Pular para o conteúdo principal

O trabalho cristão e a glória de Deus. Orare et labutare


E Jesus lhes respondeu: Meu Pai trabalha até agora, e eu trabalho também. João 5.17


É muito bom que tenhamos um dia específico no ano para homenagear aos homens e mulheres que mantém nosso mundo em funcionamento através do seu esforço e dedicação. Pedreiros, bancários, articulistas, cientistas, lavradores, comerciários, entre outros que  dedicam boa parte de sua vida produtiva para proporcionar o bom andamento da história da humanidade, através de seu trabalho honesto.  Deus fez o trabalho para o homem e o homem para o trabalho, de tal forma que não pode existir felicidade verdadeira  sem que esta esteja ligada ao trabalho.


Pois comerás do trabalho das tuas mãos; feliz serás, e te irá bem. 
 Salmos 128.2

O bom e genuíno cristão é um legítimo trabalhador. Servir a Deus não tem outro sentido que não trabalhar para Deus, não se imagina que um cristão verdadeiro possa estar entregue ao ócio.
No latim Orare et Labutare  significa literalmente orar e trabalhar. Jesus foi o melhor exemplo disso quando diz "Meu Pai trabalha até agora, e eu trabalho também." Jesus orou, orou muito, como nenhum outro, e também trabalhou, trabalhou incansavelmente pela nossa salvação.
O trabalho, para o salvo, constitui uma dimensão fundamental da existência humana.  É o trabalho que dá sentido ao homem aqui nesta vida. Quando o homem produz algo, quando edifica, constrói, modifica, quando um jovem marceneiro corta a madeira e a lixa, o lavrador abre o sulco na terra para pôr o grão, o professor ensina o aluno a gramática, o cientista produz uma nova vacina ou o comerciante negocia com um cliente, estão operando transformações que moldam sua existência aqui na terra. É através do labor que procuramos e encontramos nossa realização.




O trabalhador deve trabalhar para a glória de Deus. 

Diz-se  que um sapateiro convertido perguntou a Lutero o que poderia fazer para servir melhor à Deus e ser um cristão melhor. Ao  que Lutero respondeu: “Faça um bom sapato e venda por um preço justo”.
A resposta do Reformador alemão pegaria muita gente no "contrapé" hoje em dia, visto que não pensamos que fazer sapatos, cortar unhas, emendar um fio de energia ou apertar um parafuso possa ser feito para glorificar a Deus. Muitos pensam que Deus só recebe adoração por meio de hinos e cânticos espirituais ou por uma boa pregação bíblica num culto.Isso está infinitamente longe da verdade, pois todo o serviço honesto e íntegro, sendo feito com dedicação serve para glorificar ao nosso Senhor.

Tudo o que fizerem, façam de todo o coração, como para o Senhor, e 
não para os homens,  
Colossenses 3.23

As pessoas em geral tem medo da segunda-feira, por enxergarem nela o momento de dor e de frustração, o momento que acaba o lazer e que começa o tédio e a aflição. Isso não pode ser assim, nosso Senhor não deseja que estejamos no trabalho lamentando ou gemendo. É certo que todo trabalho nos custa esforço, mas isso não  torna obrigatório que ele seja penoso ou desagradável. Quantas vezes vemos pessoas que se contentam em fazer o que não gostam, o que não as realiza,  unicamente pelo amor ao dinheiro? Deus não se agrada disso, é claro que devemos buscar em nosso trabalho o sustento para nossa vida e família, mas isso não significa que precisamos abdicar de todo o significado do nosso esforço em busca somente de uma remuneração mais alta. Há pessoas ricas que não tem brilho nos olhos e nem paixão sincera pelo serviço que executam. Possuem recursos financeiros, mas passam suas vidas em trabalhos que as fazem sofrer. É justo que, de acordo com nossas habilidades e preferências, aceitemos ganhar um tanto menos para fazermos o que gostamos e isso com todo capricho.  Sempre com responsabilidade, naturalmente. Não é aceitável que um pai de família largue irresponsavelmente seu sustento para aventurar-se e correr riscos desnecessários. Tudo deve  estar sob a orientação cuidadosa e amorosa de Cristo.
Há também aqueles que, por vários motivos, não conseguiram a colocação no mercado de trabalho que desejam. Desses, grande parte ganha pouco e tem diversas dificuldades de encontrar oportunidades de mudança. É justo e agradável a Deus que essas pessoas orem e busquem a intervenção divina para que portas se abram em direção ao emprego desejado. Tenho convicção que nosso Senhor se agrada em abrir portas para que seu nome seja glorificado em pessoas certas trabalhando nos lugares certos, ganhando salários dignos. Então, seu trabalho deve ser o mais próximo da perfeição possível.

Assim, quer vocês comam, quer bebam, quer façam qualquer outra coisa, 
façam tudo para a glória de Deus. 
 1 Coríntios 10.31

Se o seu desejo é fazer o nome de Deus glorificado através de seu trabalho preocupe-se com uma palavra: Excelência. Nosso Senhor nos deu capacidade únicas, especiais que devemos usar com todo o cuidado para que seu nome seja glorificado por intermédio de nosso êxito profissional.

Quem relaxa em seu trabalho é irmão do que o destrói. 
Provérbios 18.9

O educador deve procurar ser o mais estudioso e interessado nos alunos possível. O pedreiro deve ser o mais caprichoso e preparado. O comerciante deve fazer seus negócios com sabedoria, para dar-lhe lucro, mas com honestidade para que ninguém saia lesado. O pastor deve estudar profundamente  para que o sermão seja a perfeita exposição da Palavra. O artista deve produzir obras de qualidade que transmitam sentimentos puros e belos para a glória de Deus. Assim todos os profissionais devem dedicar-se para fazerem o seu melhor para a glória de Deus.







O trabalho e a preguiça

Ninguém gosta do preguiçoso, ele é conhecido como um "escorado", alguém que não faz bem seu trabalho por relaxamento e descuido. Nem Deus gosta do preguiçoso, a preguiça ofende a santidade do Senhor, pois ele não nos deu boas dádivas para que as desperdiçássemos no ócio.


As mãos diligentes governarão, mas os preguiçosos acabarão escravos.
 Provérbios 12.24

Muitos são os preguiçosos que reclamam da sua má sorte, de sua falta de oportunidades. A verdade é que os preguiçosos perdem muitas chances de crescer e melhorar de vida por causa de sua indolência e falta de ânimo.
Não se deixe levar pela preguiça, tenha cuidado, você poderá acabar escravo dela.


Deus sempre será glorificado pelo trabalho zeloso e esmerado do crente fiel que busca sempre o seu melhor para agradar a Deus. Nosso trabalho em Cristo sempre será recompensado. Que sejamos todos trabalhadores dedicados para a glória de Deus.





Comentários

Blog do Vitor pelo mundo- agora

Total de visualizações

Seguidores