Pular para o conteúdo principal

Os Pobres. Deuteronômio 15:11

Pois nunca deixará de haver pobre na terra; pelo que te ordeno, dizendo: Livremente abrirás a tua mão para o teu irmão, para o teu necessitado, e para o teu pobre 
na tua terra. 
Deuteronômio 15.11



A pouco tempo escrevi sobre a prosperidade do ponto de vista bíblico, agora vou escrever sobre a pobreza do ponto de vista bíblico. 
Não vou destacar aqui o indivíduo que ganha um salário reduzido, paga aluguel, não tem automóvel, não tem muitos dos confortos modernos, mas consegue sustentar as necessidades básicas da sua família com o que ganha. Essa seria uma espécie de pobreza abençoada, uma pobreza feliz, eu me enquadro neste caso.
Há bilhões de pessoas no mundo em situação de  real pobreza  e estas pessoas dificilmente tem condições de moradia, de alimentação e de vestuário. Estas pessoas contam com a solidariedade dos outros para sobreviver. Não possuem trabalho ou quando muito são trabalhadores explorados em situações de quase escravidão.  A tristeza de ver uma situação destas muitas vezes é de cortar o coração.  Estas pessoas não podem ser felizes nestas condições e não é plano de Deus que sua igreja esteja nestas condições. Este é o tipo de pobreza que nenhum crente deve considerar normal ou digna de aceitação. 
Algo como:
"É do plano de Deus que este ou aquele irmão nosso seja miserável..."


Muitos se baseiam, erroneamente, no trecho que diz: Pois sempre tereis convosco os pobres, mas a mim 
nem sempre me tereis.
João 12.8

Jesus neste trecho não afirma que a miséria é aceitável, ou recomendável, apenas afirma que a pobreza é um mal que não poderia ser erradicado enquanto houvesse este mundo. Isso não significa que devemos ser coniventes com ela. A Bíblia é clara e enfática quanto ao dever da Igreja de reabilitar os seus membros em situação de miséria. Jamais um verdadeiro eleito de Deus, um salvo por Jesus poderá ficar satisfeito sabendo que seu irmão está corroído de fome , sede ou frio. 
Há pessoas que falam em conscientização ambiental , em melhoria da qualidade de vida, reforma na educação, em deixar o mundo um pouco melhor. Que  tal dar um sanduíche para um faminto morador de rua,  e começando HOJE?
Há muita miséria em nosso país, há muita fome e morte por causa da falta de misericórdia da parte das pessoas.

Há porém, promessas da parte de Deus para quem se compadece do pobre , o Senhor cuida dos seus servos abnegados e obedientes.

"O que despreza ao seu vizinho peca, mas o que se compadece dos pobres é feliz. " Provérbios 14.21 

Meu querido irmão ou amigo, a pobreza sempre houve e sempre haverá e ela é uma oportunidade ímpar de nós, cristãos mostrarmos o amor de Cristo uns aos outros.
Moisés   enfatiza, neste texto de Deuteronômio, a necessidade de estarmos sempre dispostos a repartir do que ganhamos, do labor de nossas mãos, em favor do carente e necessitado.
Moisés escreve: "Eu te ordeno"
Perceba que ele encara isso não como uma sugestão, mas como um mandamento. Não há uma opção de não fazer, não há um substituto , você não pode dizer que dá o dízimo na Igreja, paga suas contas,  e tudo bem. O mandamento é claro, a ordem é para separarmos da nossa renda algo para ajudar o necessitado .
E mais:
Deus disse: "Livremente" aí  está, espontaneamente, voluntariamente, sem coação.
Não precisa que o pastor da Igreja mobilize você para isso, não é preciso que haja um mutirão para ajudar os comprometidos por uma calamidade pública para que você mostre seu amor cristão e sua disposição em ajudar.
O Senhor quer que ajamos proativamente em favor dos necessitados, voluntariamente. Parte do nosso coração fiel e temente. Sem buscar também promoção pessoal , se possível anonimamente.Notemos também que o Senhor nos chama para uma responsabilidade e um compromisso. Reveja o texto:

Livremente abrirás a tua  mão para o TEU irmão, para o TEU necessitado, e para o TEU pobre na TUA terra.

Ei, não é preciso muita inteligência para entender  que a palavra que mais se repete é a que dá o tom do texto. Perceba que há um tom pessoal , um chamamento para que ajudemos o nosso Irmão,  que é um dos nossos necessitados e é um dos nossos pobres e que mora na nossa terra.
Veio a bênção e devemos reparti-la.
Deus nos deu o emprego, bens, recursos, condições e também nos deu pobres irmãos para ajudar. Faz parte do pacote, não podemos desprezar os deveres em nome dos direitos.

Nosso dever é não negligenciarmos a Palavra  e o  mandamento de Deus. Devemos atuar em favor dos pobres. Sempre e livre e prodigamente.




Comentários

Blog do Vitor pelo mundo- agora

Total de visualizações

Seguidores