Pular para o conteúdo principal

Livre arbítrio ou livre agência ?


  
É difícil entender como Deus pode ser soberano sobre o universo e tudo que existe   ao mesmo tempo em que o homem é responsável por todas as  suas ações. Mesmo sendo complicado de entender, o certo é que não somos marionetes nas mãos do Todo- Poderoso, não somos robozinhos  concebidos  para obedecer um programa, temos pensamento e vontade próprias, somos seres responsáveis. Mas entenda,  não há livre-arbítrio.

Há outra verdade, tão importante quanto a anterior: O homem é escravo,  miserável servo do pecado. Essa é uma doutrina defendida não somente pelo Calvinismo, mas por todas as igrejas Luteranas.
 Isso vem dantes, a doutrina da escravidão da vontade vem desde Agostinho de Hipona, ele já propusera  esta doutrina  em sua  obra contra Pelágio,em que ele afirmava  que o pecado original nos tirou a capacidade de escolha livre. Agostinho ensinava que pós a queda de Adão o homem perde o livre-arbítrio, tendo apenas livre agência.



O que seria livre-arbítrio? 

Livre arbítrio seria a possibilidade de decidir, escolher em função da própria vontade, isenta de qualquer condicionamento, motivo ou causa determinante. Uma vontade incausada.

O teólogo, bispo de Hipona  explica: Adão possuía livre-arbítrio, portanto ele podia comer ou não da árvore do conhecimento do bem e do mal. Sua escolha podia ser boa ou má. Ele escolhe pelo mal e come da árvore proibida. Por meio de Adão  o pecado entra na natureza humana. Ocorre a degradação da vontade livre do homem.



“Portanto, como por um homem entrou o pecado no mundo, e pelo pecado a morte, assim também a morte passou a todos os homens 
por isso que todos pecaram” 
(Romanos 5.12)




Livre Agência

Desde então o homem torna-se incapaz de escolher coisas boas e agradáveis a Deus por si só. Sua natureza está inclinada ao pecado. Ele não é livre como Adão fora, mas mesmo assim pode escolher diferentes coisas de acordo sua natureza má. Este poder limitado de escolha é o que chamamos livre-agência.

Perdemos a capacidade natural de discernir e escolher os a vontade de Deus, porque não temos inclinação natural em direção a Deus; Por causa da queda, o homem perdeu  sua capacidade – a vontade – de obedecer a Deus, mas ele continua sendo responsáveis para com Deus de obedecer perfeitamente os Seus mandamentos. Deus não diminui suas exigências santas por causa do fracasso humano.

  
Mesmo assim, Deus deu a oportunidade ao homem de viver uma vida diferente e de receber uma nova natureza e, assim, ter seu estado de natureza transformado á imagem de Deus.

Por meio de Cristo Jesus, o nosso redentor e salvador. Unicamente devido à bondade divina.

  

Portanto, isso não depende do desejo ou do esforço humano, mas da misericórdia de Deus.  
Romanos 9.16

  
Somos responsáveis por nossa perdição e condenação e o Altíssimo, por sua graça, é responsável por sua soberana salvação. Temos livre-agência.
O Soberano Deus elege, dentre os perdidos, alguns que ouvirão, crerão e se arrependerão de seus pecados, tornando-se novas criaturas e tendo sua natureza restaurada. Essa eleição é soberana e incondicional. 
Agora, os remidos em Cristo tem sua vontade liberta para obedecerem de coração a Deus. Porém a liberdade será completa quando nossos corpos forem transformados  na segunda vinda de Cristo. Até lá estamos sujeitos ao pecado, escolhendo entre o certo e o errado. Quando Cristo vier então nosso livre-arbítrio será perfeitamente restaurado .

Se, pois, o Filho vos libertar, verdadeiramente sereis livres.
João 8.36


Comentários

Mael Spinelli disse…
Eu gosto de usar uma expressão sobre a vontade humana: É como um pássaro que voa pelo céu, ele pode seguir o vento, ir contra, pousar e levantar voo, mas nunca poderá voar através do chão.
Excelente ilustração. Não conhecia ainda.

Anônimo disse…
Muito bom! Que Deus o abençoe
Lary disse…
Não faz sentido para mim pensar que um Deus pai amoroso escolheria filhos para abençoar com o evangelho e outros não. A responsabilidade de buscar a Deus é nossa, ele deseja que todos sejamos os escolhidos, mas infelizmente nós que escolhemos estar longe dele. Deus ama a todos igualmente e deseja que todos voltem a presença dele.Deus não faz acepção de pessoas.
Marcos disse…
Ô Lary. Vc precisa ler a Biblia inteira. Pois lá diz que Ele escolheu sim alguns para serem salvos, independente de suas escolhas. Pois pode a escolha do homem ir contra a escolha do homem? Pode a escolha do homem ter mais poder do que a escolha de Deus e definir quem será predestinado, escolhido, chamado, justificado e golrificado? Pode o vaso discutir com o oleiro?

Blog do Vitor pelo mundo- agora

Total de visualizações

Seguidores