Pular para o conteúdo principal

O que é a igreja?



Hoje a palavra igreja significa   um templo cristão, um prédio, que serve como  local da pregação. Também significa conjunto de fiéis unidos pela mesma fé e que celebram as mesmas doutrinas religiosas. Tudo organizado e institucionalizado.
Mas essa é a definição secular, que está no dicionário. Vamos ver o que Deus quer dizer com Igreja na Bíblia.


Vocês, porém, são geração eleita, sacerdócio real, nação santa, povo exclusivo de Deus, para anunciar as grandezas daquele que os chamou das trevas para a sua maravilhosa luz. Antes vocês nem sequer eram povo, mas agora são povo de Deus; não haviam recebido misericórdia, mas agora a receberam.
1 Pedro 2.9-10



 
A Igreja no Antigo Testamento


O leitor  que conhece um pouco mais de Bíblia poderá me dizer que foi Jesus quem fundou a Igreja, sendo portanto, um anacronismo (usar um termo fora da sua época)  dizer "igreja no Antigo Testamento". Este leitor talvez diga que no AT não havia Igreja. Mas isso não é bem assim, como iremos ver agora.

No  Antigo Testamento, o conceito de igreja não está claramente explicitado. Isso porém não significa que não exista uma Igreja. Ela não tinha exatamente os mesmos padrões e moldes do Novo Testamento, mas seguia os mesmos princípios.

Adão e Eva, constituíram a primeira igreja cristã no Antigo Testamento, eles iriam representar o domínio de Deus sobre a terra, foram retirados do contexto da criação para este papel. Após eles temos Noé e seus filhos representando a Igreja de Deus. Depois temos o chamado de Abraão, seguido de Isaque e Jacó, eles foram os patriarcas, eram separados para uma tarefa especial. Em Jacó surgem as 12 tribos de Israel que formariam o povo da aliança no AT. Este povo é chamado para representar o Altíssimo. Foi chamado de Israel, um povo, uma nação escolhida e separada por Deus para representá-lo aqui na terra.
Aqui percebemos Deus chamando, separando um povo para si, para que fosse glorificado entre eles.





A Igreja no Novo Testamento


A palavra Igreja no NT é a tradução da palavra grega “Ecclesia”, que é definida como “ assembléia”, ou “os que foram chamados”. Vamos deixar mais claro:

A ideia é de Igreja é:
Um grupo menor de pessoas  que foi retirado  de um grupo maior. Este grupo foi retirado para fora do grupo maior, não faz mais parte dele. Agora este conjunto de pessoas é separado, tirado para fora. Ecclesia = Tirados para fora
Sabemos que Jesus chamou 12 discípulos, ele os retirou do contexto mundano, para formar um grupo exclusivo, que seriam os seus seguidores. Posteriormente este grupo cresceu e se expandiu, sendo que a grande missão deste grupo era tirar as pessoas do contexto maior e trazê-las para o menor, fazer delas discípulos de Cristo. Estes discípulos deveriam representar Cristo aqui na terra.
Aqui também percebemos Deus chamando, separando um povo para si, para que fosse glorificado entre eles.




Notaram as semelhanças? Não são coincidências irrelevantes, elas tem um sentido. É desta forma que percebemos que o Novo Testamento  é uma sequência natural  do povo de Israel nas Escrituras. O povo de Deus do AT é a Igreja do NT.
Deus tem um plano apenas e este plano é salvar sua Igreja.

Hoje o Espírito Santo chama pessoas ao arrependimento e as une em torno de Cristo. Ali elas tornam-se membros do Corpo de Cristo e são chamadas de irmãos, pois entendem que possuem o mesmo Pai Espiritual, ou seja, Deus.

Podemos resumir dizendo que Igreja é o conjunto de pessoas que estão unidas pela fé no único Deus verdadeiro e em suas promessas.

Comentários

Blog do Vitor pelo mundo- agora

Total de visualizações

Seguidores