Pular para o conteúdo principal

Servidão ou soberba.Salmo 119.78

Confundam-se os soberbos, pois me trataram duma maneira perversa, sem causa; mas eu meditarei nos teus preceitos.  Salmo 119.78


O que é uma pessoa soberba? Além de sentir-se superior, a pessoa soberba menospreza os outros, considerando-os inferiores. Trata  os seus semelhantes de maneira perversa e cruel. Ela ridiculariza, zomba, escarnece e faz "pouco caso" dos outros. 
Há um contraste marcante nestes versos. Os soberbos de um lado e de outro o salmista.
Os soberbos tratam o salmista com perversidade. O salmista medita nos preceitos de Deus.
O soberbo se sente dotado de  grande importância,  se acha o protagonista  e   relega todos os outros um papel secundário, o papel de coadjuvante.
Ledo engano, não somos protagonistas de nada, nem mesmo da nossa história. Quando tentamos ser protagonistas da nossa vida nos damos mal, erramos nosso alvo , nossa missão de vida e atraímos a ira de Deus , afinal isso se torna idolatria do ego.
Há muitos que idolatram seu próprio ego hoje em dia.
O Senhor deve ser o centro de nossa vida e o principal ator de nossa história. No final só ele deve ser merecedor de todo crédito por qualquer de nossas vitórias.
Podemos escolher: Ou sermos servos de Deus ou sermos soberbos, não há como conciliarmos as duas coisas.
Os idólatras do ego maltratam os outros e pisam  nos seus semelhantes. 
Muitas vezes os servos vão sofrer nas mãos dos soberbos , serão humilhados e maltratados. Muitos justos, muitos humildes, se veem massacrados pelos soberbos, pelos arrogantes desta vida, e o melhor jeito de enfrentar isso é buscar na Palavra de Deus socorro contra isso.
Há momento que somos humilhados e mal tratados , momentos em que temos vontade de reagir com ira e ressentimento. Nunca é o caso. O melhor a fazer para superar as humilhações desta vida é olhar para as promessas de Deus, elas nunca falharão.
Os homens e suas arrogâncias passarão, a sua força murchará, o cetro de seu poder se quebrará, mas os humildes servos do Altíssimo não serão abalados. Os que confiam em Deus serão eternamente consolados de suas lutas e sofrimentos. Lembre, Jesus foi humilhado pelos soberbos fariseus, Paulo foi ridicularizado pelos atenienses, será que nós não sofreremos humilhações por sermos dedicados servos de Cristo?
Para ser servo de Deus não é possível que caiamos na idolatria do ego. Ou somos servos ou somos soberbos.
Aprendamos com o salmista , meditemos nas Sagradas Escrituras para ficarmos firmes nos momentos de luta e humilhação.

Comentários

Blog do Vitor pelo mundo- agora

Total de visualizações

Seguidores