Pular para o conteúdo principal

A ignorância mata e a sabedoria dá vida.Salmo 119.144

Teus preceitos são sempre justos; ajuda-me a entendê-los, para que eu viva! Salmo 119.144



A ignorância mata. Mais que qualquer doença, mais que acidentes de trânsito, mais que problemas cardíacos.  Muitos morreram por desconhecerem os perigos do mineral radioativo Césio -137 e entraram em contato com ele no conhecido  acidente radiológico de GoiâniaMilhões morrem por ignorar os males da bebida no organismo. Outros tantos morreram por ignorar os males do cigarro (hoje, porém, não há como alegar ignorância).
Os males que a ignorância causa são devastadores. 

Mas há  um tipo de ignorância que é essencialmente letal, a ignorância da vontade de Deus. Ignorar o desígnio divino é suicídio espiritual, é matar a própria alma. O salmista estava bem ciente disso e  preocupou-se em buscar no Senhor a sabedoria que tanto necessitava.  Ele pedira o entendimento para entender os preceitos de Deus. Tal qual o famoso Rei Salomão, que tendo obtido o favor divino que lhe concederia qualquer coisa que seu coração desejasse, qualquer pedido, escolheu sabedoria, pois compreendia que nenhuma riqueza no mundo supera o de ter uma mente sábia (1 Reis 3.9).

Mas grande parte da liderança eclesiástica hoje não dá a devida ênfase na busca da sabedoria. Infelizmente estão afastando cada vez mais o povo de Deus e entregando-o a ignorância.
E pior ainda, quando os que emburrecem o povo e enaltecem a ignorância são aqueles que deveriam ensinar a Bíblia e levar o povo ao conhecimento. E o  fazem com o pretexto de piedade, o que contraria frontalmente o que Deus nos ensina através da Bíblia. Usam um dos textos mais mal compreendidos, o texto de 2 Coríntios 3.6:

 “o qual nos habilitou para sermos ministros de uma nova aliança, não da letra, mas do espírito; porque a letra mata, mas o espírito vivifica.”

Eles não fazem caso de que Paulo está falando da letra da lei e não do conhecimento bíblico. Ora, se a letra matasse não deveríamos ser estimulados a conhecer a Palavra de Deus, o que é um absurdo.
Eles enaltecem o misticismo sem conhecimento e irracional, que mexe com as emoções, mas não edifica a mente.

O salmista porém, vai na contramão destes líderes evangélicos modernos, ele está totalmente imbuído no desejo ardente de conhecer mais e mais a Palavra de Deus, e para entendê-la, ele faz uma oração solicitando inteligência para discernir corretamente o texto.



Teus preceitos são sempre justos; ajuda-me a entendê-los, para que eu viva! Salmo 119.144

Na verdade a pregação e o ensino doutrinário salutar que emana das Escrituras são o caminho para salvar vidas e edificá-las em santificação. 



Não devemos fugir  do conhecimento, nem negligenciar o estudo da Bíblia, das línguas originais, dos dicionários, mapas,  e outros livros e recursos  que nos ajudarão a ampliar nosso conhecimento teológico. Quanto mais fugir da doutrina ( o estudo a respeito de Deus)  mais longe estaremos do contato com o conhecimento de Deus e de sua vontade e mais ignorantes estamos nos tornando.
Afastar de Deus é afastar da vida, da esperança e da salvação.


Tal ignorância mata.

Comentários

Blog do Vitor pelo mundo- agora

Total de visualizações

Seguidores