Pular para o conteúdo principal

As 12 verdades para a salvação.



Estudo Básico sobre salvação.  Soteriologia é o estudo sobre a salvação.  Farei um estudo simples para você  saber o básico sobre a salvação e poder  ensinar a outros.



PRIMEIRA Verdade  - O Homem foi Criado por Deus.
Deus disse em Gênesis 1.26. “Façamos o homem à nossa imagem, conforme nossa semelhança”.
O homem foi criado para ser a imagem de Deus e para a glória de Deus. Ele refletia a imagem do Altíssimo, governava  a terra e a sujeitava. Adão e  Eva possuíam livre-arbítrio , poderiam escolher obedecer ou não a Deus.


SEGUNDA Verdade  - O Homem foi Criado para ser eterno.
Sabemos que o homem não foi criado para morrer, mas para viver eternamente.  Ele não tinha vida eterna em si mesmo, por isso deveria obedecer para viver.  Adão e  Eva  viveriam se obedecessem e morreriam se não obedecessem. Com seu livre-arbítrio eles poderiam livremente obedecer ou não ao Senhor , isso foi chamado pacto das obrasA morte não teria vez em sua existência desde que ele se mantivesse obediente.


TERCEIRA Verdade - O Homem não obedeceu , pecou e morreu.
Adão e Eva transgrediram o divino mandamento. Sua desobediência foi chamada de Pecado. Como foi o primeiro pecado cometido pela raça humana chamamos ele de Pecado Original, pois foi o primeiro.
Eles romperam o pacto das obras, usaram mal o seu livre-arbítrio e desde então tornaram-se escravos do pecado. Agora estavam condenados a morrerem,  destituídos da presença de Deus e destinados á condenação eterna. Desde então não há mais livre-arbítrio e todos os filhos de Adão, ou seja, a raça humana está condenada a servidão do pecado. 
Romanos 5.19 diz.
 “Pela desobediência de um só homem muitos se tornaram pecadores”.
Romanos 5.12 diz. 
“Por um só homem entrou o pecado no mundo, e pelo o pecado a morte, assim também a morte passa a todos os homens, porque todos pecaram”.


QUARTA Verdade - Deus prometeu um salvador
A essa promessa chamamos de Proto-evangelho. - Após a Queda, com a entrada do pecado na história, Deus promete o Redentor. Gênesis 3.15.


QUINTA verdade -  O homem é incapaz de  se salvar 
A doutrina da corrupção da natureza humana tem dois aspecto: A depravação total e a incapacidade total.

“Sem mim nada podeis fazer”. João 15.5. 

O homem é totalmente corrupto, toda  natureza humana foi atingida pelo pecado. Corpo e Espírito.  Totalmente destituído de  amor a Deus. Desordenado e corrompido em cada faculdade.  Não há obra humana que seja aceitável a Deus sem que tenha sido mediada por Cristo, como veremos mais adiante.
Além de totalmente corrompido o homem é totalmente incapaz de agradar a Deus e alcançar a salvação de sua alma. Ele é incapaz de ter uma vida correta e piedosa na presença do Altíssimo. Sua vida está  maculada com o pecado original e pelo seu pecado atual.

João 5.42 - Efésios 4.18 -  Tito 1.15 - 2 Coríntios 7.1 -  Hebreus 3.12

SEXTA verdade -  O homem precisa ser eleito.
Deus pai elegeu os que seriam salvos desde antes da fundação do mundo. Ele é quem separa os que crerão para que ouçam o evangelho, creiam e se arrependam de seus pecados sendo salvos. 
Romanos 8.29-30   -  Romanos 9.1-2 -   Efésios 1.3-14-2 Tessalonicenses 2.12-13

Eleitos segundo a presciência de Deus Pai, na santificação do Espírito, para a obediência e aspersão do sangue de Jesus Cristo. Graça e paz vos sejam multiplicadas.  1 Pedro 1.2-12

