Pular para o conteúdo principal

Leia Bíblia e aprenda a elogiar bastante. Salmo 119.103

Oh! quão doces são as tuas palavras ao meu paladar, mais doces do que o mel à minha boca. Salmo 119.103



O mundo não é um lugar que ofereça muitas perspectivas para uma conversa agradável.  As pessoas em geral estão cada vez mais ríspidas e intolerantes. Não admitimos erros, não perdoamos falhas, não oferecemos uma palavra doce. Somos uma geração de pessoas salgadas, pessoas amargas .
Cada vez mais ouvimos do chefe, do colega, dos vizinhos, dos familiares e até mesmo do cônjuge, palavras duras, ácidas que são proferidas sem nenhum cuidado sobre nossas vidas. E em muitos casos , nós mesmos proferimos palavras duras contra outras pessoas. Onde estão as palavras de incentivo, de amor, de carinho e de afeto? Onde estão os elogios sinceros, os "obrigados", as palavras gentis?
O salmista sabia onde encontrar palavras doces, palavras que refrescavam a alma, que aliviavam o peso das frustrações da vida. è certo que na Bíblia há também repreensão, palavras duras, frases de juízo, mas eles sempre estão ali  apenas como um caminho seguro para evitar com que muitos possam ficar iludidos com o mal e evitarem os caminhos da destruição. Mesmo assim a linguagem que predomina nas Sagradas Escrituras são palavras agradáveis, que vem pra alegrar nossa vida sofrida e nos dar esperança para prosseguirmos na lida diária.
Precisamos ouvir boas palavras, pois só de cobranças, de críticas, de broncas e de durezas nenhum coração pode sobreviver. Isso mata a alma e germina a temível depressão na vida do indivíduo que constantemente é criticado e tratado com dureza.
O salmista amava as Escrituras pois elas lhe alimentavam a alma, supriam a sede que ele sentia de algo  para dar alegria ao seu espírito e lhe confortar o coração.
Quem se alimenta da Palavra de Deus, assim como o salmista, tem sempre palavras boas, proveitosas e  agradáveis para distribuir aos homens. Ele foi amado e precisa repartir este amor, ele foi bem tratado e quer tratar tão bem quanto ele mesmo foi.
Não estamos falando de bajulação , elogios insinceros nem cortesias falsas. Isso sim faz muito mal ao homem, tanto ao que oferece a bajulação quanto ao que recebe. O que faz bem à nossa alma são elogios sinceros,  palavras amáveis e verdadeiras que brotam de um coração piedoso e dedicado à Deus.
Todos nós amamos as boas palavras, por isso devemos nos alimentar da Maravilhosa e doce Palavra de Deus para poder oferecer também ao nosso próximo palavras agradáveis.

Leia Bíblia e aprenda a elogiar bastante.

Comentários

Blog do Vitor pelo mundo- agora

Total de visualizações

Seguidores