Pular para o conteúdo principal

Miseratio Cordis - as cordas do coração. Salmo 119.41

Venham sobre mim também as tuas misericórdias, ó  Senhor, e a tua salvação segundo a tua palavra. Salmo 119.41


Vamos lá, gostaria de observar alguns casos para refletir.

Um homem que praticou adultério, engravidou a mulher e depois mata o marido da adúltera para não ser descoberto.

Um homem que traí seu melhor amigo no momento em que este estava mais debilitado.

Um perseguidor implacável da Igreja, que maltrata e prende cristãos.


Que há de comum nestes casos?

São todos exemplos de pecadores terríveis. Mas para Deus, apesar de enxergar estas coisas terríveis, não fulmina imediatamente o pecador. E isso só pode ter um nome: MISERICÓRDIA.
Dei o exemplo marcante destes três casos. O rei  Davi, apóstolo Pedro e o apóstolo Paulo.

Davi adultera com Batseba e mata seu marido Urias. Pedro nega Jesus nos derradeiros momentos do Salvador antes da crucificação. Paulo fez barbaridades terríveis com os primeiros cristãos.


 Todos eles foram pecadores miseráveis, homens indignos de servir ao Senhor. Nenhum deles merecia escapar da justa punição. Seus pecados eram grosseiros, cheiravam mal às narinas de Deus.

Mas o impensável, o inacreditável acontece, os três tiveram o privilégio de não terem suas culpas lançadas sobre seus lombos, os três tiveram seus terríveis pecados perdoados. Os três ouviram o som da misericórdia divina ressoando em seus ouvidos. Eles ouviram: "Eu me compadeço de vós ". "Não vos condenarei."


Eu e você não somos melhores do que estes homens. Somos tão corruptos como eles. Mas servimos ao mesmo Deus e usufruímos da mesma misericórdia. Ouvimos o mesmo som agradável aos nosso ouvidos.  Sabe, quando buscamos a misericórdia divina estamos tocando as cordas do coração do senhor, a música mais precisa ao nosso coração.  Se compreendêssemos a grandeza desta misericórdia e do que o Senhor nos livrou tenho certeza que seríamos homens e mulheres muito mais gratos.
Éramos monstros , pecadores corrompidos.Quem é honesto para admitir que era um grande pecador sabe do que estou falando. Pecadores maus.
 Mas Deus nos amou mesmo assim , ele usou de misericórdia  para conosco. O Senhor nos retirou do  império das trevas e nos transportou para o Reino do Filho do seu amor (Col. 1.12-13).

Deus se alegra em exercer sua bondade para com os aflitos, para com que anseiam por sua misericórdia.
O Salmista clama pela misericórdia, este sentimento  que se origina no coração de Deus . Misericórdia vem da justaposição da palavra latina Miseratio ( compaixão)  com a palavra Cordis ( coração). Lembre , coração, cardia, cardíaco, cordial, são palavras que derivam da expressão latina  cordis.

A misericórdia  retumbando no coração do Senhor, fazendo vibrar as cordas de amor ressoam em nossas vidas como  uma sinfonia agradável. A sinfonia do perdão.

 E desta música linda,  que se origina dentro do coração divino que nasce a nossa salvação. O poder que nos tirou da condenação vem da misericórdia divina, nada mais poderia explicar este perdão gratuito que nos livra de tão grande , terrível e justa condenação.

Justificados, tornados alvos como a neve. Limpos, renovados, nascidos de novo, transformados, regenerados,  Ele nos reconciliou com Ele mesmo.  O salmista conhecia a palavra de Deus , sabia que o Senhor  era um Deus rico em misericórdia e que se compadecia de seus escolhidos.

Baseados neste maravilhoso sentimento que nasce no coração do Senhor é que nós podemos clamar confiantes, cheios de fé, sabendo que nos momentos de angústia, sofrimento e dor, nos momentos de fraqueza, de confusão e lamento, o nosso Salvador tem sua face grandemente misericordiosa para nos mostrar. O Senhor nos mostrará  uma sinfonia agradável que parte sai das cordas de seu coração. As cordas do coração de Deus nos farão lembrar do seu perdão.
 Por isso , quando aflitos  clamamos, como o salmista:


Senhor  Miseratio Cordis ! 
Ou seja venha sobre mim as tuas misericórdias Senhor!


Comentários

Blog do Vitor pelo mundo- agora

Total de visualizações

Seguidores