Pular para o conteúdo principal

Sabedoria ou astúcia. Salmos 119.118

Desprezas todos os que se desviam dos teus estatutos, pois a astúcia deles é falsidade.
Salmos 119:118



Astúcia não é o mesmo que sabedoria. Existe uma abismo de diferença entre estes dois conceitos.
Deus abomina a astúcia. O salmista conhecia a astúcia dos que se desviavam dos divinos mandamentos.

Lemos em Gênesis 27.35 - Jacó astuciosamente roubando a bênção de Esaú. Em Êxodo 1.10 - Faraó  astuciosamente tenta  impedir a multiplicação do povo  israelita  no Egito.
Em Josué 9.4 - Os gibeonitas enganam com astúcia Josué e os príncipes de Israel para que Gibeão não seja destruída. Lemos também no NT que os fariseus tentaram, sem sucesso, usar de astúcia com Jesus para o enganar e levar vantagem sobre ele.  Em 2 Coríntios 11:3, Paulo fala que com astúcia Eva foi enganada pela Serpente para que pecasse comendo da árvore do conhecimento do bem e do mal.

 A astúcia não é uma qualidade e por isso  nunca é louvada como tal nas Escrituras. Quem usa de astúcia leva vantagem sobre seu semelhante  causando-lhe prejuízo. É claro que este tipo de atitude é condenada pela Bíblia pois ela ensina a amarmos o outro como a nós mesmo e isso implica em não causar-lhe mal ou dano.
Desta forma astúcia esta ligada ao engano, malícia, maldade e injustiça.  Pessoas astutas são sagazes e egoístas. A astúcia está conectada com a mentira e o pai da mentira é o Diabo (João 8.44) .
O mundo louva as pessoas astutas, sua sagacidade é elogiada.  Sua esperteza é admirada pelos homens mas repugnante para Deus.
A sabedoria, pelo contrário, nos ensina a usar nossa inteligência em benefício mútuo,  não de forma egocêntrica, mas de forma solidária. A sabedoria está intimamente conectada a verdade, a honestidade e a justiça.
Muitas vezes o mundo ri e zomba da divina sabedoria, mas os sábios em Cristo serão honrados por Deus.
Em Cristo estão conectados todos os tesouros da sabedoria.
 A sabedoria legítima vem de Cristo pois ele é fonte de toda a verdade.
 A sabedoria é boa, proveitosa e solidária.
 A astúcia é perversa e egoísta.
A Sabedoria que é Cristo, pisa na astúcia que é representada pela serpente que é Satanás.

Você sabe diferenciar uma atitude sábia de  uma atitude astuta?

Comentários

Blog do Vitor pelo mundo- agora

Total de visualizações

Seguidores