SÉTIMA verdade -  O homem precisa ser regenerado
Regeneração  é quando  Deus dá uma vida nova ao homem. Em João 3 Jesus diz a Nicodemos que ele precisa nascer de novo, nascer da água e do Espírito. Isso é um processo instantâneo e que não depende de nenhum esforço ou mérito humano, vem de Deus. João 1.12-13  - João 3.1-10  - João 6.44, 45, 63-65  - Efésios 2.1-5 - Tito 3.3-6 -  Romanos  8.30


OITAVA  verdade -  O Homem precisa crer e se arrepender
Hebreus 11.6 fala que sem fé é impossível agradar ou se aproximar de Deus. Então é preciso que o homem creia em Jesus como filho de Deus. Ele também deve reconhecer-se um pecador,  arrepender-se de seus pecados. Efésios 2.8-9  Filipenses 1.29
Arrependimento bíblico significa abandonar o pecado e voltar-se para Deus. Atos 5.31, 11.18 -  2 Coríntios 7.10-11

NONA verdade -  O Homem precisa ser justificado.
O preço da justificação é o sangue de Cristo.Não temos participação na justificação. Jesus vestiu-nos com sua própria justiça para sermos aceitos por Deus. Tornou o homem justo. Jesus viveu uma vida de perfeita obediência, morreu em uma cruz e ressuscitou dentre os mortos para nos trazer a justificação. Referimo-nos à Sua vida, morte e ressurreição. Sua vida era perfeita. Por isso a Sua morte não era por Sua própria culpa, e sim, por nossas culpas . Por Sua ressurreição Ele cumpriu Sua obra salvadora.  
Romanos 3.21 - Romanos 4.8

DÉCIMA  verdade  -  O homem precisa ser adotado
Aprouve ao Senhor não apenas salvar-nos da eterna condenação, livrando-nos do inferno, mas também nos fazer herdeiros juntamente com Cristo de uma herança celestial. A Bíblia diz que adentramos na família celeste, nós que cremos em Jesus com salvador, somos adotados como filhos.  1 João 3.1-2   - Gálatas 4.6-7

 “Porque vós sois filhos, enviou Deus aos nossos corações o Espírito de Seu Filho, que clama. Aba, Pai. De sorte que já não és escravo, porém filho; e, sendo filho, também herdeiro por Deus” Gálatas 4.6-7.


DÉCIMA Primeira Verdade - O Homem necessita ser Santificado.
Santificar significa separar para o uso de Deus.
O homem que já foi justificado e adotado agora precisa ser separado, ele já não faz mais parte dos perdidos que ignoram a vontade de Deus. Agora ele  está  comprometido  com a vontade do seu Pai celeste e deverá  obedecer-lhe.  

A Santificação pode ser:
-- Instantânea - também chamada de  definitiva produzida na conversão pelo Espírito Santo e nos torna parte dos Santos ou seja a Igreja João 10.26-30 - Romanos 6  -  1 Coríntios 1.2  - 1 Coríntios 6.9-12
-- Progressiva - Produzida diariamente no crente, em que ele vai cada dia mais se afastando do pecado.  Efésios 4-5  -  Filipenses 2.1-13  - 1 Coríntios 13  - Gálatas 5. 16-2 - 1 Pedro 1.15-16


DÉCIMA segunda  -  O Salvo será glorificado
A última etapa da salvação será a glorificação, momento em que todos nós, os salvos, seremos transformados á imagem de Cristo, no momento de sua segunda vinda. Não mais sujeitos ao pecado, não mais sujeitos às  doenças ou morte.  Seremos semelhantes aos anjos.
2 Coríntios 5.1-8   -  Filipenses 1.23    -  Filipenses 3.20-21   -   João 3.1-- Apocalipse 6.9-10

Comentários

Blog do Vitor pelo mundo- agora

Total de visualizações

Seguidores