Pular para o conteúdo principal

Um bom aluno, um ótimo professor.119.99

Tenho mais entendimento do que todos os meus mestres, porque os teus testemunhos são a minha meditação. Salmo 119.99



Há alunos que são especiais,  sabem responder tudo o que o professor questiona e vão além, todo bom professor ama este tipo de aluno.  O professor nem termina a frase e o aluno completa , ele mal abre a boca para fazer a pergunta e o aluno já salta para responder. Há alunos que, incrivelmente, sabem mais até do que o professor. Eles aprendem tão bem, tão rápido e com tanto interesse que procuram descobrir as coisas por si mesmos e quando chegam na aula acabam por saber de tudo o que o professor irá falar.
O salmista parecia ser um aluno deste tipo Super dedicado, mais sábio do que seus próprios mestres , seus professores. A sabedoria  do salmista porém, não vinha senão do amor e da devoção do salmista ás Sagradas Escrituras. Ele se debruçava diuturnamente sobre elas afim de aumentar sua conexão com Deus , que é a única fonte da verdadeira sabedoria.
Já vi muito debate que virou discussão entre aluno e professor por conta disso.  O professor falava algo e era corrigido pelo aluno. Logo o ego do professor se inflamava e ele acabava passando um sermão que era dirigido a toda turma. Quem sabe este aluno mesmo não seria melhor ensinador do que o próprio professor? O que sobrava no aluno , o interesse, faltava no professor experiente.
Se o professor não ama o que ensina não conseguirá passar com eficiência o conteúdo a ser ensinado. Se não estiver notavelmente interessado no que ensina não será proveitosa sua aula.Um bom aluno pode muito bem transformar-se num excelente professor. Ele precisa estar motivado corretamente. 

Há mestres relapsos  no seu preparo e manejo da tarefa do ensino. Mas também há alunos relapsos em aprender. Esse aluno não desafia o professor a exercer seu  dom com excelência. Mas o professor também precisa aprender a gostar do estudante que tem dificuldades. Um bom professor sabe fazer sua motivação, não espera que ela esteja pronta. Olhe bem, é tão desafiador, estimulante! Um bom professor  gosta de desafios, bons desafios.

Queremos aprender a Bíblia? Queremos aprender como experimentar a transformação que ela propõe para a vida do crente? Aprendamos com devoção e amor o que ela nos ensina e assim seremos mais sábios e edificados. Seremos bons alunos e podemos ser também bons professores.  Quem sabe não ousemos também ensinar a outrem o que aprendemos nas Escrituras?



Comentários

Blog do Vitor pelo mundo- agora

Total de visualizações

Seguidores