será feito; E tudo que pedirdes em oração, crendo já recebereis.

Mateus, 21.21,22

 

 

Leia o contexto, a cena é interessantíssima. Os discípulos ficaram maravilhados de que Cristo tenha amaldiçoado a figueira e em tão pouco tempo, ela tenha secado. Como fazia com frequência, mais uma vez o mestre deu  uma aula prática, mostrando o que acontece às árvores que aparentam  ter fruto, mas de fato  não os tem. Uma metáfora profética sobre o farisaísmo da época que aparentava ser muito piedoso, mas que na verdade não tinha frutos de justiça. O castigo deles seria semelhante ao da figueira, ou seja, eles secariam até desaparecer completamente. Junto a esse ensino vem outro, a respeito da fé. Em outras palavras, o que Jesus disse foi:  "Vocês estão admirados de uma figueira me obedecer? Pois os montes vos atenderão se tiverem fé."  A comparação da Figueira com a montanha é elementar. “Vocês se admiram de um pedido pequeno acontecer, mas Deus está pronto para conceder coisas bem maiores.”

Como você reagiria se estivesse lá, do lado de Jesus, o ouvindo falar estas coisas? Não daria pulos de felicidade? Não ficaria ansioso para exercitar sua fé? Eu confesso que estaria radiante.

Pois bem, Jesus está os estimulando a orar.  Uma aplicação prática que poderíamos tirar daí é que a oração move montanhas. E isso não está errado de modo algum.

A ousadia na oração é marca de muitos homens e mulheres de Deus. Como somos tímidos ao pedir coisas para Deus! Conta-se que Knox orava pela igreja escocesa dizendo: "Oh Deus! Dá-me a Escócia, senão eu morro".   “Oh, Senhor, dá-me a Escócia, ou eu morro!” Depois de algum silêncio, clamava outra vez: “Oh Senhor, dá-me a Escócia, ou eu morro!” Outra vez um profundo silêncio. Então, mais uma vez o clamor, com um sentimento mais profundo: “Oh Senhor, dá-me a Escócia, ou eu morro!” E Deus lhe deu a Escócia. (William E. Allen, História dos avivamentos Religiosos)

Podemos orar então para sermos bilionários? Ou para vivermos 200 anos, ou para termos saúde de ferro? Teoricamente sim, mas na prática essas orações não fazem muito sentido à luz de todo contexto bíblico.

 Se a Bíblia tivesse somente esse versículo sobre oração então sim, poderíamos pedir este tipo de coisa (a bem da verdade acho que nem assim faria sentido, mas vá lá...). Tente ler na Bíblia os pedidos que foram atendidos. Há um padrão interessante neles. Realmente, a Bíblia tem outros tantos versículos sobre  oração  e sobre pedidos atendidos. Eles  nos dão a noção exata do que pedirmos e porque pedirmos.

 

Nenhum versículo da Bíblia deve ser lido isoladamente. |Esse é um princípio básico de interpretação de texto. A Palavra de Deus não foge à regra, visto que ela foi escrita de uma forma que os homens pudessem compreendê-la. Qualquer passagem bíblica, para ser corretamente compreendida deve ser comparada aos demais trechos das Escrituras que fazem menção ao mesmo assunto. Só assim poderemos  descobrir com certeza o que ela está nos querendo dizer. Afinal, a Bíblia nunca se contradiz, mas se complementa, desta forma para entendermos esse texto de Mateus vamos ler   também o que diz Tiago e João.

 

Pedis, e não recebeis, porque pedis mal, para o gastardes

em vossos deleites.

Tiago 4.3

 

E esta é a confiança que temos nele, que, se pedirmos alguma coisa, segundo a sua vontade, ele nos ouve.

1 João 5.14 

 

No primeiro caso,  Tiago nos deixa  bem claro que  posso pedir, com fé, e mesmo assim não receber, porque meu pedido foi egoísta. Então temos mais uma categoria de coisas para analisar sobre meus pedidos em oração. Pedidos egoístas não terão vez.

 

No segundo caso, João destaca que nossos pedidos devem se conformar com a vontade  de Deus. Sua vontade está revelada nas Escrituras, logo, não podemos pedir nada que  nos faça pecar ou que leve outros ao pecado diretamente. Não posso pedir, por exemplo, para que  um amigo não seja pego na malha fina do imposto de renda. Mesmo que não seja um pedido egoísta,  isso não deve ser pedido, pois inclui uma fraude e sonegação, que é o roubo. E  este tipo de coisa é proibido na Palavra 

 

A fé é primordial para receber algo de Deus através da oração, e que ela é o meio pelo qual Deus nos concede o que desejamos. Isso inclui coisas grandes, coisas difíceis, desde que isso seja um pedido justo e baseado no amor e não no egoísmo e vaidade. Se aprouver a Deus  ele nos concederá o  desejo do nosso coração. Ainda mais se meu pedido  for para edificação espiritual e crescimento do Reino de Cristo no mundo.

 

Primeira edição em 2 de mar. de 2019 

Comentários

Blog do Vitor pelo mundo- agora

Total de visualizações

Seguidores