Pular para o conteúdo principal

Conflito entre Carne e Espírito. Romanos 7.14-24





Porque, segundo o homem interior, tenho prazer na lei de Deus;
Mas vejo nos meus membros outra lei, que batalha contra a lei do meu entendimento, e me prende debaixo da lei do pecado que está nos meus membros.  Miserável homem que eu sou! quem me livrará do corpo desta morte? Dou graças a Deus por Jesus Cristo nosso Senhor. Assim que eu mesmo com o entendimento sirvo à lei de Deus, mas com a carne à lei do pecado. 
Romanos 7.22-25


   
Eis aqui um conflito que é popularmente mal entendido entre os evangélico atualmente. Esta postagem vai procurar desfazer certos equívocos. O  assunto precisa de considerações preliminares  que seriam bem extensas, mas vou  resumir o máximo possível. Para compreender melhor procure ler as referências.



Considerações iniciais
  
Explicando de maneira abreviada, o ser humano é formado de uma parte espiritual e uma parte material ( Gênesis 2.7).  A parte espiritual  não morre, no sentido de deixar de existir. Quando ocorre a morte corporal nosso Espírito tem dois destinos possíveis: ou vai para os céus, com Deus ou vai para o inferno, sem Deus (1 Coríntios 15.35-38).
Como dissemos, o corpo morre fisicamente aqui na terra, mas não deixa de existir, ele permanece morto até que Cristo Jesus venha uma segunda vez, para o julgamento Final, quando então todos os corpos ressuscitarão, os que estão no inferno  para a perdição eterna e os mortos em Cristo para a vida eterna nos céus. 
Como pode um corpo que foi consumido pelas chamas, dilacerado por feras ou afogado no fundo do mar retornar para ressurreição? Este  é um mistério que a Bíblia não nos revela.
Por fim, o destino final do corpo é  sua reunião perpétua com o espírito, seja para vida eterna ou para o juízo eterno (1 Tessalonicenses 4.16,17).




 O que o apóstolo  Paulo está  ensinando neste capítulo estranho  de Romanos 7?

Vamos por partes. A despeito do que alguns pensariam, Paulo não estava delirando, não estava imaginando duas entidades possuindo a mesma pessoa. Ele também não tinha nenhum tipo de esquizofrenia paranoide. O  que ele estava descrevendo era um conflito de naturezas. Duas naturezas. A natureza adâmica, caída e corrompida, recebida  no nascimento e a nova natureza herdada de Cristo pela graça mediante a fé.

  
Neste conflito não há uma parte boa, intocada chamada de espírito e uma parte ruim, maculada chamada de carne. Essa é uma interpretação incorreta, pois tanto a parte material quanto a espiritual foram criadas  por Deus e Ele não faz nada que não seja  verdadeiramente bom.  Mas com a chegada do pecado  tanto a matéria quanto o espírito passaram a sofrer os efeitos do nocivos da desobediência. No texto bíblico, às vezes a palavra “carne” se refere ao corpo e em outras, se refere a mundo ou pecaminosidade, depende do contexto em que a palavra está inserida. Vamos esclarecer.

Muitos pensam que o ser humano nasce com um espírito bom e  inocente e uma carne má e corrupta, mas isso não é o que ocorre de fato,  tanto nossa parte material como a parte espiritual (imaterial) foram corrompidas pelo pecado que habita no ser humano. Vamos entender melhor e para isso, precisamos dar uma olhada rápida na língua original , o grego.





Sarx e Somma

 São duas  palavras que encontramos no Novo Testamento  que geralmente são traduzidas pela palavra “carne”.  As duas são SOMMA e SARX (σομμα e σαρξ). 



SOMMA (σομμα)  - Esta palavra se refere ao corpo natural, ou seja, os músculos, pele, ossos e  indica a parte física e não tem nenhuma referência ao pecado em si. A ideia é simplesmente de uma descrição   biológica, pensamos no corpo como uma descrição de elementos químicos da terra como:  oxigênio, carbono, hidrogênio, nitrogênio, cálcio, fósforo, potássio, enxofre, sódio, cloro, iodo, ferro, cobre, zinco e outros elementos em proporções menores. No grego do Novo Testamento, a palavra corpo neste sentido é somma.     



