Pular para o conteúdo principal

Como a Fidelidade e Retidão de Deus norteiam nossa vida. Salmo 119.138


 Os teus testemunhos que ordenaste são retos e muito fiéis.  Salmos 119.138
  


O que conhecemos de Deus, o que Dele pode ser conhecido?
Apenas o que o próprio Deus escolheu de Si mesmo para ser revelado pode ser conhecido.  Há muitas coisas que Deus descobre de si mesmo nas Escrituras, mas esta revelação  se torna mais clara e evidente com nossa experiência.

 Ninguém vai entender  plenamente a fidelidade de Deus apenas lendo a Bíblia, pois a melhor forma de compreender o caráter fiel do Senhor é experimentá-lo no dia a dia.
  
De fato, todas as virtudes, tanto seu eterno poder, sua justiça, quanto seu indizível amor são melhor explicados e demonstrados ao ser humano quando lhe são diretamente endereçados, quando são usufruídos pessoalmente.

O salmista conhecia ao Senhor,  conhecia especialmente a fidelidade de suas promessas não só de ler, não só de ouvir, mas muito mais por experimentar isso na sua vida diária. Deus lhe era fiel no dia a dia, passo a passo da jornada;  Isso o deixava surpreso, alegre e exultante.

Saber que nosso Deus é reto nos dá muita segurança. A palavra Reto é sinônimo de correto, digno, honesto, honrado, incorruptível, íntegro, inteiro, nobre, probo, imparcial, justo. O Altíssimo tem todas estas  virtudes elevadas ao grau máximo.

Nosso Deus não é um soberano maligno, corrupto e desonesto. Por  isso que é  realmente surpreendente que ele prometa algo a nós, seres humanos corruptos e indignos, não merecedores de nenhum benefício. Ele é muito diferente de nós, dá sem exigir nada em troca, concede graça a quem Ele deseja. Ele é fiel a todas as suas promessas.
A fidelidade é uma palavra que significa a atitude de ser firme, ser confiável, honestidade. Tem fidelidade quem é justo e sua palavra não falha.  Nós falhamos, Deus nunca falha, sua palavra sempre achará cumprimento.
Temos um exemplo claro da fidelidade divina no caso de Noé. Deus prometera que nunca mais destruiria a terra com dilúvio, e de fato, isso não voltou a  ocorrer e temos certeza que jamais ocorrerá (Gênesis 9.13). Toda vez que vemos o arco-íris no céu nos lembramos disso.

A nossa confiança na fidelidade divina está intimamente relacionada com a nossa compreensão do ser de Deus.  O cristão  que não conhece bem ao seu Salvador  facilmente descambará na ansiedade e no desespero.  É preciso pois urgentemente experimentar a sua fidelidade, e por isso, conhecer suas promessas e verificar como elas se aplicam em nossa vida atual.
As suas promessas são muitas, vamos escolher cinco que se dirigem ao povo santo, à Igreja. Vejamos algumas de suas promessas infalíveis.

Promessa de suprir nossas necessidades:

O meu Deus suprirá todas as necessidades de vocês, de acordo com as suas gloriosas riquezas em Cristo Jesus.
 Filipenses 4.19

   
Promessas de sermos cheios da plenitude de Deus em Cristo:
   
E conhecer o amor de Cristo, que excede todo o entendimento, para que sejais cheios de toda a plenitude de Deus.
 Efésios 3.19

  
Promessas do amor e cuidado   eterno do Senhor sobre nós:
  
  Mas Sião diz. O SENHOR me desamparou, o Senhor se esqueceu de mim. Acaso, pode uma mulher esquecer-se do filho que ainda mama, de sorte que não se compadeça do filho do seu ventre? Mas ainda que esta viesse a se esquecer dele, eu, todavia, não me esquecerei de ti. Eis que nas palmas das minhas mãos te gravei; os teus muros estão continuamente perante mim.
Isaías 49.14-17


   
A promessa de renovo e força para o seu povo.
  
mas os que esperam no SENHOR renovam as suas forças, sobem com asas como águias, correm e não se cansam, caminham e não se fatigam.
 Isaías 40.31


  
A maior promessa de todas, a vida eterna!
  
Quanto a vós outros, zelai para que aquilo que ouvistes desde o princípio permaneça em vossos corações. Porquanto, se o que ouvistes permanecer em vós, de igual modo permanecereis no Filho e no Pai.
 E esta é a Promessa que Ele nos fez: a vida eterna!
  1 João 2.25





Em tudo Deus é fiel, para cada promessa há um cumprimento infalível. Ele é reto e justo, jamais deixará que suas palavras caiam por terra, jamais ficarão sem o devido cumprimento. Assim nortearemos nossa vida na confiança de sua fidelidade e retidão.

Comentários

Blog do Vitor pelo mundo- agora

Total de visualizações

Seguidores