Pular para o conteúdo principal

O direito do crente à terra. Salmo 37




A grande maioria dos homens  deseja conquistar pelo menos um pedaço de terra, construir ali sua morada, para que  sua história seja escrita e ali fique um marco de sua existência. Nós estamos identificados com a  terra, o lugar onde plantamos nossas raízes. A terra é importante para o ser humano, ele se identifica com ela.

O Movimento dos Sem Terra  argumenta  que a terra é de todos e para todos e exige uma reforma agrária para redistribuição de terras. Não concordo com alguns métodos utilizados pelo movimento para para reivindicar a reforma, mas será que eles estão a exigir um direito inexistente? Penso que não. Vou defender aqui que o crente tem direito à terra.
Mas vou por partes, vou devagar. Qual terra? Em que circunstâncias?

Creio  que por  direito de nascimento  todos deveriam receber,  um cantinho dela para si, para fazer sua moradia. Era assim no antigo Israel, o homem que nascia tinha terra para morar ao seu dispor. Tal terra  deveria ser não passível de venda, nem arrendamento, nem de doação, a terra deveria ser como um bem pessoal e intransferível. Isso seria o ideal, mas sabemos que pela ganância do ser humano o projeto é irrealizável  hoje em dia.
De fato  Deus é o único senhor da terra: Veja o que o livro de Levítico diz: "as terras não serão vendidas para sempre; porque a terra é minha e vocês estão nela como estrangeiros e hóspedes" (Levítico 25,23); "Ao Senhor pertence a terra e tudo o que existe nela" (Salmos 24,1);
O cristão deveria então lutar por uma reforma agrária aqui no Brasil? Não é essa a proposta bíblica para nós, a Igreja de Cristo. Somos chamados para outro propósito.  Claro que alguns de nós receberão um chamado específico para batalhar pela distribuição justa desta  terra, talvez  agindo no meio político ou  na área social,  porém esse não é o principal objetivo pelo qual o Senhor nos chamou, nem trato disso aqui. 

Na verdade nós não temos os mesmos princípios do Antigo Israel, somos um novo povo, chamados para habitar em outra terra, com outros ideais, com outra proposta de vida. Temos direito a outra terra.

O salmo 37 é o salmo que mais fala sobre termos uma terra para nós. Uma possessão pessoal que será dada pelo Senhor ao Seu Povo. Perceba agora como o  salmista nos ensina a desejar a terra. 