SARX (σαρξ) - Tem também pode ter o sentido de corpo natural ou biológico, mas não se restringe a este significado. Quando o autor bíblico quer fazer referência á nossa natureza pecaminosa ele usa a palavra sarx. Neste último sentido ela não se refere meramente ao corpo, mas abrange toda nossa natureza, seja a parte material como a parte imaterial ( corpo e espírito). Isso significa que o pecado corrompeu toda estrutura da vida humana. Porém a carne em si não é má, não foi criada para ser imperfeita  mas  se torna imperfeita pelo pecado que subjaz nela. 






Que conflito é este que Paulo fala em Romanos 7?

  
Paulo está falando de um conflito de interesses que ocorre na mente do homem que já foi remido por Jesus. O homem natural não conhece este conflito, não é inerente a sua condição. Ele está vivendo descomplicadamente com o pecado. É o velho homem. 
Mas o homem nascido de novo tem uma mente nova, um novo coração que vem de Deus, ele  é do céu. Paulo o chama de "homem espiritual"  ou "homem interior", e este possui um conflito pertinente à sua nova condição. É o novo homem. 
Esta diferenciação, entre o novo e o velho homem, é vista com frequência em outros escritos  paulinos.

Ora, o homem natural não compreende as coisas do Espírito de Deus, porque lhe parecem loucura; e não pode entendê-las, porque elas se discernem espiritualmente. Mas o que é espiritual discerne bem tudo, e ele de
 ninguém é discernido.
 1 Coríntios 2.14,15

Paulo diferencia a esfera do humano-natural  com a esfera do divino-espiritual. E é aí que reside o conflito, pois há uma inclinação  do velho homem para fazer o que é errado perante Deus, isso lhe parece simples, uma inclinação irresistível para a desobediência. Mas por outro lado o Espírito Santo, que mora no coração do crente, afasta o novo homem do pecado e o aproxima de Deus. A carne é boa pois foi criada por Deus. E mais, a carne foi criada por Deus, a carne foi assumida pelo Filho de Deus; Cristo habitou entre nós em carne, só que sem pecado.

Paulo chama cada uma destas duas forças, de homem natural (ou carnal) e homem interior (ou espiritual).  É uma batalha entre o velho homem, que é guiado pela sua natureza caída, e o novo homem, cheio do Espírito Santo.

 A carnalidade refere-se a todo sistema corrupto que herdamos em Adão, toda a tendência para a malícia, impureza e maldade. A espiritualidade  refere-se ao sistema divino, um novo coração implantado quando nascemos em Cristo, quando batizados no Espírito Santo.




Corrigindo o erro

Classificar nosso espírito humano como a parte boa  e nossa carne como parte ruim, é um problema sério. É um erro muito grande achar que o que o corpo faz é pecado, enquanto o que o espírito faz é bom. Ora, podemos estar com nosso corpo perfeito, sem fazer nada de ofensivo a Deus e sermos mesmo assim condenados, ao abrigarmos impureza, inveja  ou rancor em nosso coração.  É a tentação da hipocrisia, que gosta de julgar segundo a aparência e não segundo a verdade.

Por outo lado, podemos também aparentar estarmos embriagados (como Ana  em 1 Samuel 1.14) mas nosso coração estar cheio do Espírito Santo. Sabemos que Deus pesa os corações, nosso homem interior,  e ele não quer só nosso espírito, mas todo nosso corpo, afinal , quando o Senhor diz que somos o Templo do Espírito Santo (1 Coríntios 6.19,20)  ele se refere ao nosso ser integralmente, parte material e imaterial
   
Desta forma, quando  o apóstolo usa o termo carne (sarx) ele está  dando nome a toda estrutura pecaminosa e anti-Deus enraizada na natureza humana, desde o mais profundo da alma.  Neste sentido, a carne não é um pedaço do homem, mas sua totalidade, todo seu EU, é o homem natural. E a inclinação da carne é contra as coisas do alto (Rm 8.7-8).

É por causa disto que quem está em Cristo deve militar contra o seu próprio ser, negar-se a si mesmo e servi-Lo. O seu ser total é a própria carne, sua própria vontade caída.
Neste embate, contra a carne ( corpo e espirito humanos) ,  temos o auxílio do Espírito Santo e devemos crucificar a carne (Gálatas 5.24 ) com seus apetites e desejos pecaminosos e viver para Deus. 
Não se pode culpar o corpo e inocentar o espírito, ambos precisam da graça de Deus para serem redimidos e salvos. 


Comentários

Blog do Vitor pelo mundo- agora

Total de visualizações

Seguidores