 Salmo  37 

1 NÃO te indignes por causa dos malfeitores, nem tenhas inveja dos que praticam a iniquidade.
2 Porque cedo serão ceifados como a erva, e murcharão como a verdura.
3 Confia no Senhor e faze o bem; habitarás na terra, e verdadeiramente serás alimentado.
4 Deleita-te também no Senhor, e te concederá os desejos do teu coração.
5 Entrega o teu caminho ao Senhor; confia nele, e ele o fará.
6 E ele fará sobressair a tua justiça como a luz, e o teu juízo como o meio-dia.
7 Descansa no Senhor, e espera nele; não te indignes por causa daquele que prospera em seu caminho, por causa do homem que executa astutos intentos.
8 Deixa a ira, e abandona o furor; não te indignes de forma alguma para fazer o mal.
9 Porque os malfeitores serão desarraigados; mas aqueles que esperam no Senhor herdarão a terra.
10 Pois ainda um pouco, e o ímpio não existirá; olharás para o seu lugar, e não aparecerá.
11 Mas os mansos herdarão a terra, e se deleitarão na abundância de paz.
12 O ímpio maquina contra o justo, e contra ele range os dentes.
13 O Senhor se rirá dele, pois vê que vem chegando o seu dia.
14 Os ímpios puxaram da espada e armaram o arco, para derrubarem o pobre e necessitado, e para matarem os de reta conduta.
15 Porém a sua espada lhes entrará no coração, e os seus arcos se quebrarão.
16 Vale mais o pouco que tem o justo, do que as riquezas de muitos ímpios.
17 Pois os braços dos ímpios se quebrarão, mas o Senhor sustém os justos.
18 O Senhor conhece os dias dos retos, e a sua herança permanecerá para sempre.
19 Não serão envergonhados nos dias maus, e nos dias de fome se fartarão.
20 Mas os ímpios perecerão, e os inimigos do Senhor serão como a gordura dos cordeiros; desaparecerão, e em fumaça se desfarão.
21 O ímpio toma emprestado, e não paga; mas o justo se compadece e dá.
22 Porque aqueles que ele abençoa herdarão a terra, e aqueles que forem por ele amaldiçoados serão desarraigados.
23 Os passos de um homem bom são confirmados pelo Senhor, e deleita-se no seu caminho.
24 Ainda que caia, não ficará prostrado, pois o Senhor o sustém com a sua mão.
25 Fui moço, e agora sou velho; mas nunca vi desamparado o justo, nem a sua semente a mendigar o pão.
26 Compadece-se sempre, e empresta, e a sua semente é abençoada.
27 Aparta-te do mal e faze o bem; e terás morada para sempre.
28 Porque o Senhor ama o juízo e não desampara os seus santos; eles são preservados para sempre; mas a semente dos ímpios será desarraigada.
29 Os justos herdarão a terra e habitarão nela para sempre.
30 A boca do justo fala a sabedoria; a sua língua fala do juízo.
31 A lei do seu Deus está em seu coração; os seus passos não resvalarão.
32 O ímpio espreita ao justo, e procura matá-lo.
33 O Senhor não o deixará em suas mãos, nem o condenará quando for julgado.
34 Espera no Senhor, e guarda o seu caminho, e te exaltará para herdares a terra; tu o verás quando os ímpios forem desarraigados.
35 Vi o ímpio com grande poder espalhar-se como a árvore verde na terra natal.
36 Mas passou e já não aparece; procurei-o, mas não se pôde encontrar.
37 Nota o homem sincero, e considera o reto, porque o fim desse homem é a paz.
38 Quanto aos transgressores, serão à uma destruídos, e as relíquias dos ímpios serão destruídas.
39 Mas a salvação dos justos vem do Senhor; ele é a sua fortaleza no tempo da angústia.
40 E o Senhor os ajudará e os livrará; ele os livrará dos ímpios e os salvará, porquanto confiam nele.


Desde Gênesis em que Adão e Eva possuíam toda a terra, passando por Abraão, por Moisés, Josué conquistando a terra prometida, sempre houveram vencedores e vencidos, conquistadores e conquistados, desde sempre os homens estiveram perdendo e ganhando a terra. A terra que lhes pertencia em um dia, no outro passava a pertencer a outro povo.  A terra conquistada por Josué foi perdida para os babilônicos, retomada pelos judeus, através dos Macabeus  e finalmente perdida para os romanos em 37. a.C.  A realidade é que essa terra nunca foi do povo de Israel  de fato.

Hoje em dia ela também não nos pertence, pois comprando o terreno e não pagando-lhe os devidos impostos o governo a pode tomar de si. Mas as coisas não foram feitas para serem assim, Deus deseja nos dar uma possessão permanente, uma habitação segura e eterna.
O cristão  está destinado a outro lugar, dado por Deus,  não para este mundo que está sendo destruído e corrompido pelo pecado, mas um outro lugar  que poderá chamar de seu, um país onde reinará a justiça e a verdade. 

A nossa terra será um lugar totalmente diferente, um local justo, seguro e tranquilo. Um lugar de delícias, de amor, de paz e de felicidade. Será neste mundo, mas não será este mundo.

De fato Deus dará esta terra para habitação da Igreja, uma terra transformada, uma terra no qual Cristo será nosso Rei e Senhor. Reforma agrária Deus fará no devido tempo, repartirá a terra com justeza. O salmista insiste que a Terra será dada aos justos, aos que temem ao Senhor, mas ele não se limita ao povo de Israel, é para toda sua Igreja, a noiva de Cristo. Nesta nova terra habitaremos seguros para sempre. Nesta possessão estaremos em nossa propriedade e perfeitamente identificados com ela.


Comentários

Blog do Vitor pelo mundo- agora

Total de visualizações

Seguidores